Já foi anunciada a escolha da SATA Air Açores, 2 Dash 8 Q200 e 4 Dash 8 Q400.
Na minha opinião a escolha tem boas potencialidades, temos agora de esperar até 2009 e 2010 para ver o que fazem com eles.
Já foi anunciada a escolha da SATA Air Açores, 2 Dash 8 Q200 e 4 Dash 8 Q400.
Na minha opinião a escolha tem boas potencialidades, temos agora de esperar até 2009 e 2010 para ver o que fazem com eles.
Comentários
Mas temos que se REALISTAS, quem nao concorda está "cego".Vamos lá ver uma coisa os Jorgenses, com o dorbo da população que St. Maria vai ter o quê? DASH 37 LUGARES; St Maria? DASH 80 LUGARES; Pico em que há meses mais de metade do ano, tem menos passageiros por mês que São Jorge o quié que vai ter? DASH 80 LUGARES; São Jorge? DASH 37 LUGARES...enfim esta politica vem de mà a pior. E ninguém venha com desculpas que é porque sjz tem pista curta...não senhor DASH 80 lugares, vai a São Jorge. Mas perem vamos lá ver uma coisa até vamos pensar que o dash 80 lugares n vai a São Jorge!!! Ah mas pera lá...2010 a pista de são jorge já tá com 1500 e poucos metros...prontos pista nova, avioes novos em 2010...então com pista nova há desculpas? Claro que não..o pico até concordo 80 lugares, agora SANTA MARIA? POR AMOR DE DEUS...QUEM NAO VE QUE ISTO TÁ MAU 80 LUGARES PARA ST.MARIA ENTÃO TÁ MUITO MAL. Mas pensado bem isto tem as suas vantagens para os jorgenses, sei que há jorgenses que gostam de movimento...64 lugares actualmente, 4 voos diarios no Verao..epoca alta (julho agosto) os 4 voos vão cheios. até as vzes há 5. Tão vamos lá ver fazendo as contas 37 lugares, na epoca alta São Jorge com os DASH 38 LUGARES pode vir a ter 8 voos por dia...Sim sr.!! Abraços
Se o movimento é esse no verão de certeza que os srs da Sata, que não são parvos, vão enviar os Q400.
Quanto ao facto do aeroporto do pico ter menos tráfego de passageiros do que o de São Jorge, sem querer desvalorizar a sua opinião, julgo que terá a ver com duas situações: muitas vezes saímos pelo Faial por falta de voos no Pico e pelo facto de alguns voos cancelarem e serem desviados para o Faial. A exemplo disso no ano passado um voo para o Pico foi cancelado e os passageiros reencaminhados para o voo do Faial que saía daí a uma hora, sendo que os passageiros do Pico quase se atropelaram para garantir lugar no avião para o Faial, julgando que este estaria perto de lotado, no final apenas tinha sete passageiros , o que permitiu levar os vinte e oito que deveriam ir no voo do Pico e não se importavam de passar o canal de lancha.
Por esta, e por outras, é que eu gostava de um estudo sério nos nossos aeroportos, para saber se as pessoas estão a chegar ao seu destino final ou apenas em "trânsito" para outra ilha.
e quais os que servem melhor cada uma das ilhas. Com certeza eles vão afectar os aviões conforme os passageiros que tiverem de transportar. Bem hajam.
A unica coisa que nao conseguem ultrapassar sao os 20 nos de Sul no Pico,...mas isso sera eterno.
Temos de repensar os nossos investimentos no futuro.
Este aeroporto vai ser uma dor de cabeca e para sustentar isto nao sera facil.
Isto não se trata de ver qual a melhor ilha e quem fica com o maior avião, trata-se de negócios e atribuir a cada ilha um avião que satisfaça as necessidades de cada ilha, e não compete a nós julgar isso, mas sim a um conjunto de técnicos especializados que trabalham na SATA.
"Padre isso nao acho certo...para mim sao jorge e pico deviam ter os dois o 400...agora santa maria ter o 400 e sao jorge o 200 é que é mau de mais."
É mau demais? Porquê? Não é uma questão de dimensão da ilha ou população mas sim de volume de passageiros e quando numa ilha como em Santa Maria existe uma média de cerca de 45-50 passageiros em todos os voos faz todo o sentido que o Q400 venha para Santa Maria, a menos que vossas excelências, com toda a vossa brilhante criatividade, arranjem uma maneira de "enfiar" os outros 8-13 passageiros dentro do Q200.
Os dois aeroportos deveriam funcionar em associação. Quando o vento impede a aterragem no Pico, utiliza-se a Horta e vice-versa.
Ou quando a pista da Horta estiver molhada, para evitar incómodos no transporte de bagagem, utilizar-se-ia o Pico devido às questões operacionais.
Não somos uma região rica para o governo regional desviar o investimento precioso para o desenvolvimento todo o arquipélago em obras faraónicas de aumentos de pista.
No porão de carga??
Não me parece.
