PAPI's

Ora aqui está outro acrónimo de que provavelmente já ouviu falar nesta andança que tem sido a ampliação do aeroporto do Pico, e que provavelmente não sabe o que é ou o que faz, e mais uma vez, provavelmente, também não quer saber... De qq forma deixo aqui uma pequena explicação.
Os PAPI's, Precision Approach Path Indicator, são luzes que dão ao piloto indicação se está a seguir a ladeira de aproximação correcta.
São compostos por 4 unidades colocadas na berma da pista a cerca de 300 metros do ínicio da mesma, cada uma das quais emitindo luz branca e vermelha, sendo que o piloto apenas vê uma cor a cada momento, dependendo do ângulo a que observa as unidades. Assim estas 4 unidades são dispostas de forma a que o piloto observe 4 luzes brancas se está muito alto na aproximação, 3 luzes brancas e uma vermelha se está ligeiramente alto, 2 luzes brancas e 2 vermelhas se está na ladeira correcta, 1 luz branca e 3 vermelhas se está ligeiramente baixo, e, finalmente 4 luzes vermelhas se está muito baixo.
Deste modo o piloto tem mais uma ajuda para voar o avião correctamente durante a aproximação, e sabe que se seguir as indicações dos PAPI's não encontrará obstáculos no seu caminho. Assim os PAPI's são úteis especialmente em dias de má visibilidade, durante a noite e até em dias com turbulencia na aproximação, pois evitam que o piloto seja enganado por ilusões de optica que são comuns nas condições atrás referidas.

Comentários

Anónimo disse…
Vc me visitou...eu vim até aqui e cofnesso que gostei...Parabéns pelo seu jeito diferente de escrever...BOm final de semana