N124TF


Comentários

Marcus disse…
Nice! Any idea what it's doing here?
Rui Medeiros disse…
Brought someone from Florida via Horta.
Anónimo disse…
Horários da Sata inter-ilhas estão piores!

1) São Jorge perdeu 1 voo à 5.ª Feira e Terceira também 1 voo em alguns dias da semana.

2) Verifica-se um grande incremento do uso dos aviões pequenos, os Dash 200's nas ligações Terceira-Graciosa/S. Jorge/Faial, o que leva a uma redução do número de lugares disponíveis para essas rotas.

O Dash 200 vem ao Pico ao Sábado, sendo um dia em que para se vir de São Miguel ao Pico a viagem tem duração de 6h35/6h55, com escala de 5h20/5h40 na Terceira, sem necessidade.Visto que o sistema de reservas só permite usar os voos: SP480 PDL-TER das 08h30 e SP562 PDL-TER das 08h50 para depois só apanhar ligação SP624 para o Pico às 14h50. O mais estúpido disto tudo é que antes das ligação do SP624 este voo vem de São Miguel com númeração de SP402 e como tem escala de apenas 20 minutos não garantem a quem venha de São Miguel para o Pico usar esse voo.

Já enviei reclamação a Sata nesse sentido de permite a ligação do SP402 PDL-TER para o SP624 TER-PIX. pois era escusado estar a secar mais de 5 horas na Terceira.
Anónimo disse…
Rui, o ILS já está operacional no Pico?
Anónimo disse…
Qual a razão desta vez para ainda não estar operacional?
Rui Medeiros disse…
Não posso entrar em promenores, sem ovos não há omoletes.
Anónimo disse…
A Tap acaba de disponibilizar os novos horários para o Verão IATA 14/15.

Melhoria relativamente aos anos anteriores, estende o período dos voos diretos no sentido Pico-Lisboa ao Sábado, de Abril até Outubro.

Nos últimos 2 anos este percurso Pico-Lisboa direto tem sido direto entre o mês de Junho e Setembro. Continua também a existir uma segunda ligação à 4.ª Feira nos meses de Julho e Agosto.

VOOS TAP PICO previstos

4 Abril a 30 Maio de 2015 (Sábados)
TP1811 LISBOA PICO 15:30 17:10 Duração: 02:40
TP1812 PICO LISBOA 18:00 21:30 Duração: 02:20

6 Junho a 26 Setembro de 2015 (Sábados)
TP1811 LISBOA PICO 14:45 16:25 Duração: 02:40
TP1812 PICO LISBOA 17:15 20:45 Duração: 02:20

3 a 31 Outubro de 2015 (Sábados)
TP1811 LISBOA PICO 13:05 14:45 Duração: 02:40
TP1812 PICO LISBOA 15:35 19:05 Duração: 02:20

16 Julho a 3 Setembro (4.ª Feiras)
TP1811 LISBOA PICO 07:05 08:45 Duração: 02:40
TP1812 PICO LISBOA 09:35 13:05 Duração: 02:20

O voo sai muito tarde de Lisboa, cerca das 15h30, chega ao Pico às 17h15, o que limita muito quem queira ir passar o fim de semana ao Pico, fica com mais de metade do dia de Sábado perdido.

Depois o voo parte do Pico às 18h00 e chega a Lisboa às 21h30, com o tempo de espera das malas as pessoas não se despacham antes das 22h30, o que inviabiliza apanhar outras ligações (autocarros, comboios) para outros destinos no mesmo dia, por parte dos residentes/estudantes. Para além disso quem queira vir passar o fim de semana a Lisboa perde o dia todo do Sábado.

Logo as pessoas irão optar por viajar no voo que sai da Horta(Faial) para Lisboa às 10h30 da manhã no mesmo dia ou 6.ª Feira ou Domingo também pela Horta, e o voo do Pico" vai andar às moscas", dado a proximidade destas 2 ilhas existem várias ligações diárias marítimas de apenas 30 minutos.

Propus à TAP que como a Horta dispõe de voos diários matinais todos os dias se era possível a troca do horário do voo da Horta com o horário de voo do Pico. O voo passe a sair para o Pico às 08h00 e o da Horta passe para às 15h30. Ou melhor das hipóteses arranjar um melhor horário que não prejudique as 2 ilhas. Mas sabendo bem que 1 voo no Sábado era suficiente para o Pico e Faial juntos, especialmente nos meses de Abril, Maio e Outubro)!

Relembro que quando alteraram em 2008 o voo para o Pico das 09h15 da manhã para às 14h50 da tarde e esse voo ainda ia também à Terceira a taxa de ocupação do voo da TAP teve uma quebra entre 5% e 18% em ambos os sentidos, sendo mais gravoso no sentido Pico-Lisboa pois só chegava às 22h15

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Resposta da TAP:

