Aeroporto de S. Jorge

Com a vista do Governo Regional a S. Jorge ficamos a saber que a pista do aeroporto desta ilha passará a contar com 1540 metros de comprimento depois das obras que devem começar em breve. Pelo que tenho visto pela net e também em comentários aqui no blog acho que os Jorgenses foram enganados com falsas esperanças do que esta obra vai trazer. Só vi o projecto na reportagem da RTP açores e o que salta à vista é uma grande soleira deslocada na pista 31 onde a strip parece ficar mais estreita também e não há sinais da implementação de uma RESA. Assim, à primeira vista, a pista não parece estar preparada com a ideia de receber aviões de médio curso, e mesmo se não for implementada RESA a custo da diminuição das distâncias declaradas, estas nunca devem chegar aos 1540 metros anunciados devido ás soleiras. Basta relembrar que se falava em 1800 metros quando se referia o aumento da pista do Pico e a realidade afinal é uma LDA que chega a ter só 1580 metros. Deste modo, e só com o que deu para ver na reportagem, acho que, infelizmente, a distância disponível para a descolagem em S. Jorge não deverá ficar muito longe dos 1450 metros e para a aterragem andará nos 1350.
Embora existam voos em A319 para pistas mais pequenas (Santos Dumont no Brasil com 1350 metros implicando severas restrições) acho muito pouco provável que alguém se disponha a voar para S. Jorge com aeronaves deste tipo.
Considero que estas obras vêm de facto melhorar a operacionalidade, especialmente se for possível estabelecer uma aproximação por instrumentos pelo VOR que deverá ser instalado, mas não vêm dotar o aeroporto com as características necessárias para novos voos. Agora resta-nos esperar para ver quais serão as características finais reais da pista para puder elaborar mais comentários sobre o assunto, porque o que foi anunciado não revela pormenores que podem fazer toda a diferença nesta análise.

Comentários

Padre... disse…
Parece que voces no Pico comecam a estar com medo de Sao Jorge, e se calhar ate tem razao; Porque ao faial nao chegam, e comecam a ser apanhados e ultrapassados por Sao jorge.
artur xavier disse…
Será que devo acreditar no que os meus olhos vêem (e lêem)?!...
Ainda haverá pachorra?!
É que o sacana deste padre, nem na Quaresma consegue produzir uma mísera centelha de luz!
É caso para bradar: Valha-nos Deus e os Anjos.
Anónimo disse…
deixem de responder ao Padre...a ideia dele é só divertir-se a provocar o pessoal do Pico...
PAI disse…
Como Jorgense quero agradecer ao Sr. Padre tudo o que tem escrito em nossa defesa.Graças a ele é que a nossa pista vai ter as dimensões necessárias para receber os A319 da TAP ou Sata Internacional para ligações a Lisboa via Terceira ou Faial ou mesmo S.Miguel. Muito obrigado Sr. Padre porque sem a sua intervenção a nossa pista não teria os 45 metros de largura necessários para esta operação.
Bem Haja e que Deus o ilumine como tem feito até aqui!
Rui Medeiros disse…
A familia A320 pode perfeitamente operar em pistas com 30 metros de largura. Exemplo LGSK na Grécia.
PAI disse…
Mas não com ventos cruzados e fortes de Sul no Pico e de Norte em São Jorge
Manuel do Pico disse…
Afinal o PAI e o Padre são o mesmo: raiz latina "pater".
Padre... disse…
Deve haver algum problema com o Manuel do Pico, porque Padre até na verdade sou, agora Pai que eu saiba ainda não.Contudo digo a quem quer ler, que provalvelmente até imagino quem seja o Pai, e que mais realismo naquilo que ele diz e escreve não é facíl descobrir ou encontrar.Já agora percebo porque muitas das vezes a arma dos Faialenses tem de ser o desprezo; Para aturar o pessoal do Pico, que apenas quer festa e desporto( e um aeroporto) não é facil.Se eles não querem o triângulo, não há problema, porque nós em São Jorge vamos associarnos ao Faial com muita vontade.
Defensor nº 1 disse…
Espero que o dono do Blog deixe passar este comentario. Não é ofensivo.

É mesmo padre? A sacristia deveria ser então o lugar melhor para o Sr Padre, ou PAI ou Pater (estudou latim ou já não o há no seminário?)
Porque não entende esta luta do Pico e quer lançar a confusão. sugiro um esforço da sua parte e pedido de intercecção divina para entender as nossas razões. Ponha-se no nosso lugar e depois opine. Temos um aeroporto com capacidade e meios de fazer sair e entrar os nossos passageiros para/de Lisboa directamente daqui, passageiros que estão a entrar e sair por outros aeroportos. Por más decisões políticas não se chega a ter as ligações necessárias para que tal aconteça. Não será razão para repor a justiça? Ou a sua é diferente? Incomoda bastante que lance atoardas sem conhecer o que está em jogo...
Brincadeiras com coisas sérias...
Cardeal disse…
Sr. Defensor nº1, você deveria saber que os membros do clero não brincam com coisas sérias. Agora acho que o sr. o faz e de uma maneira repetitiva. Está sempre a falar em justiça. Mas o que é que o sr. sabe de justiça. A sua justiça, pelo que percebo, será cometer injustiças aos outros. Estou enganado? Porque é que não sugere as coisas sem tentar o mal dos outros? Como já disse anteriormente, noutros comentários, dê ideias para o Pico mas sem tentar prejudicar os outros. Por um momento deixe o Faial em paz e diga alguma coisa de jeito sobre o Pico. Demonstre com factos que o Pico merece mais. Sugira e dê tempo ao tempo. Não queira ter tudo num dia, o que os outros demoraram anos a ter. Tenha calma pois irá ver que já deram passos importantes. A paciência é uma virtude. Bem hajam e que Deus nos proteja.
Anónimo disse…
Nan com o clero em peso, veidadeiro ou falso nos vao tirar a razao. Sao padres, bispos e Cardeais,so falta o papa. Apoio o defensor do Pico
Anónimo disse…
O Cardeal já está om medo de tirarem alguma coisa ao Faial. Mas não se quixa de todo o tempo que tem tido mais que o Pico e quer que continue assim. O canal tem que funcionar para os dois lados, já é tempo disso
Cardeal disse…
Lá continuam os srs. a bater no ceguinho. Mas porque é que para darem ao Pico têm de tirar ao Faial? Não percebo. E porque é que não hão de tirar a São Miguel, e à Terceira? Porque é que é só o Faial que vos preocupa? Uma ilha tão pequena. E não estou com medo que tirem alguma coisa ao Faial, até acho que deveriam fazer lá muitas mais coisas. Bem hajam.
Anónimo disse…
Vamos unidos construir um grande Triangulo , esta na hora dessas tres ilhas MARAVILHOSAS e com um grande potencial turistico se unirem para que no futuro todos possamos ganhar, e vamos deixar essas brigazinhas que ja nao tem piada,abraço a todos, UM FAIALENSE
Anónimo disse…
Mas isto tá tudo doido?! Qual A319 qual A320 da tap ou sata internacional?! A ampliação do aerodromo de são jorge será feita apenas para melhorar a operacionalidade dos aviões da sata air açores e nunca para receber voos de medio curso. Não se justifica a uma ilha como são jorge receber este tipo de voo, é completamente irreal.