Chamaram-me a atenção para o cancelamento do voo da SATA Internacional Lisboa - Horta - Lisboa de ontem, dia 6 de Abril.
Mais uma vez a SATA decidiu cancelar o voo com base nas previsões de nevoeiro. Mais uma vez a SATA Internacional foi a única a não operar no aeroporto da Horta num dia em que o pior METAR até ás 20:00 foi o seguinte: LPHR 061030Z 04010KT 8000 -DZ FEW007 BKN013 BKN025 17/15 Q1016
Resumindo, esteve o dia todo muito acima dos limites em termos de tecto e visibilidade para a operação de um A320.
O TAF, que previa "desgraças", era o seguinte:
LPHR 061400Z 0615/0624 13015KT 5000 BR SCT006 BKN012
TEMPO 0615/0624 1500 DZRA BR BKN003
PROB40
TEMPO 0618/0624 0150 +DZ FG VV000
Só temporariamente se previam condições abaixo dos mínimos para a aterragem. É com isto que se justifica um cancelamento? Ainda com a agravante de, em caso de se confirmar as piores previsões, ser possível regularizar a situação dos passageiros no mesmo dia através da ilha do Pico. É este o nosso serviço público?
Não é a primeira vez que a SATA Internacional cancela o seu voo neste tipo de situação, o que contrasta com a política de operação da TAP, que ainda esta Segunda Feira descolou de Lisboa já com o tempo marginal, bem pior do que alguma vez esteve hoje, acabou por divergir para a Terceira, mas, mais tarde, lá conseguiu ir ao Faial.
É verdade que em alguns dias isto não será possível, gastando-se dinheiro no voo, no posterior alojamento dos passageiros e realização de novo voo, mas será que a condição de serviço público destes voos não exige um tratamento diferente quando a previsão claramente não se está a verificar nos METAR e mesmo assim se cancela um voo destes?
Mais uma vez a SATA decidiu cancelar o voo com base nas previsões de nevoeiro. Mais uma vez a SATA Internacional foi a única a não operar no aeroporto da Horta num dia em que o pior METAR até ás 20:00 foi o seguinte: LPHR 061030Z 04010KT 8000 -DZ FEW007 BKN013 BKN025 17/15 Q1016
Resumindo, esteve o dia todo muito acima dos limites em termos de tecto e visibilidade para a operação de um A320.
O TAF, que previa "desgraças", era o seguinte:
LPHR 061400Z 0615/0624 13015KT 5000 BR SCT006 BKN012
TEMPO 0615/0624 1500 DZRA BR BKN003
PROB40
TEMPO 0618/0624 0150 +DZ FG VV000
Só temporariamente se previam condições abaixo dos mínimos para a aterragem. É com isto que se justifica um cancelamento? Ainda com a agravante de, em caso de se confirmar as piores previsões, ser possível regularizar a situação dos passageiros no mesmo dia através da ilha do Pico. É este o nosso serviço público?
Não é a primeira vez que a SATA Internacional cancela o seu voo neste tipo de situação, o que contrasta com a política de operação da TAP, que ainda esta Segunda Feira descolou de Lisboa já com o tempo marginal, bem pior do que alguma vez esteve hoje, acabou por divergir para a Terceira, mas, mais tarde, lá conseguiu ir ao Faial.
É verdade que em alguns dias isto não será possível, gastando-se dinheiro no voo, no posterior alojamento dos passageiros e realização de novo voo, mas será que a condição de serviço público destes voos não exige um tratamento diferente quando a previsão claramente não se está a verificar nos METAR e mesmo assim se cancela um voo destes?
Comentários
JNAS
O avião que faz Lisboa-Horta-Lisboa, é, geralmente, o mesmo que faz Lisboa-Madeira-Lisboa. Geralmente é assim:
Lisboa-Madeira-Lisboa-Horta-Lisboa-Madeira-Lisboa.
Agora, pensem lá no que seria a SATA (Air Madeira) a falhar na sua rota de prestígio.
Que paguem os Açorianos, que quem tem direitos é quem paga 35 euros.
Quando o Diáspora bateu forte, as ligações para os Açores foram todas alteradas. Os Madeirenses foram os únicos com direito aos vôos no horário normal ás custas do aluguer de aviões.