Os horários variam devido a maior ou menor densidade da operação da TAP em cada período e aos tempos de rotação da aeronave. Aos sábados, o voo permite a ligação aos voos que chegam a Lisboa da Europa e às quartas dá ligações à Europa aos passageiros provenientes do Pico, no período de maior procura. Os horários poderão não ser os ideias para todos os clientes, mas procuram responder a uma amplitude de necessidades. Quanto à sua sugestão de troca de horário com a Horta, que tem um segundo voo no período de pico, aos sábados a hora de saída de Lisboa para a Horta não permite apanhar as ligações de passageiros que venham em trânsito da Europa e o outro voo tem um horário igual ao Pico. À quarta-feira, só existe um voo para a Horta com partida de Lisboa também a um horário tardio.
Rui Medeiros disse…
Obrigado pelos dados. E passa a ser o A319.
Marcus disse…
Later flight times from Lisbon to Pico are good because then Tourists who actually spend money on the islands can get here in one day from Europe to spend it instead of wasting it on an overnight hotel in Lisbon.
Having to spend a night in Lisbon because of stupidly timed connections have certainly cost Pico a lot of income from me over the last 9 years.
Now they just need earlier flights back to the mainland so they can return home in one day.
It would also help if people weren't punished for using two different airports for both journeys.
Anónimo disse…
Não era suposto haver mesmo no inverno apartir de 2015 2 voos Pico-Lisboa?! Pelo que falam, parece que fica tudo igual.. Um voo obrigatório, outro extra " como já havia este ano"..
Anónimo disse…
Enquanto não forem publicadas as novas obrigações de serviço público que contemplam 2 voos semanais para o Pico durante todo o ano, pelo jornal oficial da União Europeia, a operação continuará a ser esta. Para que as novas obrigações entrem em vigor no verão IATA de 2015, (último domingo de Março - 29) a União Europeia tem de publicar até 30 de Janeiro a informação que autoriza a alteração, pois tem 60 dias para depois ser aplicada.
Anónimo disse…
Rui um comentário em relação ao ataque da em força da Ryanair para a rota de Ponta Delgada. Como serão feitos os reecaminhamentos para as restantes ilhas(estudantes e residente protegidos)? E os não residentes(turistas) também?
Rui Medeiros disse…
Sem conhecer em promenor os meandros da liberalização em PDL e TER nem os novos moldes do serviço publico para HOR PIX e SMA, o que transpira das declarações dos nossos governantes é que se optar pelos serviços de uma low cost está sujeito ás condições de uma low cost, pelo que o encaminhamento para outras ilhas acontecerá se adquirir um segundo bilhete numa companhia que voe inter ilhas. A única proteção será o reembolso da diferença do que pagar pelos bilhetes e os 134 euros para residentes. Para viajar com proteções semelhantes ás atuais terá deoptar por voar por uma gateway com serviço público ou, eventualmente, optando por uma companhia que ofreça tarifas com proteções.
Anónimo disse…
Ou seja, Rui ainda muito incógnita como será feito a o reencaminhamento para as restantes ilhas. Quando sair a publicação em Jornal oficional da União Europeia, aí teremos a certezas do que foi negociado e definido.
Anónimo disse…
Rui, este RNP é que vem substituir o velhinho ILS??

"SESAR escolhe Airbus Prosky para liderar a implementação RNP em toda a Europa

A empresa SESAR concedeu á Airbus Prosky a subsidiária da Airbus, um contrato para liderar um consórcio para" Required Navigation Performance (RNP) Implementation and Synchronisation in Europe (RISE)". . O projeto de dois anos tem como objetivo melhorar a precisão da trajetória de aproximação e acesso ao aeroporto, removendo os atuais procedimentos de "círculo para aterrar" , aumentando a segurança e reduzindo o consumo de combustível. Airbus Prosky será responsável pela liderança geral do projeto, validação dos procedimentos e desempenho de aeronaves utilizando simulação de voo completo, bem como a coordenação de 100 a 200 ensaios em voos com companhias aéreas parceiras Air France, NOVAIR e TAP Portugal. A Airbus Prosky irá apoiar cada membro do consórcio em design, segurança e avaliações ambientais . Os ensaios terão lugar entre os principais destinos de pequenos e médios aeroportos na França (Nice, Ajaccio), Chipre (Paphos e Larnaca), Portugal (Funchal e Horta) e Grécia (Heraklion, Corfu, Santorini e Mykonos). O objetivo geral do RISE é pavimentar o caminho para a implantação de procedimentos muito precisos de navegação em toda a Europa."
Rui Medeiros disse…
Boas notícias! O RNP baseia-se em procedimentos construídos com base em navegação autónoma das aeronaves dentro de determinados limites de precisão. RNP quer dizer Required Navigation Performance. Basicamente desenha-se uma aproximação com base numa determinada precisão de navegação, que se a aeronave conseguir garantir e a tripulação estiver autorizada a executar, pode ser utilizada sem que tenham de existir ajudas físicas no solo.
O que se diz ser o futuro substituto do ils é o GBAS, que é basicamente um sistema de monitorização e melhoramento dos sinais GPS e permite voar aproximações semelhantes ao ILS atual.
Anónimo disse…
Amanhã a previsão dia 24 Dezembro não é nada boa vento Sul/sudeste muito forte para a pista do Pico. Iria viajar amanhã para o Pico, será melhor mudar para o voo da 07h50 direto para o Faial, ou também este vento pode dar problemas de nevoeiro? É mais seguro?. O que me aconselha?
Rui Medeiros disse…
Desculpe o atraso, correndo o risco de já responder tarde de mais o que posso dizer é que o voo para o pico deve cancelar. Não acredito que deixem hoje os paxs na terceira e há outro voo para o faial. Se pode alterar o bilhete para o voo das 7:50 seria o que eu faria.
Anónimo disse…
Boas quais eram os metars do Pico hoje dia 27 Dezembro à hora da suposta aterragem da TAP e da Sata, uma vez que este não está disponível acessível como o da Horta?
A TAP divergiu logo para o Faial, nem tentou aterrar no Pico, pois deveria estar mesmo muito mau em termos de vento cruzado no Pico e a Sata nem saiu da Terceira
TP1817
Chegada 13h30
Partida 14h20
SP478 Chegada 15h25
SP627 Partida 15h45
Rui Medeiros disse…
LPPI 271430Z 17032G48KT 150V210 9000 5000E FEW007 SCT012 FEW014TCU BKN070
19/17 Q1013

LPPI 271700Z 19023G43KT 160V210 8000 FEW007 SCT012TCU BKN070 19/17 Q1012