Adjudicada a Instalação do ILS

Foi finalmente adjudicada a instalação do ILS no Pico à Sociedade Comercial Crocker Delaforce & Cª LDA como se pode ver no anúncio do Diário da República aqui: http://dre.pt/pdfcpdip/2008/07/141000000/3292832930.pdf
Espero que o resto do processo decorra com maior brevidade, mas pelo menos agora sabemos que não está parado como já se ouvia dizer.

Comentários

Anónimo disse…
O ILS pouco ou nada vai mudar no Pico, mas ...ainda vao perceber.
Anónimo disse…
Rui, pelo andar da carruagem, quando ficar instalado já estará o novo GLS a funcionar no Faial !!! por isso é que eles estão caladinhos.
Anónimo disse…
Boas, é pena novamente voltarem a fazer comentários anónimos! Não sei qual a vergonha em falar de assuntos que são públicos! É pena, sinceramente, este país não andar para a frente, quer seja em ideias como a moral dos nossos conterrâneos. É verdade sim senhor que o Faial vai ter o sistema GLS, não tão avançado quanto o ILS, mas eficaz para o funcionamento deste aeroporto. Infelizmente, o ILS não pôde ser instalado no Faial, como todos sabem, devido à localização do AHR, mas aplaudo, finalmente, a adjudicação deste equipamento para o Pico, esperando, que a pouco e pouco sirva as duas ilhas, e que certas mentalidades mudem!
Bem hajam, e bom Verão!!!
Anónimo disse…
Menino Carlos,
Não sei se percebe o que está a dizer, mas o Gls é tão ou mais exacto que o Ils.Mas se existe investimentos prioritários, o Ils no Pico nunca o seria.
Já agora a não instalação no Aeroporto da Horta não se deve apenas á sua localização mas tambem ao custo beneficio,e outros motivos...
Rui Medeiros disse…
É deste sistema que estão a falar? http://www.esa.int/esaNA/SEM1AG3CXCF_egnos_0.html
Se não estou em erro a NAV tem instalada, ou planeia instalar no Faial uma estação deste tipo. E assim sendo é de admirar porque se vai gastar tanto dinheiro com um ILS no Pico quando resultados semelhantes podiam ser obtidos através da utilização deste sistema também no Pico com inquestionáveis poupanças. Falta saber se os seus benefícios vão ser limitados ao Faial quando existe potencialidade para os aplicar a todas as ilhas.
Anónimo disse…
Rui, onde vai ser mais aplicado nao sei, mas parece que tenho razao que e um investimento, nao so desnecessario como existe melhor, mas os erros no Pico tem sido muito frequentes.
Anónimo disse…
Já está instalada no Faial(Monte da Guia) há mais de 2 anos.
Rui Medeiros disse…
Desnecessário? É discutível. Alguma coisa precisava de ser feita no Pico. O ILS foi ir longe demais? Eu sempre defendi a aplicação de uma nova tecnologia que não implicasse tantos custos e que pudesse ser aplicada a mais que uma ilha. O ILS é mais convencional e provavelmente mais fácil de instalar burocraticamente, talvez isso tenha ajudado à decisão, ou talvez um desejo do Governo de mostrar que faz alguma coisa pelos seus aeroportos, numa manobra politica? Mas se assim foi, já perdemos tanto com as politicas que já é tempo de fazerem alguma a nosso favor. Inoportuno? Falta saber quanto mais tempo o galileu e egnos estarão em testes antes de começarem a ser utilizados comercialmente para se puder responder a essa questão. E ainda falta saber se vão aproveitar este sistema em todas as ilhas, porque se é só para o Faial (e não deve ser, mas no contexto dos comentários vale a pena falar assim para realçar o bairrismo desnecessário) ainda bem que estão a meter outro sistema no Pico.
O ILS é Pior que o GLS? Depende muito, embora este sistema tenha demonstrado capacidades equivalentes a um ILS ainda nenhum está certificado para que se saiba que limitações lhe são impostas e devem variar de local para local. No futuro não será difícil do sistema ultrapassar o ILS, mas para já não é assim.

Esperemos então que a fase de demonstração operacional seja concluída em breve e que sejam aprovadas muitas aproximações nos Açores para benefício de todos nós.
Anónimo disse…
Viva! Assim sendo nós em São Jorge tambem queremos ILS para no futuro, depois do aumento da pista, podemos vir a ter ligações ao exteior em maior segurança, mas tambem sendo realista, e pelo que percebi o GLS seria muito melhor.
Custa a perceber como é que o Rui ainda diz que vale a pena o investimento a fazer para o ILS no Pico...a teimosia continua
Anónimo disse…
Ao senhor anónimo, que nem a coragem de deixar o seu nome o faz só tenho a dizer que para si não é menino carlos, idependentemente se me conhece ou não... Da mesma maneira que respeito os comentários de todos, espero ser também respeitado! Aqui não tiro partido por ninguém. Da mesma maneira que já o deixei escrito anteriormente, por mim, pelo Pico ou Faial, tanto faz. Gosto de ambas as ilhas! Da mesma maneira que o Pico queixa-se de não ter investimentos, o Faial vai no mesmo caminho. Seja por falta de incentivos ou financiamento, o que é certo é que andamos devagarinho para o futuro.
Bem hajam!