Pela segunda vez este a ano a SATA Internacional cancelou o seu voo para o Faial à quarta, e também o voo extra que o substituiria na quinta. A primeira vez foi durante o mau tempo do fim de Janeiro e não podemos afirmar que fosse possível aterrar no Pico embora na quinta o vento se tenha mantido dentro dos limites (vento NW), mas desta vez os cancelamentos devem-se às nuvens baixas que se têm instalado na costa sul das ilhas. Como já é normal nestas situações, as costas norte são afectadas pelo escoamento de cima das ilhas e acabam por ter muito melhores condições de visibilidade, deste modo no canal Pico – S. Jorge têm prevalecido condições que garantem o voo visual nestes últimos dois dias. Desta forma, e estando previsto nas obrigações de serviço público para os Açores que não se podendo aterrar no Pico se pode alternar para o Faial e vice-versa, porque é que a SATA Internacional nem se deu ao trabalho de sair de Lisboa? Estes cancelamentos consecutivos prejudicam a nossa economia e afugentam qualquer turista aventureiro que nos tenha tentado visitar “fora de horas”. Da última vez ficou retida uma equipa de hóquei no Faial que fez disso mesmo principal notícia dessa semana, tendo mesmo sido obrigada a realizar um jogo sem quaisquer fazer os treinos programados.
Será que é assim tão difícil criar os procedimentos internos que a SATA diz não ter para vir ao Pico? Não compensaria toda a gente chegar a casa no mesmo dia sem inconvenientes e custos extra para a companhia? Quem sabe só nestes dois dias já se teria poupado o suficiente para cobrir os custos da publicação interna de procedimentos para mais um aeroporto.
Será que é assim tão difícil criar os procedimentos internos que a SATA diz não ter para vir ao Pico? Não compensaria toda a gente chegar a casa no mesmo dia sem inconvenientes e custos extra para a companhia? Quem sabe só nestes dois dias já se teria poupado o suficiente para cobrir os custos da publicação interna de procedimentos para mais um aeroporto.
Comentários
Assim, em termos aeronáuticos, o Pico apenas será considerado alternativa ao Faial se vierem a existir rotas regulares da Companhia para aquela ilha, no âmbito de um concurso público de transporte aéreo."
In noticiário rdp-açores 18 horas de 19/02/2009
Parece que me estavam a adivinhar!
Então pergunto, a SATA quando voa para o Sal, Cabo-Verde, tem como alternante Dakar... E não voa regularmente para Dakar... Em África as coisas são diferentes? Não me parece. A SATA tem todo o direito de não querer voar para o Pico, mas que o diga na cara e não dê desculpas esfarrapadas. Mais uma vez o único aeroporto português que requer obrigatoriamente treino adicional às tripulações para lá operarem é a Madeira. Se quiserem cá vir ao Pico não precisam de mais nada. Que queiram garantir uma operação segura num aeroporto limitado e para tal decidam internamente que têm de haver treinos extra para virem ao Pico, tudo bem. Porque é que esses treinos têm de ser especiais em relação à Horta, cujas as limitações operacionais são basicamente as mesmas é que está mal explicado. Como já foi dito, o que faltará fazer não será nada por aí alem, aliás, qualquer piloto da TAP que possa voar para a Horta pode voar para o Pico. Qual é a dificuldade da SATA em adoptar um procedimento idêntico e como é que isso lhes encarece a operação de tal modo que é melhor cancelar 4 vezes desde o inicio do ano?
Então e o que diz dos mais de 23 milhões que vão ser gastos a crescer 200 metros numa pista numa certa ilha que nós sabemos?
Acha mesmo melhor mandar um voo para uma ilha de onde os passageiros para o Faial teriam de fazer um percurso pelo menos 4 vezes mais demorado de barco, quando o há, em vez de mandar para outra onde até uma parte significativa dos passageiros já ficam no destino final?
Em sao jorge nao quero nada dessas asneiras.
