Menos um voo Horta Lisboa no Inverno

A SATA internacional vai diminuir o número de voos para o Faial de 2 para 1 já neste horário de Inverno que entra em vigor em Novembro, ficando o aeroporto da Horta a contar com 4 ligações semanais a Lisboa.
Esta redução é justificada em parte pela articulação dos voos do Pico e Faial, não se justificando 2 voos para estas ilhas no mesmo dia durante o Inverno.
Só é pena que a suposta articulação de voos entre estas duas ilhas sirva apenas quando se quer cortar voos...
Os voos da SATA Internacional para a Horta eram inicialmente à terça e quarta, mas no horário de Inverno do ano passado o voo de quarta foi passado para o sábado, em parte devido à pressão dos grupos desportivos das duas ilhas. Este verão os voos desta companhia voltaram aos dias iniciais, e no próximo Inverno desaparecerá o voo da terça, passando o Faial a contar com ligação directa a Lisboa no domingo, segunda, quarta e sexta.
Embora já tenham surgido algumas criticas a esta redução, podemos vê-la como um ajuste ao início da operação no Pico. Como sempre tenho dito, as pessoas do Pico são também grandes utilizadoras do aeroporto da Horta, e no Inverno a percentagem de turistas a viajar diminui acentuando a importância dos passageiros locais. Assim, é normal que com o aparecimento de um voo no Pico, aos poucos se comece a notar algum impacte no aeroporto da Horta, especialmente de Inverno. Com o aparecimento da ligação do Pico houve um aumento significativo da oferta de lugares para estas duas ilhas no horário de Inverno, sem que o tráfego tenha aumentado na mesma proporção, como aliás seria de esperar, pois os passageiros são praticamente os mesmos, apenas os do Pico já não têm de atravessar o canal um dia por semana. Passados que estão alguns anos, e sem que o tráfego nestas ilhas tenha aumentado significativamente, é normal que se tenha ajustado os voos para os 5 que existiam antes de haver voos para o Pico, só que agora estão os voos distribuídos pelas duas ilhas, se bem que ainda nada uniformemente.
Assim, e apesar de ser de lamentar qualquer regressão no número de voos para estas ilhas, penso que estamos perante uma medida justificável, que quem sabe não podia ter sido evitada se nos deixássemos de guerras bairristas sem cabimento e já nos tivéssemos juntado na construção e promoção de um triângulo apelativo para os turistas durante todo o ano.


Comentários

Anónimo disse…
Caro Rui,

pelo que ouvi Faial e Pico ficam dois dias seguidos sem voos para Lisboa.
Se é assim é mau de mais.

Baixar 20% no nº de voos alegando uma quebra de passageiros de 2% é de bradar aos céus!

Pelo menos foi isto que percebi ouvir do Sr. Presidente da Camara do Comercio da Horta. Terei ouvido mal?
Rui Medeiros disse…
Não ouviu mal mas o Sr. Presidente está equivocado, uma vez que o voo que desaparece é o da terça e não o da quarta. Pico e Faial só não terão voos para Lisboa à terça e quinta.

A queda de 20% existe mas não se pode atribui-la unicamente aos menos 2% de passageiros do último ano. Se nos referirmos ao conjunto dos voos para o Pico e Faial, essa quebra não é tão significativa, e se o termo de comparação for 2005 não há qualquer quebra. Pode-se assim falar num ajustamento ao começo dos voos para o Pico como sugiro no post.
Todos sabemos que, com a excepção dos períodos das interrupções lectivas, os voos andam com baixa ocupação no Inverno para estas duas ilhas, e com esta redução pretende-se aumentar a taxa de ocupação, mas sem que a procura exceda a oferta. Todos os números estão à disposição das companhias e não devem ter decidido desta forma se assim não fosse.
Para nós que cá vivemos é de lamentar que assim tenha que ser, mas todas as obrigações de serviço público continuarão a ser cumpridas, e as companhias não são uma santa casa da misericórdia para estarem a oferecer mais voos se estes lhes dão prejuízo.
Não posso deixar de estar preocupado por estarmos a perder um voo, mas também compreendo a decisão da operadora.
Anónimo disse…
Começo a perceber que a exigência do Pico em ter vôo ao Sábado só criou dificuldades ,porque afinal não queriam ao Sábado e fizeram com que o Faial ficasse sem vôo.
A continuar assim vamos chegar longe!!!!!
Rui Medeiros disse…
Quase que se podia dizer bem visto, mas na verdade a maior parte da contestação foi por causa da hora do voo, que neste horário de Inverno também muda, passando o voo a ser realizado durante a manhã.
Anónimo disse…
http://www.jornalincentivo.com/noticia_ver.php?id_noticias=107&tema_not=2&autor_not=3&dossie_not=12
Anónimo disse…
o voo da tap de Lisboa para o Pico no dia 20 de Dezembro ja esta cheio!!!!!
Vamos fazer força para ter uma lista de espera muito grande para que a tap se veja obrigada a realizar um voo extraordinario!!!
Eu ja o fiz...
Anónimo disse…
Já está cheio à umas três semanas e o de dia 3 de Janeiro para lá caminha...
Anónimo disse…
Temos que fazer as reservas, mesmo que não seja para voar.A TAP não merece consideração.
Anónimo disse…
"lepra te coma"..... os nossos vizinhos tao com medo???!!! deve ser impresão minha:D!!! lamento dizer.... caiam na realidade voçes vao ter menos um voo e ponto final.... :D.... e o apelo de reservar lugar no voo de 20 de dezembro é de lovar... picarotos, só nos podemos mudar ....NÒS,E SÒ NÒS.....o canal e pra nós atraverssar-mos mas ELES tambem o podem fazer!!