Mau tempo!

Não é novidade nenhuma o mau tempo que tem estado instalado nos Açores nos últimos dias.
Ontem foi talvez o pior dia, pelo menos em numero de voos cancelados. Durante a manhã a SATA apenas voou para Santa Maria! Durante a tarde já se fizeram mais voos mas a situação ainda não está normalizada. Deixo aqui os piores METAR do dia:

LPAZ 241900Z 20028G38KT 6000 FEW004 SCT008 BKN200 18/17 Q1001

LPPD 242030Z 25029G45KT 1200 TSRA BR FEW005 SCT010 SCT016CB BKN080 13/12 Q0999

LPLA 241000Z 22026G53KT 180V240 9000 VCSH SCT012 FEW020CB SCT030 18/16 Q0997 WSALL RWY BLU RMK CNTR RWY WND 22018G38KT 200V300 XWND52KT SVR TURB PK WND 24053/49

LPHR 241500Z 23030G41KT 5000 VCSH SCT008 BKN012 BKN030 17/15 Q0993

LPFL 241630Z 19016G34KT 160V230 9999 FEW018 SCT080 17/09 Q0987

Por ordem estam apenas Santa Maria, Ponta Delgada, Lages, Horta e Flores, uma vez que os relatórios METAR das outras ilhas não estão disponiveis online. Quem não faz ideia do que é um METAR mas gostava de ver quão mau o tempo realmente esteve pode dar uma vista de olhos neste site, http://homepage.ntlworld.com/booty.weather/metinfo/codes/METAR_decode.htm, onde encontrará uma explicação simples de como os descodificar.

Comentários

Rui Medeiros disse…
Bem hoje o dia não está muito melhor que ontem, até agora a SATA só voou para a Terceira de manhã cedo.
Ontem os únicos voos da SATA Air Açores formam para Santa Maria de manhã, perto do meio dia saíu um para a Horta que acabou por não aterrar voltando a Ponta Delgada, e à tarde fez-se um voo PDL-PIX-PDL e um PDL-HOR-TER-PDL, que depois ainda voltou à Terceira.
As Flores já estão sem ligação à três dias e hoje também não devem lá ir.
Anónimo disse…
Quantos voos extraordinários vao fazer domingo por causa do mau para o Pico?
São Jorge já tem dois...
Rui Medeiros disse…
Vi agora na RTP Açores online que ontem cancelaram 38 dos 42 voos programados, afectando 485 passageiros.
Como hoje voltaram a cancelar grande parte dos voos ainda devem estar muitos passageiros à espera de voo.
Anónimo disse…
Quanto vao inaugurar o novo aeroporto???
Anónimo disse…
Li à pouco tempo no ilha maior que o Pico continua só com um voo semanal.Não é verdade.Existe na semana anterior e posterior às festas de Santa Maria Madalena um voo à terça e outro à quinta-feira.
Em referencia ao articulista só lhe gostava de fazer uma pergunta?
Foram feitos estudos de mercado nacional e international pelo Governo no que respeita a aviação para que o próprio Carlos César fizesse esta obra megalomana aeroportuária no Pico?
É que à pouco mais de quinze dias no Canada foi encerrado uma obra aeroportuária que o movimento aéreo não jutificava o investimento e transformado num grande parque temático.
Investimentos de 4 milhões de contos no século XXI para quinze mil pessoas só mesmo nos Açores região rica.
Anónimo disse…
Esta abelhinha bem que podia ter ficado calada... Ignorância pura !
Anónimo disse…
Não é só chamar ignorante.
Já agora que é esperto diga-me porque razão mesmo depois de concluida a obra esta vai continuar só com um voo semanal?
O que eu acho é que já lá vai o tempo em que o poder politico tinha força nas empresas publico/privadas.Esta é uma batata quente para Carlos César,porque nem sei se o Governo vai aguentar os custos de manutenção de tão grande superficie sem movimento.
Rui Medeiros disse…
Depois de termos a aerogare a funcionar e combustível para abastecer os aviões lembrem-me de voltar a falar nas frequências dos voos.
Sem todas as condições não faz sentido exigir mais voos.
Já é muito boa vontade da TAP termos 4 voos extraordináros marcados para o verão, voos que não é obrigada a fazer, existindo a necessidade de se escalar a Terceira.
Anónimo disse…
Qualquer dia já querem mais voos de TAP do que aqueles de SATA que têm.
Anónimo disse…
Não é o que acontece às vezes no Faial
Anónimo disse…
No Faial os gajos não andam procupados com voos da TAP... têm 2 regulares por dia e prevê-se a vinda de 2 extraordinários num total de 3 a 4 voos num dia para Lisboa. A preocupação da Horta já anda num patamar mais acima...
Mas já agora, não vejo em que é que este tópico esteja relacionado com a Horta... a dor de cotovelo é mesmo enorme... impressionante...
Rui Medeiros disse…
Essa dos 4 voos por dia só pode ser peta!
Anónimo disse…
Quando chegar às férias da Pásco e os estudantes começarem a regressar depois há-de ver se é peta ou não. Já não é a primeira vez que acontece e certamente não será a última.
Rui Medeiros disse…
Segundo o site da amadeus, durante a Páscoa o máximo de voos por dia para a Horta são 2, e apenas fiz o comentário porque ao ler o seu fica-se com a ideia de que 4 voos não são apenas um caso pontual. Tenho conhecimento de alguns dias com 3 voos para Lisboa, mas não com 4, e é nesses dias que defendo que pelo menos um desses voos fosse feito para o Pico, tendo em conta o número de pessoas que normalmente utilizam esses voos para chegar ao Pico.
Anónimo disse…
Verifica-se um reencaminhamento dos passageiros da Graciosa, pela ilha do Pico, nos dias 27 de Março e 3 de Abril(horários de verão), com isso "obrigados" pela Sata ao pagamento de mais 66 euros sobre a tarifa, o mesmo acontecendo com os passageiros do Pico. Sendo obrigados a realizar a ligação Terceira/Graciosa/Pico/Terceira.
Além disso, não são realizados os voos directos Ponta delgada/Pico e Pico/Ponta Delgada. Já em pleno horário de Verão e já começam a fazer isto, a estas gentes destas duas ilhas...
Anónimo disse…
Pois mas este pessoal anda é preocupado com os voos do continente quando ainda nem regionais têm de jeito.
Anónimo disse…
O que a SATA anda a fazer é um perfeito roubo. Quer queiram quer não, pagar qualquer viagem aqui inter-ilhas é dar dinheiro a ladroagem.
Anónimo disse…
Tanta coisa ha para fazer neste Pico mais prioritário(hospital de Madalena,reordenamenmto da zona portuária com marina,hotelaria,formação ao nivel cultural,musical,limpeza e ordenamento de toda a lixeira entre a piscina e cofaco,etc,etc,etc) do que toda esta obra megalomana e que não sei se será feito devido ao que represnta este monstro financeiro na economia da ilha e no orçamento regional.
Convençam-se os picarotos que esta guerra do aeroporto é uma guerra perdida.
Está-se a perder muito tempo com esta guerra e a descorar outras situações de grande importancia para o Pico.
Anónimo disse…
Pois é! 100% de acordo!
Anónimo disse…
Com que então
O Carlos Cesar e Fernando Menezes ficaram amuados com Cavaco e Silva.
Lembram-se o que disse Vitorino após eleições legislativas com maioria?