Os aeroportos nos Açores só fazem sentido porque somos um arquipélago, não queira comparar alhos com bugalhos.
Assim é preferível cancelar e efectuar 1 voo extra no dia seguinte, que por sua vez tb cancelou, estando previsto para hj, sexta feira, 2 voos TAP sendo 1 deles RZO...
Enquanto o LPPI não estiver devidamente apetrechado de prestação de serviços, não pode reclamar determinadas igualdades com outras DETERMINADAS ILHAS...Fiquem Bem...
A minha posição é a de fazer barulho. Se disse-se:
-Ah, o não há voo para estas ilhas já lá vão 3 dias, também não veio ao Pico mas não faz mal porque não podia.
Assim as coisas não coisas não mudavam. Ao refilar sobre o assunto surgem problemas que faltam resolver e podem assim ficar mais perto de se resolvidos.
Quanto ao funcionário da SATA que vem ao Pico fazer voos da TAP, não estou dentro do assunto, penso que no início aconteceu para acabarem a formação em operações do pessoal do Pico. Se estes ainda não estão certificados para o fazer sozinhos aí está mais um problema que tem de ser resolvido.
Como disse um político da nossa praça: "Deve ser da camada do ozono!"
Compreendemos que queira defender a sua ilha (que bom seria que houvesse também defensores do seu quilate no PICO, - se se tratar do verdadeiro Decq Mota). Não queira é induzir a ideia que o Pico não merecia muito do que o Faial tem (hopital incluído), devido à sua dimensão e potencial. Porque não dividir o "bom" quando os picoenses só tem compartilhado o "mau" - deslocações desnecessárias ao Fail por razões de saúde ou transportes - o canal tem dois sentidos...
No entanto, esta atitude leva por vezes a que seja tratado de forma ingrata e/ou não seja compreendido em pequenos grandes gestos que fazem toda a diferença. Passo a dar dois exemplos:
1 - Uma vez apanhei a lancha que chega à Horta às 11:15 para apanhar um vôo para Lisboa que partia às 12:20. Ao chegar ao aeroporto e na minha vez de ser atendido no check-in sou recebido não com um simples "bom-dia" mas com a frase "esta gente do Pico vem sempre em cima da hora" (atenção que atrás de mim na fila estavam pessoas que não eram do Pico...);
2 - Outra vez fui a uma consulta de ortopedia no hospital da Horta e ao chegar lá atribuiram a minha consulta para as 12:30. Perguntei se não poderia trocar com a pessoa antes de mim para tentar apanhar a lancha da 13h para o Pico mas foi-me negado, tendo terminado a consulta às 13:05 e tendo ficado à espera da lancha das 17h.
São pequenas histórias como estas que fazem com que as pessoas do Pico sintam que atravessar o canal seja muito incómodo, em vez de ser visto como uma mais valia de uma união entre duas ilhas tão próximas.
Falando de união, os poderes - antigos e a continuar nos presentes - também tem sempre manifestado fortemente a sua e sempre a quem está saciado...e sempre em desfavor/desunião com o Pico.
E também não acenem com a desunião interna!
Passem também por aqui:
www.defenderopico.blogspot.com
Se neste momento só vai 1 elemento da TAP, até à algum tempo atrás ia 1 funcionário da SATA, como também, durante alguns meses, até foi 1 viatura de Socorros e Oficiais de Operações de Socorros da ANA, de forma a que o voo TAP fosse 1 realidade e não 1 BRINCADEIRA DE CARNAVAL, como referiram em cima.
Existia tanta pressa em colocar a TAP no Pico que nem condições logisticas as tinha.
Se o funcionário SATA, passou a ser 1 brincadeira de carnaval, com certeza, a falta de serviços como o CATERING E OS ABASTECIMENTOS DE JET A1, não o são de certeza.
Resumindo, o LPHR, pode ser uma alternância ao LPPI e vice versa é muito complicado... Bem Hajam
Para um tempo de "crise", aí pelo Faial é tudo a crescer, heim?! Pelos vistos, as vacas continuam gordas.
