A coisa está "preta"! Embora não sejam ainda perceptíveis a olho nu, as cinzas vulcânicas não deixaram ninguém voar hoje nos Açores. Ao que parece pode dar uma aberta para o fim do dia amanhã, mas já se prevê pior para os dias seguintes:
A imagem vem daqui , e é a previsão para as 12 horas do dia 10, desde o nível de mar até ao nível de voo 200.
Para quem precisa de viajar nestes dias, recomendo que se mantenha a par da situação através deste site, nas Network headline news.
A imagem vem daqui , e é a previsão para as 12 horas do dia 10, desde o nível de mar até ao nível de voo 200.
Para quem precisa de viajar nestes dias, recomendo que se mantenha a par da situação através deste site, nas Network headline news.
Comentários
A2059/10 -
EYJAFJALLAJOKULL VOLCANIC ASH FCST 1800UTC VA CLD WI 4500N04000W -
4500N01300W - 4302N01640W - 3823N01959W - 3723N02459W - 3723N02959W
- 4026N03606W - 3823N03426W - 3603N02844W - 3522N02041W -
3700N01500W - 3630N01500W - 3400N01800W - 3200N01800W - 3130N02200W
- 3000N02000W - 3000N02500W - 2820N02500W - 2816N02853W -
3125N03123W - 3353N03443W - 3500N04000W.
ACFT ARE REQUESTED TO REMAIN OUT OF REFERRED AREA. NO ATC CLEARANCES
WILL BE ISSUED TO PENETRATE THE AREA WITH THE FOLLOWING EXCEPTION:
FLT WILL BE CLEARED FOR THE FOLLOWING ROUTES AND TIME PERIODS:
FM 1800UTC TILL 2100UTC
NO RESTRICTIONS FOR FLT FM AND TO ALL AZOREAN AD INCLUDING FLT
COMING FM AND GOING TO LPPC FIR.
FM 2100UTC TILL 2400UTC
NO RESTRICTIONS FOR FLT FM AND TO LPAZ AD AND LPPD AD INCLUDING FLT
COMING FM AND GOING TO LPPC FIR.
IT IS IMPERATIVE THAT PILOTS OF ANY FLT OPERATING UNDER THE
CONDITIONS DESCRIBED IN THIS NOTICE SHALL REPORT ANY ABNORMAL
SITUATION OBSERVED DURING THAT OPERATION. OPERATORS ARE ALSO
CAUTIONED AGAINST THE RISK OF ENGINE FAILURE RESULTING IN INABILITY
TO MAINTAIN LEVEL ABOVE CONTAMINATION AREA SPECIALLY WHERE ETOPS
ACFT ARE INVOLVED. MAINTAIN WATCH FOR SIGMET/NOTAM FOR THE FIR. SFC - FL200,
10 MAY 18:00 2010 UNTIL 10 MAY 23:59 2010. CREATED: 10 MAY 17:26 2010
O que deixa ainda a possibilidade para a reposição de mais algum voo para Santa Maria, mas, a partir da meia noite, deve fechar tudo outra vez e por tempo indeterminado...
Abraços
ASTSPOTTER
eu ouvi dizer que a sata vai entregar a factura das despesas ao benfica pk foi ele que foi o causador desta desgraça toda.
pk os benfiquistas tinham os bones, cachecois,etc arrumados muito tempo no baú e ao tirar abanaram muito que levantou esta nuvem de poeira, para festejarem o campeonato
saudaçoes graciosenses
Até ver, é uma pouca vergonha.
cumprimentos
Obrigada pelo comentario pois não sou muito intendido na materia.
Apenas achamos estranho aquela situação.
o Dash 8-Q202 ja tinha estado por ai uns bons tempos pensava que ja estava tudo bem, pois ele ja ta cá a uns bons tempos.
Paulo Olim
Asas Madeira
Paulo Olim
Asas Madeira
Realmente os fenômenos naturais estão a modificar o modo de viver das pessoas neste planeta.
José Fernandes
http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com
Pelo site da Ana vê-se que chegaram às Flores 7(!!!) vôos no dia 24 de Maio.
Cumprimentos,
SP2510 07:43 PDL
SP2890 09:55 HOR
SP2891 11:17 FLW
SP2892 15:45 HOR
SP2902 17:02 FLW
SP2893 17:44 FLW
SP2872 19:46 HOR
Airfield Performance:
FAR takeoff field length (SL, ISA) at MTO: 1000 m
FAR landing field length (SL) at MLW: 780 m
Daqui podemos dizer que o Q200 aterra no Corvo com o peso máximo permitido, logo as únicas restrições que possam existir advêm da necessidade de aterrar com combustível suficiente para o voo de regresso o que pode limitar a carga útil.
Na descolagem posso dizer que um destes dias deram às operações um limite à volta das 15 toneladas, ou seja, dadas as condições desse dia o Q200 limita em 1,5 tons o seu peso à descolagem do Corvo em relação ao seu MTOW. Ainda assim conta com cerca de 4,5 tons de disponibilidade para combustível, passageiros e carga.
Vou tentar ter uma ideia da quantidade típica de combustível a carregar à saída do Corvo para ficar com uma ideia do peso disponível para o Payload. Mas é provável que não seja possível carregar 37 passageiros + bagagem num Q200 a sair do Corvo.
Se pesarem os passageiros ao invés de utilizar o peso standard da industria para os cálculos de massa e centragem, é possível que se possa sair com os 37 lugares ocupados em determinas condições.