H A B I T U E M - S E
Anónimo disse…
Boas... 1º vou esclarecer uma coisa: a TAP em horário pleno de Verão normalmente tem 2 voos diários, e só muito pontualmente 1 voo extraordinário para além do normal. Se chega ou chegou a 4 só se em alguma ocasião muito especial e nem disso tenho conhecimento. 2º o facto desse horário ser assim, já é uma tabela implementada à algum tempo. Dessa forma os voos por acréscimo só poderão voar para a Horta.

É verdade que poderia fazer-se mais alguns voos para o Pico, mas esse problema, e infelizmente para alguns que julgam que o problema é da Horta, enganem-se porque a TAP é que tem o problema. Vá se lá saber porquê!

Caros, o último blog foi um desastre para mim. Começou-se bem a discutir diversos problemas dentro do tema em questão, mas depois desviou-se o tema e começou a "guerra". Não sou dono deste blog mas Sr. Rui Medeiros gostava de ver os assuntos serem discutidos com um pouco mais de "cabeçinha"... Não deixem que os canais dividam mais este ilhas do triângulo que quer queiram, quer não, vão depender sempre umas das outras para sempre.

Bem hajam,
Carlos Sequeira
Rui Medeiros disse…
Decidi seguir o conselho do senhor Carlos Sequeira, e a partir de hoje os comentários no meu blog vão passar a ser moderados por mim.
Como não pretendo exercer qualquer tipo de censura, vou, numa primeira fase aceitar qualquer comentário desde que venha assinado pelo autor. Pretende-se assim que diminuam o número de post que nada de novo vêm acrescentar à discussão.
Anónimo disse…
Pois podes acabar com ele
Seria melhor apagares os comentários que não dizem nada ao artigo em causa.
Assim a afluencia ao teu blog passa a ser nula.
Um amigo
Rui Medeiros disse…
Perfiro poucos mas bons ao que se tem visto especialmente no post sobre o aeroporto da horta, e como disse para já vou publicar tudo o que venha assinado, a não ser que começem a abusar.
Anónimo disse…
São Jorge não tem ligações aéreas desde sábado. Isto é uma alegria...
Rui Medeiros disse…
Sr. Jorge, primeiro peço desculpa pelo atraso na publicação do seu comentário. Estive fora de casa desde sábado não tive oportunidade de aceder ao meu mail.
Hoje já se conseguiu retomar as ligações com S. Jorge, e no Domingo algumas pessoas também chegaram a S. Jorge via Pico.
Contra a meteorologia não se pode fazer nada, e não é por isso que deixamos de gostar da nossa terra!