Está confirmado, é o adeus da TAP ao Pico e Faial. Mas não há motivos para preocupação, diz o Secretário de Estado dos Transportes, a TAP sai mas a SATA reforça.
Se bem que isto é verdade no horário de inverno, a verdade sem esconder nada ou atirar areia para os nossos olhos, é que no verão vão existir menos frequências. Ou seja, quando há procura, oferece-se menos lugares! Acho que vamos no bom caminho, de facto sem motivos para preocupações. E para não referir que os voos diretos do Pico para Lisboa acabam, quiçá alguém pretende fechar o parque de combustíveis do aeroporto que tanto custou a certificar.
Voltando aos números, no Inverno a SATA vai oferecer para o Pico e Faial em conjunto mais 42 frequências que no ano transato. Já no verão, a oferta será inferior em 54 frequências.
Num inverno com mais 42 frequências e com o A320 da SATA em vez do A319 da TAP a taxa de ocupação só poderá descer, pois estamos a falar de uma oferta de pelo menos mais 6930 lugares em cada sentido. Será que é essa descida que se procura para mais tarde se justificar coisas ainda piores?
No verão, a quebra de 54 frequências equivale a menos 7128 lugares em ambos os sentidos, utilizando como referência a capacidade de um A319, pelo que pode ser ainda maior.
Somando tudo são menos 12 frequências anuais. No meu vocabulário, isto não é um reforço…
Comentários
Daqui (http://sata.pt/pt-pt/press-releases/comunicado-4): "Lisboa/Terceira/Lisboa
Abril, maio, junho, setembro e outubro – 5 rotações semanais;
Julho e agosto – 6 rotações semanais.". Algo me diz que os dias em que não há rotação na Terceira serão os dias em que vem ao Pico...
Estamos tentando fazendo barulho Rui:
https://www.facebook.com/groups/aeroportodopico/
Ter taxa de ocupação reduzida, com a maioria dos voos ocupados por passageiros da Terceira para depois vir dizer que não se justificam mais ligações ao Pico e que 2 já são demais?