06 agosto 2007

Continua a ser mais caro voar para o Pico

Não é que eu já não tenha falado neste assunto, (arquivo Junho 2006) mas quando dizem mais uma vez que o Pico não precisa de mais voos porque os extra deste verão não encheram, parece que ainda é preciso falar muitas vezes no assunto para que toda a gente perceba a realidade destas ilhas.
Mais uma vez quem quer voar para o Pico neste verão têm duas escolhas, esperar por uma terça ou algumas quintas e voar directamente para o Pico, ou escolher a manhã ou a tarde para vir pelo Faial. Se isto não bastasse como motivo para se escolher o voo via Horta, ainda temos o problema de que para um não residente sai muito mais barato viajar pela Horta, as diferenças chegam a ser de mais de 100 euros por bilhete, pois como existe mais oferta pelo Faial, existem também mais bilhetes nas tarifas mais restritas e por isso mais baratas. Os lugares mais baratos para o Pico esgotam muito antes da data dos voos. E ninguém bom da cabeça abdica de 100 euros só para não fazer uma viagem de barco, ainda por cima de verão, quem sabe ainda se vê uns golfinhos e tudo...
Já são algumas pessoas que se aperceberam disto, mas aos manda chuva da TAP parece não interessar que bastantes passageiros para o Pico continuam a viajar pela Horta, e só pode ser assim porque continuamos mal servidos.

4 comentários:

Joao Braga disse...

Ja foi dito mas repito, o problema não está na falta de oferta de voos para o Pico mas sim na falta e descoordenação dos voos interilhas (ou na demasiada coordenação da Air Açores com a Internacional que deixa a TAP de fora).
Com uma boa coordenação e talvez com mais uma ou duas aeronaves, para o verão, a distribuição apartir de Ponta Delgada seria o suficiente.

Eu não me importo, e já o fiz mais de uma vez, de ter de ficar uma hora na sala de embarque em Ponta Delgada à espera de ligação para o Pico, mas mais tempo como já aconteceu chegar de manhã para partir à tarde não dá para ninguem.
Com uma solução deste tipo de certeza que teriamos mais ligações interilhas, nas horas que queriamos e todos os dias!

Não era bom não nos termos de preocupar em ter de escolher um dia para efectuarmos uma viagem calma mesmo com uma paragem.

Fica aqui a ideia......
Bem Haja,
JB

Rui Medeiros disse...

Concordo consigo até certo ponto, eu também sou aficionado do voo das 6:30 da manhã LIS-PDL-PIX com apenas uma hora de escala, e era bom que assim pudesse ser para todas as ilhas todos os dias, mas é impossível que assim seja, por uma questão de custos e impraticabilidade. Já se quiser fazer o sentido inverso tem sempre de esperar umas boas horas. Fazendo um exercício rápido, tiremos a Terceira a Horta e o Corvo e temos 5 voos que teriam de sair de PDL logo após a chegada do voo de Lisboa, e depois como as distâncias são diferentes já não voltavam á mesma hora e alguém teria de esperar mais pela ligação contrária. E esses 5 aviões iam ficar parados o resto do dia? É que de Inverno não há mais nada para fazer depois de um voo a cada ilha... E por muito bonito que seja na teoria, é bastante difícil fazer ligações para Lisboa via Ponta Delgada com 3 ou 4 aviões a servir 8 ilhas, alguém fica sempre com um horário mais complicado. E depois como é se alguém da Terceira quiser ir ás Flores ou vice-versa? Há que dar algum crédito ás operações da SATA, eles não fazem os horários só para nos chatear, há muita gente a pedir coisas diferentes e eles tentam concerteza responder todas as solicitações, mas simplesmente não se pode ter tudo com 4 aviões e orçamentos limitados. Não quero com isto dizer que já não há lugar para melhorias, mas não se pode ter tudo.
Eu defendo que a mudança de frota da SATA deveria ser para um avião mais pequeno que possibilitasse maior número de frequências, mas a administração da SATA não pensa assim, porque isso significaria mais aviões e mais despesas. Com mais frequências teríamos talvez uma aproximação a essas ligações perfeitas para todos, mas é mais caro, o suficiente para estar fora das ideias da empresa, e também temos que ver o seu ponto de vista, uma empresa não existe para perder dinheiro, mesmo sendo pública.

Joao Braga disse...

Concordo com o Rui mas se ninguem tentar fazer o execicio mental para alterar as coisas ninguem vai a lado nenhum, assim vamos tentar ver as coisas desta forma:

.1 Só com voos de Lisboa para Ponta Delgada, aberta a todas as companhias e com uma solução ainda mais radical que a da Madeira sem indeminizações, podiamos ter pelo menos de inverno 4 a 5 voos por dia e destribuiamos o trafego com base nestes horários e com escalas pequenas de 1 hora.
De verão conseguiamos ter pelo menos uns 9 o que dividido pelo dia inteiro dava muitas possibilidades de horários e os bilhetes baixariam de preço com este tipo de oferta e concorrencia.

.2 O valor que o Governo da Repuplica deixava de pagar à Internacional e TAP pelas indeminizações compensatorias os actuais 25 milhões, sim 25 milhoes de Euros ano das rotas para LX e passavam metade para deste valor para a Air Açores que neste momento so recebe 10 milhoes.
Com este valor a Air Açores conseguia ter mais aeronaves que voavam de verao e inverno sempre cheias.

.3 Com esta solução todos poupam, nós, nos nossos impostos e no preço que pagariamos para ir a LX.
Mas talvez mais importante os não residentes teriam mais tarifas e disponibilidades de horarios disponivies.


Continua a ser so uma ideia e....
"o sonho comanda a vida"
Bem haja a todos,
JB

Anónimo disse...

Pois é sei que estou a comentar fora do tema, mas gostava que o João Braga referi-se no blog o caso da ampliação da pista de são jorge. Pois as possibilidades que o governo anunciou foram acrescentar 100, 200 ou 500 metros aos 1350 que já se "encontram" na pista. Após isto o que escolheram 200 metros de comprimento e mais 15 de lagura! Pois foi isso mesmo, fica a faltar cerca de 200metros para um voo da TAP, ou outros com o avião A320 puder aterrar em são jorge...na minha opinião e da maioria dos jorgenses deviam por esses 200 metros que faltam, pois com a nova aerogar, temos capacidade para tal. Mas não, o governo nunca faz as coisas a pensar no futuro...isto é um caso que gostava que "opinassem" e ajudasem a fazer com que sao jorge tenha o seu A320 cá pelo menos uma vez por semana!
Cumprimentos
e os meus parabens pelo blog!
João se puderes adiciona gostava
de trocar umas opiniões contigo:
joaommsoares@gmail.com