Os aviões movidos a "ventoinhas"

Sabem para que servem as grandes "ventoinhas" que vemos em alguns aviões? São para refrescar os Pilotos, quando elas param eles começam logo a suar...
Fora de brincadeiras muita gente tem mais medo de voar num avião movido a hélice, considerando mesmo que são menos seguros do que os movidos por motores a jacto. Não podiam estar mais erradas, até porque os motores a hélice dos aviões de passageiros são muito parecidos com os motores a jacto em quase todos os aspectos. Um motor Turboprop, que são o tipo de motores que equipam os aviões da SATA Air Açores, é constituido básicamente por um motor a jacto normal, ligado a uma caixa de redução que por sua vez faz rodar as hélices que produzem a maior parte da traçcão, ao invés do jacto convencional, o qual produz tração pela ejecção dos gases aquecidos.
De facto os novo motores Turbojacto que equipam os aviões de pasageiros modernos, são muito parecidos aos turboprop, pois a grande "fan" que se vê na frente do motor produz uma precentagem consideravél da traçcão do motor, e só uma parte do ar que por ela passa é que é admitido nas camaras de compressão e combustão, o restante ar que é impelido pela fan passa por um canal directamente para o exterior, produzindo tração de modo semelhante a uma hélice normal.
As principais vantagens de se utilizar um turboprop, são a redução do consumo de combústivel e a capacidade de se descolar de pistas mais curtas, as desvantagens, a baixa velocidade de cruzeiro e maior ruído na cabine, mas para voos curtos não há nada que os bata em eficiência, por isso é que a SATA Air Açores, bem como muitas outras companhias regionais, utilizam aviões com este tipo de motor, e vai continuar a ser assim por mais tempo, até porque nos Açores, os aviões que devem vir substituir os ATP's em 2006-7 são também, como seria de esperar, movidos por motores a hélice turboprop.
Em jeito de conclusão, os aviões movidos a hélice não são tão diferentes dos jactos como parecem, e de modo algum são menos seguros.

Comentários

Anónimo disse…
Moro em Lajeado cidade do estado do Rio Grande do sul no Brasil.

Sou piloto de avião com hélice um cessna 172.gostaria de fazer amizades com pessoas do além mar.

Saudações Brasileiras,

Leco.
Anónimo disse…
intiresno muito, obrigado