Hoje voltaram os METAR com mais de 50 nós. Pelo que percebi, apenas se realizou nos Açores um voo PDL-HOR-PDL, o LIS-SMA-LIS e o Q200 ainda saiu para a Terceira mas regressou a Ponta Delgada sem aterrar no destino.
Mais uma vez são impressionantes os registos do Corvo. Os anemógrafos do aeródromo apenas têm capacidade para registar até 85 nós e foi isso que registaram durante 4 horas seguidas como rajada, tendo a média atingido os 57 nós. Ficam os piores registos do dia:
LPCR 131500Z 25057G85KT 180V320 2500 SCT015 ///// Q0994
LPGR 131800Z 27045G85KT 9999 SCT016 14/07 Q1000
LPLA 131400Z 22043G78KT 180V250 9999 VCSH FEW016 18/13 Q1000
LPFL 131100Z 19029G47KT 120V240 8000 FEW010 BKN014 17/15 Q0998 RMK WIND RWY36 19025G47KT 130V240 POS MID 19024G76KT 160V260 T/DP FM BACK-UP
LPSJ 131500Z 24038G66KT 8000 BKN014 BKN025 19/14 Q1001 RMK WIND RWY13 24022G42KT RWY31 24020G45KT
LPHR 131900Z 27041G58KT 260V010 8000 SCT013 SCT030 13/06 Q1003 RMK T/DP FM BACK-UP
LPPI 131600Z 26046G56KT 220V300 5000 RA SCT008 BKN012 13/11 Q1001 RMK WIND RWY27 26046G58KT 220V300
LPAZ 132030Z 28034G52KT 9999 -SHRA FEW005 FEW018CB BKN018 14/13 Q1010 RMK BACK UP WIND
LPPD 131900Z 24038G51KT 210V280 3000 SHRA SCT005 BKN012 17/15 Q1005 RMK T/DP FM BACK-UP
LPCR 131500Z 25057G85KT 180V320 2500 SCT015 ///// Q0994
LPGR 131800Z 27045G85KT 9999 SCT016 14/07 Q1000
LPLA 131400Z 22043G78KT 180V250 9999 VCSH FEW016 18/13 Q1000
LPFL 131100Z 19029G47KT 120V240 8000 FEW010 BKN014 17/15 Q0998 RMK WIND RWY36 19025G47KT 130V240 POS MID 19024G76KT 160V260 T/DP FM BACK-UP
LPSJ 131500Z 24038G66KT 8000 BKN014 BKN025 19/14 Q1001 RMK WIND RWY13 24022G42KT RWY31 24020G45KT
LPHR 131900Z 27041G58KT 260V010 8000 SCT013 SCT030 13/06 Q1003 RMK T/DP FM BACK-UP
LPPI 131600Z 26046G56KT 220V300 5000 RA SCT008 BKN012 13/11 Q1001 RMK WIND RWY27 26046G58KT 220V300
LPAZ 132030Z 28034G52KT 9999 -SHRA FEW005 FEW018CB BKN018 14/13 Q1010 RMK BACK UP WIND
LPPD 131900Z 24038G51KT 210V280 3000 SHRA SCT005 BKN012 17/15 Q1005 RMK T/DP FM BACK-UP
Comentários
Em relação à outras vezes os pilotos tentavam sempre uma aproximação ao aeroporto de destino ou então esperavam por melhoria no ponto SOLGI? às voltas por cima de São Jorge. Só que destas últimas vezes o voo da TAP para Horta do dia 16 Fevereiro o piloto nem tentou a Horta e aterrou logo no Pico. O mesmo se sucedeu hoje, dia 22 Feveiro, nem tentou aterrar no Pico, seguiu logo para a Horta.
Apesar destas situações serem chatas e ainda por cima o nevoeiro dissipou-se passados 30 minutos e aterrou uma Sata no Pico, logo de seguida!