Nos últimos comentários desafiaram-me a tentar "desencantar" um horário de Inverno para a SATA que melhor servisse os Açores. Confesso que ainda peguei num papel e rabisquei umas coisas, mas como já tenho dito, não é nada fácil atender aos pedidos específicos de 9 ilhas com um orçamento limitado.
Pego de novo no assunto porque vi esta notícia, que me pôs a pensar que não deve haver nenhum Açoriano que esteja contente com a oferta de ligações aéreas que tem ao seu dispor. Mas, por outro lado, as reivindicações chegam a ser, no mínimo, irrealistas, tendo em conta o número de pessoas que voam pelos nossos céus.
Por isso, numa de nem tanto ao mar, nem tanto à terra, lembrei-me de deixar aqui uma ideia que me passou pela cabeça, quando tentava encontrar a formula mágica para os voos inter-ilhas, de modo a tentar perceber qual seria a reacção do público a uma reestruturação de rotas nesse sentido.
Então é assim:
O que diriam se, por exemplo, os voos para o Pico e S. Jorge, no horário de Inverno, passassem a ser do tipo PDL-PIX-SJZ-TER-SJZ-PIX-PDL?
A ideia por de trás desta sugestão é o aproveitamento do tráfego gerado por duas ilhas de/para os 2 grandes pólos das nossas ilhas, possibilitando a realização de 2 toques diários ao invés de apenas 1, em ilhas como o Pico e S. Jorge. Optando por utilizar o Q200 até se podia aumentar os toques para 4, com uma rotação de manhã e outra à tarde. E claro que se poderiam fazer variações trocando o PIX e SJZ por GRW ou HOR e alternando as posições das escalas na rotação, de modo a que os directos a PDL e TER não tenham sempre origem e destino à mesma ilha. Teríamos, assim, uma verdadeira possibilidade de aumentar as frequências, com uma consequente melhoria nas ligações até outros destinos como Lisboa, o que a meu ver seria uma verdadeira melhoria no serviço de transporte aéreo inter-ilhas.
A principal questão é: será que o público aceitaria a regresso às escalas nos voos inter-ilhas?
Pego de novo no assunto porque vi esta notícia, que me pôs a pensar que não deve haver nenhum Açoriano que esteja contente com a oferta de ligações aéreas que tem ao seu dispor. Mas, por outro lado, as reivindicações chegam a ser, no mínimo, irrealistas, tendo em conta o número de pessoas que voam pelos nossos céus.
Por isso, numa de nem tanto ao mar, nem tanto à terra, lembrei-me de deixar aqui uma ideia que me passou pela cabeça, quando tentava encontrar a formula mágica para os voos inter-ilhas, de modo a tentar perceber qual seria a reacção do público a uma reestruturação de rotas nesse sentido.
Então é assim:
O que diriam se, por exemplo, os voos para o Pico e S. Jorge, no horário de Inverno, passassem a ser do tipo PDL-PIX-SJZ-TER-SJZ-PIX-PDL?
A ideia por de trás desta sugestão é o aproveitamento do tráfego gerado por duas ilhas de/para os 2 grandes pólos das nossas ilhas, possibilitando a realização de 2 toques diários ao invés de apenas 1, em ilhas como o Pico e S. Jorge. Optando por utilizar o Q200 até se podia aumentar os toques para 4, com uma rotação de manhã e outra à tarde. E claro que se poderiam fazer variações trocando o PIX e SJZ por GRW ou HOR e alternando as posições das escalas na rotação, de modo a que os directos a PDL e TER não tenham sempre origem e destino à mesma ilha. Teríamos, assim, uma verdadeira possibilidade de aumentar as frequências, com uma consequente melhoria nas ligações até outros destinos como Lisboa, o que a meu ver seria uma verdadeira melhoria no serviço de transporte aéreo inter-ilhas.
A principal questão é: será que o público aceitaria a regresso às escalas nos voos inter-ilhas?
Comentários
uma coisa é certa para distâncias tão pequenas como as do grupo central e até a sua comunicação com o grupo ocidental dada a dispersão da população por varias ilhas essa seria a frota indicada, mas a realidade dos Açores é mais complexa e o serviço publico obriga a bons serviços para as flores que dista quase 600km's de S Miguel e que até a horta fica a quase 300 km's de Ponta delgada, mas linha mais frequentada Terceira - Ponta Delgada está a 200 km's, será preciso criar novos habitos de consumo e mudança de mentalidades esta nova frota podia ser uma oportunidade para tal mas a meu ver parece-me para já uma oportunidade perdida.
http://secure.rex.com.au/rexobe/ScheduleDisplay.aspx?date.0=09Dec&dest.0=DBO&depart=SYD&trip_type=return&date.1=11Dec
Por mim está muito bem assim.
Se o avião não enche, das duas uma. Ou pousa na Terceira ou pousa em S. Miguel.
Ciclos já os aviões da Air Açores fazem bastantes, rotas do tipo da proposta teriam pouco impacto no número de ciclos voados, têm mesmo potencial para os reduzir devido a um maior racionamento da frota.
Será a solução, não sei, mas também não gosto da sua, e deduzo por ela que também não vive nos Açores, estou errado?
There must be logistics software out there that could be adapted.
Or maybe a project for software/programming students?
I remember writing simple programs in BASIC for my Sinclair ZX81 in the 70's, I think I still have it somewhere...
peço a senhor rui medeiros que para a proxima vez que esse alvim comentar, que o mande para outro lado, pk esse e dos tais que so quer tudo para sao miguel o resto e paisagem, no entanto deve ser a rota sao miguel terceira que menos lucro da a sata ( para nao falar em prejuizo)
cumprimentos graciosenses
De onde sou pouco ou nada interessa, pago os meus impostos em Portugal, que pagam os Açores, logo acho que posso ter uma opinião sobre a politica de transportes aéreos da região.
Não devem ter percebido o que escrevi. Um estudo de mercado bem feito e imparcial resolve o vosso problema de andarem a mandar bitaites. Concordo com o Marcus, nada como uma aproximação computacional do problema baseado em dados estatísticos, em vez dos vossos bairrismos.
Alvim
um doce a quem adivinhar o que isto é!
Desculpe~me caro Alvim, mas essa conversa já mete nojo. Os seus impostos pagam os Açores como pagam ao Alentejo, a Trás-os-Montes ou aos gestores públicos. Passe bem.
http://weather-pirate.blogspot.com/
Ou fui eu que não encontrei?