Esta e a minha primeira vez que entro neste blogue,e vejo que a discussão está animada.
Pelos meus anos de aviação,apenas posso dizer que os Açores numa relação de custo/benefício,andamos todos a sustentar Pico e S.Maria,certo que devemos ter serviço publico para todos, mas nunca desta maneira a servir bairrismos.
Quanto aos novos Aviões sem duvida que é excelente aquisição,e mais não posso dizer...
Que mais terá para dizer este iluminado !!!!!
Neste país ainda existem voos políticos sem viabilidade, até quando?
A este/a senhor/a só digo:
Se os passageiros de e para o Pico tivessem alternativa real na sua ilha, o aeroporto da Horta reduziria muito o seu movimento. Tal aumento, então diminuição, já não se justificaria. Aí reside a razão de os faialenses quererem o aumento da sua pista, antes que o Pico "acorde". Lá chegaremos. Como não é só o "mercado" que dita regras, aí estão as decisões políticas que faltam, tal como "colocar" no Pico os voos que saem da Horta justificados com passageiros de lado de cá do canal.
Venham para cá esses voos e o "pessoal" do Faial atravesse também o canal em sentido contrário, como os picoenses tem feito sempre!
O Faial não pode ser responsabilizado pelo facto dos Picarotos não terem o hábito de viajar! Pelas recentes estatísticas oficiais o Pico foi o único aeroporto a descer em relação ao ano anterior.Se não alterar a tendência decrescente, qualquer dia é ultrapassado por S.Jorge, que por sua vez também tem o direito de exigir uma Gateway e com mais razão do que o Pico,pois não tem a facilidade que o Pico tem de utilizar o Aeroporto da Horta para chegar a Lisboa.
Venham às Velas e vejam o que é uma Vila a sério, e depois regalem-se com a beleza da ilha!!!
85 mil passageiros já são significativos, senão vejamos o caso da futura taxa a ser aplicada às tarifas de viagens aéreas por causa das emissões de CO2. Foi já garantida pela união europeia uma isenção para os voos de serviço público com menos de 30 mil passageiros por ano. Ou seja não somos só nós nos Açores com voos desta natureza. Se a TAP não quer 85 mil passageiros por ano que deixe de nos importunar. Para já, enquanto houver SATA e obrigações de serviço público, haverá quem faça os voos.
Esta é uma das razões porque é preciso ter cuidado quando se fala de liberalização dos voos para os Açores. Acredito que de verão não houvesse problema em garantir voos para a Horta, mas de Inverno já é outra história. Agora as constantes ameaças da TAP em deixar de voar para os Açores porque não lhes interessa uma rota ou duas não são para levar a sério, na minha opinião até têm razões para não estar felizes e quererem puxar a brasa à sua sardinha, mas a verdade é que falam, falam, mas não se vão embora, e quando perderam Ponta Delgada para a SATA foi o barulho que se viu.
Querem voar para os Açores, têm que cumprir as obrigações. Não gostam, não concorram.
Se a TAP é totalmente privatizada estamos fritos, pois eles não querem saber de destinos com números como a Horta, e muito menos do Pico. Oxalá me engane!!!
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do+secret%C3%A1rio+regional+de+
Economia+sobre+transportes+nas
+Jornadas+T%C3%A9cnicas+de+Turismo.htm
P.S.: Estes links do azores.gov são meio esquisitos, foi preciso cortá-lo para caber aqui, copiem todas as partes e juntem-nas na janela do endereço para o link funcionar.
Com relacao ao assunto, pico faial, tap, quem deve ter mais ou menos, quantos voos, isto ate ja tem cheiro. Nenhuma ilha excepto terceira e sao miguel tem volumes para sustentar viagems da tap todos os dias. Se fosse eu o responsavel pela transportadora, parava os voos para o faial todos os dias e repartia-os por as 2 ilhas. Assim e que era, 4 voos para o faial, 3 para o pico e so 1 voo diario e com estes voos em dias alternados, era assim que se acabava com esta merda de conversa entre pico e faial. No verao se for preciso entao poderiam usar voos extra. No futuro claro que tinha que se ter sao jorge em conta. O faial apenas utiliza o facto de o pico ter so uma viagem por semana para poder fazer com que as estatisticas aumentem. Nao percebo como e que alguem tem a lata de dar dois voos diarios para uma ilha e dar um semanal para a outra, isto so mesmo em portugal.
Enfim e o pais que temos.
Aliás, a Wideroe, do grupo SAS, comprou novos Q400 contra a opinião da companhia mãe porque são os melhores para o seu tipo de operação.
Além disso é uma aeronave com uma performance claramente superior ao ATP, o que lhe dá algumas vantagens operacionais.
Se pesquisar a fundo qualquer tipo de aeronave verá que à sempre quem diga que são más. Aliás existem criticas bastante mais fortes ao ATR, que seria a outra opção da SATA.
Resumindo, não acredite em tudo o que vê nos media sobre aviação, e pode estar descansada quando for voar nos DASH.