NDB do Pico fora de serviço

A trovoada da última sexta provocou alguns danos no aeroporto do Pico, deixando também o NDB fora de serviço.
Hoje fui ver os NOTAMs para ver se o problema já estava resolvido mas encontro o seguinte:

LOCATOR PI FREQ 420KHZ UNSERVICEABLE.
B0223
FROM: 11 SEP 2008 15:41 TO 11 DEC 2008 23:59 EST

Ou seja estamos sem a nossa única rádio ajuda até Dezembro! E o que diz a TAP disto? Sim, porque no início das operações para o Pico exigiu que fosse publicada uma aproximação por instrumentos para cá operar, e agora com o PI fora de serviço a única aproximação possível ao Pico é a visual... E isto no começo do Inverno.

Coerente seria a TAP deixar mesmo de voar para o Pico durante este período, e quem sabe assim não se arranjasse maneira de resolver o problema numas semanas…

Comentários

Anónimo disse…
Assim e que vai ser bom os voos vao passar a ir todos para o Faial quer venham da Terceira São Miguel e Lisboa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
Não é que seja grande incómodo para muita gente, que até no sábado vão para Lisboa via Horta!!!!!!
Anónimo disse…
Mas esse que vao para Lisboa via Horta é por burrice pois o avião PICO/TER chega primeiro que o da horta
Anónimo disse…
Olá
Mais importante que o NDB seriam os anemómetros...
(a propósito, estarão calibrados?)
Não se deve «brincar aos aviões» ... e faz-me dó ver a SATA a alinhar em «certos esquemas» de merceeiros ... (e com todo o respeito que eu tenho por essa actividade).
amg
Anónimo disse…
os que vao Lisboa via Horta não é por burrice mas para poupar 80 euros... eu já fui um deles
Anónimo disse…
Temos isto para o NDB que é só um rádio.... agora quando for o ILS que é 100 vezes mais sensivel quero ver...

A Manutenção do NDB não tem um SLA....

Em casa de Merceiros é o que vemos, se fosse noutro Aeroporto a NAV já estava a piar fininho.

Bem haja,
João Braga
Anónimo disse…
Caro Rui
Esta noticia deixa-me assustado ja agora a Tap veio ao Pico sabado?
Outra situacao o NOTAMs que desconheço o que seja pode-se consultar algo sobre o aeroporto na internet como funciona?
Rui Medeiros disse…
NotAM: Notice to Air Men

É um sistema internacional para avisar as tripulações de anomalias que podem prejudicar a operação.
Pode ser consultado por todos em diversos sites, mas recomendo o www.ead.eurocontrol.int, onde além dos notams também tem acesso ao AIP onde se encontram publicadas todas as informações sobre os aeroportos.

No sábado a TAP fez uma aproximação visual.
Anónimo disse…
Não acredito que a TAP, com todos os padrões de Segurança que tem, continue a voar para o Pico sem Rádio -Ajuda.
Se o fizer será caso único !!!! ou então nem precisa de ILS.
Rui Medeiros disse…
Embora o NOTAM indique que esperam que o NDB esteja fora de seviço até Dezembro, a notícia do telejornal Açores diz que se estão a desenvolver esforços para que esteja pronto dentro de uma semana.
Anónimo disse…
Segurança acima de tudo.Como é possivel voar para o Pico sem ajudas...vão no bom caminha.
Rui Medeiros disse…
Caro anónimo, lamento informar-lhe que para S. Jorge e Corvo se voa, e sempre se voou, sem qualquer rádio ajuda.
Não é isso que faz um voo perigoso, mas limita-o a condições visuais, é isso que está em causa.
Anónimo disse…
É pena que este blog continue a ser visitado por pessoas que não sabem o que dizem e ainda por cima não deixam o nome!

Senhores.. mas acham... acham mesmo que dentro dum avião como o a320 se perde muito tempo a olhar pro PI... acreditam que ele faz mesmo muita falta???? se de uma pista perdida nos States estivessemos a falar ... NÃO! mas em Portugal... na SECRETARIA SIM... porque na prática garanto-vos que não faz assim tanta falta.

O PI ta inop mas é facil coloca-lo virtualmente lá... não se esqueçam... a era RAW DATA já lá vai! Querem comparar a precisão de um FMS ao de um NDB????

Não tou a defender a TAP, só acho que não é correcto falar-se aqui em segurança... pois nesse campo o NDB tem muito a desejar!

Tou curioso para ver a reacção da TAP HQ depois de tanto ter pedido o "maldito" procedimento oficial!


Cumprimentos
Anónimo disse…
Segundo o Jornal do Pico de 3 de Outubro, a avaria do NBD vai estar resolvida em breve :)
Anónimo disse…
Como anda o combustivel?

Cumprimentos
Anónimo disse…
acidentesdopico.blogspot.com
Rui Medeiros disse…
O NDB já está operacional.