Foi finalmente adjudicada a instalação do ILS no Pico à Sociedade Comercial Crocker Delaforce & Cª LDA como se pode ver no anúncio do Diário da República aqui: http://dre.pt/pdfcpdip/2008/07/141000000/3292832930.pdf
Espero que o resto do processo decorra com maior brevidade, mas pelo menos agora sabemos que não está parado como já se ouvia dizer.
Comentários
Bem hajam, e bom Verão!!!
Não sei se percebe o que está a dizer, mas o Gls é tão ou mais exacto que o Ils.Mas se existe investimentos prioritários, o Ils no Pico nunca o seria.
Já agora a não instalação no Aeroporto da Horta não se deve apenas á sua localização mas tambem ao custo beneficio,e outros motivos...
Se não estou em erro a NAV tem instalada, ou planeia instalar no Faial uma estação deste tipo. E assim sendo é de admirar porque se vai gastar tanto dinheiro com um ILS no Pico quando resultados semelhantes podiam ser obtidos através da utilização deste sistema também no Pico com inquestionáveis poupanças. Falta saber se os seus benefícios vão ser limitados ao Faial quando existe potencialidade para os aplicar a todas as ilhas.
O ILS é Pior que o GLS? Depende muito, embora este sistema tenha demonstrado capacidades equivalentes a um ILS ainda nenhum está certificado para que se saiba que limitações lhe são impostas e devem variar de local para local. No futuro não será difícil do sistema ultrapassar o ILS, mas para já não é assim.
Esperemos então que a fase de demonstração operacional seja concluída em breve e que sejam aprovadas muitas aproximações nos Açores para benefício de todos nós.
Custa a perceber como é que o Rui ainda diz que vale a pena o investimento a fazer para o ILS no Pico...a teimosia continua
Bem hajam!