Valente cacetada

Para quem anda pelos foruns de aviação este video não é novidade. No entanto fica aqui no blog como exemplo do que é de facto uma má aterragem para aqueles que não gostam muito destas coisas voadoras.

Comentários

Anónimo disse…
É o que acontece frequentemente quando se ultrapassam os Limites estipulados e publicados por quem estudou as condições particulares de uma determinada pista.
Rui Medeiros disse…
Sugiro que veja as notas sobre o video da sata no Pico.
Filipe Chaves disse…
O Glide Slope é de 6 graus nesse aeroporto, isso significa que o avião vem mais "inclinado" do que em outros aeroportos, o resultado é uma maior dificuldade em controlar a velocidade devido à inclinação maior que combinada com rajadas de vento resultam numa velocidade excessiva no momento do contacto com o solo.
Até que ponto o piloto tem culpa é uma questão que depende de cada um, mas na minha penso que um Go-Around seria a melhor opção.
Rui Medeiros disse…
5.5 graus para ser mais exacto, o que não valida uma aterragem destas! Afinal todos os dias aterram lá umas boas dezenas de voos.
Filipe Chaves disse…
A inclinação aliada com as rajadas de vento provocaram a velocidade excessiva o que levou a essa aterragem violenta, penso que não podem haver dúvidas quanto a isto, a pergunta é:
_Porque é que um piloto treinado arrisca uma aterragem sabendo que o avião vai em excesso de velocidade e não executa um Go-Around??
Quanto à questão dos outros aviões que aterram lá, sim é verdade, mas uma coisa não implica a outra os outros também têm de lidar com as mesmas dificuldades, a única diferença é que muitos vôos devem executar o Go-Around e não aterrar, ao contrário deste piloto.

Não estou de forma alguma a defender o piloto, pelo contrário, penso que ele cometeu um grave erro estou só a tentar expor o que, na minha opinião, fez com que o avião reagisse dessa maneira, ou seja, a "Cacetada" que é devida ao excesso de velocidade que resulta dos factores que já referi.
Filipe Chaves disse…
Agora nada justifica é uma aterragem destas: http://www.patricksaviation.com/videos/kingairflyer/3144/