A trovoada da última sexta provocou alguns danos no aeroporto do Pico, deixando também o NDB fora de serviço.
Hoje fui ver os NOTAMs para ver se o problema já estava resolvido mas encontro o seguinte:
LOCATOR PI FREQ 420KHZ UNSERVICEABLE.
B0223
FROM: 11 SEP 2008 15:41 TO 11 DEC 2008 23:59 EST
Ou seja estamos sem a nossa única rádio ajuda até Dezembro! E o que diz a TAP disto? Sim, porque no início das operações para o Pico exigiu que fosse publicada uma aproximação por instrumentos para cá operar, e agora com o PI fora de serviço a única aproximação possível ao Pico é a visual... E isto no começo do Inverno.
Coerente seria a TAP deixar mesmo de voar para o Pico durante este período, e quem sabe assim não se arranjasse maneira de resolver o problema numas semanas…
Hoje fui ver os NOTAMs para ver se o problema já estava resolvido mas encontro o seguinte:
LOCATOR PI FREQ 420KHZ UNSERVICEABLE.
B0223
FROM: 11 SEP 2008 15:41 TO 11 DEC 2008 23:59 EST
Ou seja estamos sem a nossa única rádio ajuda até Dezembro! E o que diz a TAP disto? Sim, porque no início das operações para o Pico exigiu que fosse publicada uma aproximação por instrumentos para cá operar, e agora com o PI fora de serviço a única aproximação possível ao Pico é a visual... E isto no começo do Inverno.
Coerente seria a TAP deixar mesmo de voar para o Pico durante este período, e quem sabe assim não se arranjasse maneira de resolver o problema numas semanas…
Comentários
Mais importante que o NDB seriam os anemómetros...
(a propósito, estarão calibrados?)
Não se deve «brincar aos aviões» ... e faz-me dó ver a SATA a alinhar em «certos esquemas» de merceeiros ... (e com todo o respeito que eu tenho por essa actividade).
amg
A Manutenção do NDB não tem um SLA....
Em casa de Merceiros é o que vemos, se fosse noutro Aeroporto a NAV já estava a piar fininho.
Bem haja,
João Braga
Esta noticia deixa-me assustado ja agora a Tap veio ao Pico sabado?
Outra situacao o NOTAMs que desconheço o que seja pode-se consultar algo sobre o aeroporto na internet como funciona?
É um sistema internacional para avisar as tripulações de anomalias que podem prejudicar a operação.
Pode ser consultado por todos em diversos sites, mas recomendo o www.ead.eurocontrol.int, onde além dos notams também tem acesso ao AIP onde se encontram publicadas todas as informações sobre os aeroportos.
No sábado a TAP fez uma aproximação visual.
Se o fizer será caso único !!!! ou então nem precisa de ILS.
Não é isso que faz um voo perigoso, mas limita-o a condições visuais, é isso que está em causa.
Senhores.. mas acham... acham mesmo que dentro dum avião como o a320 se perde muito tempo a olhar pro PI... acreditam que ele faz mesmo muita falta???? se de uma pista perdida nos States estivessemos a falar ... NÃO! mas em Portugal... na SECRETARIA SIM... porque na prática garanto-vos que não faz assim tanta falta.
O PI ta inop mas é facil coloca-lo virtualmente lá... não se esqueçam... a era RAW DATA já lá vai! Querem comparar a precisão de um FMS ao de um NDB????
Não tou a defender a TAP, só acho que não é correcto falar-se aqui em segurança... pois nesse campo o NDB tem muito a desejar!
Tou curioso para ver a reacção da TAP HQ depois de tanto ter pedido o "maldito" procedimento oficial!
Cumprimentos
Cumprimentos