Aceita um abraço deste antigo companheiro de lutas e que continua teu amigo.
Não estou irritado, mas é verdade, que se deriva a conversa para outros temas, ora que o hoquei é desperdicio de verbas, ora aparece S.Jorge, o Corvo, o cruzeiro do canal, ao barulho, etc.
O LPPI está criando condições e vai chegar lá, tenho mesmo a certeza e todos sabem disso, mas cada coisa a seu tempo, não é?...
Não se põe a carroça à frente dos bois...
O que mencionei em cima é verdade neste momento, mas é claro ke quando o LPPI estiver apetrechado com serviços como o catering e Jet A1, etc e, se nessa altura acontecer situações como as que aconteceram agora, aí sim, existe razões para reclamarem e com razão. Não é como o Sr Rui escreve que é tecnicamente possível fazer esta alternância, mas não é bem assim, é 1 pouco + dificil.
Cumprimentos e, não estou irritado, pelo contrário, até me divirto a ler certas coisas...
E estamos a falar da câmara de comércio e indústria da Horta que tem sobre a sua alçada Horta Pico Flores e Corvo! Que sentido faria se tivessem a posição oposta?
Mas são eles os mesmos que promoveram o destino triângulo com as chegadas e partidas apenas pelo Faial.
Eu não estou aqui para falar mal do Faial como alguns comentadores querem fazer parecer. Eu estou aqui para tentar contribuir para melhorar o Pico, o Triângulo e os Açores, principalmente no que toca aos aviões porque é disso que gosto. E para isso às vezes tenho de por o dedo na ferida. Relembro que não sou responsável pela maioria dos comentários que aqui vão aparecendo. Leiam o que EU escrevo e critiquem-me pelo que EU escrevo. Não sou dono da verdade absoluta, mas as minhas opiniões são sinceras e não creio ser justo rotularem-me de anti-faial ou qualquer outra ilha. Mas não vão por isso deixar de me ouvir dizer que isto ou aquilo não está a ser feito do modo que eu acho justo ou eficiente ou correcto, o que for, só porque entro em conflito com os interesses deste ou daquele.
Mas isto anda tudo doido?! Mas quais são as pessoas do Faial e qual o erro em que incorre a restante companhia do Pico?! Será por mostrar indignação pelo facto, por exemplo,de na Quadra Natalícia, o Pico não ter sido comtemplado com um único voo extraordinário, enquanto para outros foi o que se viu?! Aqui sim, é caso para dizer "se fosse o contrário"...
Desculpe o comentador anónimo, mas essa sua maneira de ver faz-me recordar o tempo da outra senhora em que quem não era por mim, era contra mim. Os tempos, quer queiramos, quer não, mudaram! Nuns casos para melhor, noutros para pior, mas a vida é mesmo assim. Não acha?!
Aquilo por que lutamos é acabar-se um favorecimento da ilha mais pequena e equiparar (ia escrever: “ inverter a situação”, e é compreensível que algo - sobretudo ao nível dos investimentos e oportunidades: hospital e aeroporto funcional, tivesse de ser mesmo invertido a favor da 2ª maior ilha dos Açores) mas tal pode chocar pelo "bairrismo".
E a união não é só para quando convém que haja algo ou alguém em predominância, subalternizando os restantes no seu interesse!
Esta pretensa união que indicia a comunicação da Câmara do Comércio revela, claramente, que esta “não dá ponto sem nó”: é ver a reivindicação do aumento da pista do aeroporto da Horta, quando sabemos que é obra de desperdício de milhões – deitados ao mar – literalmente… A pressa desta sua “amigável” defesa do Pico parece ter em vista, prioritariamente, que o Faial não fique para trás antes que o Pico “acorde” e passe a dispor – com evidente economia - de uma pista funcional a 100% com todos os requisitos – porque não o tal aumento, no Pico? – mas só quando se justificar e por uma fracção do custo (sabemos que não se justifica ainda no Faial – a não ser pela ideia peregrina de importar/exportar os passageiros para o Aeroporto da Horta e distribuí-los, pela Transmaçor pelo Pico e S. Jorge como já foi defendido: com uniões e amigos destes… Há algum medo aqui – não querem perder tempo; há que aproveitar a maré, enquanto o Pico está “na mó de baixo” porque creio firmemente que a “hora” do Pico não tarda!
