Sabem para que servem as grandes "ventoinhas" que vemos em alguns aviões? São para refrescar os Pilotos, quando elas param eles começam logo a suar...
Fora de brincadeiras muita gente tem mais medo de voar num avião movido a hélice, considerando mesmo que são menos seguros do que os movidos por motores a jacto. Não podiam estar mais erradas, até porque os motores a hélice dos aviões de passageiros são muito parecidos com os motores a jacto em quase todos os aspectos. Um motor Turboprop, que são o tipo de motores que equipam os aviões da SATA Air Açores, é constituido básicamente por um motor a jacto normal, ligado a uma caixa de redução que por sua vez faz rodar as hélices que produzem a maior parte da traçcão, ao invés do jacto convencional, o qual produz tração pela ejecção dos gases aquecidos.
De facto os novo motores Turbojacto que equipam os aviões de pasageiros modernos, são muito parecidos aos turboprop, pois a grande "fan" que se vê na frente do motor produz uma precentagem consideravél da traçcão do motor, e só uma parte do ar que por ela passa é que é admitido nas camaras de compressão e combustão, o restante ar que é impelido pela fan passa por um canal directamente para o exterior, produzindo tração de modo semelhante a uma hélice normal.
As principais vantagens de se utilizar um turboprop, são a redução do consumo de combústivel e a capacidade de se descolar de pistas mais curtas, as desvantagens, a baixa velocidade de cruzeiro e maior ruído na cabine, mas para voos curtos não há nada que os bata em eficiência, por isso é que a SATA Air Açores, bem como muitas outras companhias regionais, utilizam aviões com este tipo de motor, e vai continuar a ser assim por mais tempo, até porque nos Açores, os aviões que devem vir substituir os ATP's em 2006-7 são também, como seria de esperar, movidos por motores a hélice turboprop.
Em jeito de conclusão, os aviões movidos a hélice não são tão diferentes dos jactos como parecem, e de modo algum são menos seguros.
Fora de brincadeiras muita gente tem mais medo de voar num avião movido a hélice, considerando mesmo que são menos seguros do que os movidos por motores a jacto. Não podiam estar mais erradas, até porque os motores a hélice dos aviões de passageiros são muito parecidos com os motores a jacto em quase todos os aspectos. Um motor Turboprop, que são o tipo de motores que equipam os aviões da SATA Air Açores, é constituido básicamente por um motor a jacto normal, ligado a uma caixa de redução que por sua vez faz rodar as hélices que produzem a maior parte da traçcão, ao invés do jacto convencional, o qual produz tração pela ejecção dos gases aquecidos.
De facto os novo motores Turbojacto que equipam os aviões de pasageiros modernos, são muito parecidos aos turboprop, pois a grande "fan" que se vê na frente do motor produz uma precentagem consideravél da traçcão do motor, e só uma parte do ar que por ela passa é que é admitido nas camaras de compressão e combustão, o restante ar que é impelido pela fan passa por um canal directamente para o exterior, produzindo tração de modo semelhante a uma hélice normal.
As principais vantagens de se utilizar um turboprop, são a redução do consumo de combústivel e a capacidade de se descolar de pistas mais curtas, as desvantagens, a baixa velocidade de cruzeiro e maior ruído na cabine, mas para voos curtos não há nada que os bata em eficiência, por isso é que a SATA Air Açores, bem como muitas outras companhias regionais, utilizam aviões com este tipo de motor, e vai continuar a ser assim por mais tempo, até porque nos Açores, os aviões que devem vir substituir os ATP's em 2006-7 são também, como seria de esperar, movidos por motores a hélice turboprop.
Em jeito de conclusão, os aviões movidos a hélice não são tão diferentes dos jactos como parecem, e de modo algum são menos seguros.
Comentários
Sou piloto de avião com hélice um cessna 172.gostaria de fazer amizades com pessoas do além mar.
Saudações Brasileiras,
Leco.