Novos "pássaros" nos céus Açorianos

A SATA Air Açores anunciou oficialmente a renovação da sua frota. Segundo Manuel Cansado, esta renovação deve começar em 2006, mas ainda não está definido que aviões vão substituir os ATP's e o Dornier que actualmente asseguram os voos inter-ilhas.
Manuel Cansado refere ainda a possibilidade de virem a operar aviões com mais de 60 lugares, o que diz proporcionar um menor custo por lugar que levará a uma redução de tarifas e melhoria de acessibilidades entre as ilhas.
Esta afirmação vem alimentar os rumores de que a SATA anda a "namorar" os Dash 8, mais concretamente o Q400, que é publicitado ter os mesmos custos de operação que um turboprop de 50 lugares, mas pode levar até 78 passageiros.
A opção por aviões maiores puderá reduzir os custos de operação, mas puderá também provocar uma redução na frequencia dos voos. Se a redução de custos for visivel no bilhete pago pelo passeigeiro, estes aviões vão ser concerteza bem recebidos pelas populações, mas se por outro lado os preços se manterem mas as frequências dos voos diminuirem, esta mudança pode não ser bem recebida. Ficamos assim à espera da decisão, que se espera incluir pelo menos um avião capaz de operar no Corvo, coisa que o Q400 não faz!

Comentários