Então os aviões não eram novos...? Leasing?
A hora do Pico tarda ou nunca chegará, porque voçês continuam sempre com pensamento retrogado, e não é pouco.Já nos anos 50 se dizia que o Pico ia ser a ilha do futuro?!? E vai continuar a ser a ilha do futuro,isto porque, não conseguem deixar esse complexo de inferioriedade que vos persegue e atormenta.
Quanto ás jogadas da Câmara do Comércio, aí, meus amigos, da mesma maneira que no Faial temos deputados e defensores das causas locais, o Pico também os tem, por isso, não entendo porque não defendem mais o que é vosso em vez de criticarem os actos dos outros!
Vivo no Faial, mas não troco um bom descanso no Pico de tempos a tempos, porque é uma ilha linda, e desejo que um dia esta mesma ilha venha a ter aquilo que sempre defendeu.
Bem hajm...
LPPI 061200Z /////KT 9999 FEW025 BKN040 15/07 Q1034 RMK RWY27 03006KT
O que acabou de ler é um METAR do Pico obtido através do site www.meteo.pt na secção de meteorologia aeronáutica. Só está disponível para utilizadores registados, normalmente pilotos, e foi a um piloto que pedi para me ver esse METAR. Existem meteorologistas no Pico que fazem esses METAR, portanto há uma estação meteorológica. Porque motivo os METAR do Pico e já agora também S. Jorge Graciosa e Corvo não estão disponíveis nos sites do costume abertos ao público em geral não sei explicar.
Existem meteorologistas em todas as ilhas, não se esqueça disso.
Em relação ao sr CARDEAL, não está a ser nada cordial, e o facto de colocar o nome é por uma questão de respeito para com todos.
Oxalá o Pico venha a ter o que quer o mais rápido possível (e desculpem os meus amigos do outro lado do canal) porque ás vezes à certas pessoas que se tornam impossiveis... Já não bastavam os cínicos da nossa Assembleia... :-s
Atentamente.
Por estas e outras o pico vai continuar a ser a ilha do futuro.
Isto não é verdade; os picarotos gostariam (e muito) de ter o filhos e vários tratamento no Pico mas (talvez não saiba) isso é actualmente inviável...
E já que falamos em tratamentos fora da ilha de origem, pergunte a qualquer faialense que precisou de ter um tratamento em Lisboa e que tenta regressar ao Faial e o vôo é cancelado por mau tempo, que no outro dia o vôo volta a ser cancelado e que só regressa no terceiro dia, se não preferia ter regressado logo no primeiro dia estando o aeroporto do Pico em perfeitas condições para a operação da aeronave...
Afinal, se calhar os "fortes" vão dar valor aos "fracos"...
Quando perceberem que o bem do vizinho é o nosso bem estamos no bom caminho, e digo isto com sinceridade, pois várias projecções do Pico só foram possíveis graças ao Faial!
Cumprimentos
Depois não consegui confirmar a notícia em lado nenhum, não sei se já está tudo ok. A rapidez com que terá acontecido não me impressiona porque o que faltaria fazer seria muito pouco, talvez dependendo mais da parte administrativa do que da operacional que terá capacidade para resolver o problema facilmente.
O pior é que já se anda a dizer, que alguns voos desses vão ser cancelados, por falta de procura...
E esta hein???
PS- Aproveitem então o voo do Sábado (lol), e voem todos para lx, assim já podem encher os de regresso na páscoa.
Os voos do Sábado estão cheios.
Bem hajam...