Bruno, estava nos limites no que toca ao vento, em visibilidade não chegou a haver problemas, mas continuava a ser uma opção duvidosa.
Falcão, ontem os alternantes realmente eram uma questão importante a ponderar, mas realizaram-se voos para os Açores, logo haviam opções para alternantes, nem que fosse Lisboa. Sobre as Lajes não puderem ser o alternante, sei que às vezes, o facto de ser um aeroporto militar dá problemas, mas em dias como hoje, como já disse, serviu de alternante aos 2 SATA Internacionais. Como é que isso funciona afinal?
Paulo, era mau que fosse daí, mas que a coisa é esquisita lá isso é. Se os critérios ao menos fossem sempre os mesmos a malta anda lhes aceitava a política de não voar assim que aparecem condições abaixo dos mínimos no TAF, mas hoje estava muito pior que na Terça e não houve problema em sair de Lisboa...
Se no Pico estava tão bom, porque será que só se realizou um vôo cerca das 21H?
LPPD 071430Z 13007KT 0100 FG VV000 17/16 Q1017
E esteve a manhã toda assim...Sei que havia um RZO cá, mas não sei se era 310 ou 320...E uma data da satas parados...
Terça cancelaram o voo devido apenas à previsão de nevoeiro que não se chegou a verificar.
Quarta cancelaram os dois voos programados, aqui nada a dizer porque esteve o dia todo muito abaixo dos mínimos.
Quinta, com a previsão muito pior que na Terça e ainda com o tempo já marginal, por vezes abaixo dos mínimos descolaram os 2 voos de Lisboa, acabando por divergir ambos para a Terceira.
O que é que está mal aqui? O primeiro cancelamento na Terça e a diferença de critérios entre a Terça e a Quinta que põe em causa a desculpa publica de decisão do comandante para garantir a segurança devido ás condições atmosféricas. Não se trata de uma questão de segurança, trata-se de uma questão operacional. Com tempo como na Quarta não há hipóteses, mas com tempo marginal há sempre hipóteses de se conseguir operar, se não der, nunca está em causa a segurança porque se não há condições para se aterrar, diverge-se e, secundário a tudo isto, ainda se junta a possibilidade de regularizar a situação através do Pico. Aliás, alguns passageiros de um dos voos da Quinta ainda acabaram por vir para o Pico em voos da SATA Air Açores depois de terem ficado na Terceira.
No entanto, as tripulações da SATA Internacional não estarão habilitadas a operar no Pico...
a cá um pois o outro foi para a Madeira
http://www.diariodosacores.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=5071:sata-deve-ser-a-low-cost-dos-acorianos&catid=30:opiniao
Isto é demais! Até parece que um aumento da pista é que lhes vai tirar o nevoeiro daquela zona... Haja paciência!
Assunto: CANCELAMENTOS DA SATA INTERNACIONAL PARA A HORTA
Diz o nosso povo que o silêncio é muitas vezes sinal de cumplicidade e a Comissão Política do PSD da Ilha do Faial não pode deixar de tomar posição face ao anormal número de cancelamentos de voos por parte da SATA Internacional nas suas ligações com a Horta. Por isso, e porque está claramente em causa o interesse do Faial, e face ao silêncio do Governo Regional, a CPI do PSD do Faial deliberou tornar pública a seguinte posição:
1 - A SATA Internacional cancelou na semana passada alguns dos seus voos ordinários e extraordinários de e para o Aeroporto da Horta, tendo para tal invocado as más condições atmosféricas no Faial e no Aeroporto da Horta.
2 - Confrontado com a investigação jornalística desenvolvida pelo jornal Incentivo, em que se apresentavam as observações do Instituto de Meteorologia que revelavam valores que permitiriam a normal operação, o porta-voz da SATA acabou por reconhecer que nos cancelamentos, para além de questões meteorológicas, "estão também em causa questões relacionadas com a disponibilidade de aeronaves e de tripulação, nomeadamente."
3 - O historial de cancelamentos de voos da SATA Internacional para a Horta é anormalmente grande e desproporcionado, se comparado, por exemplo, com o da TAP, companhia com a qual opera em regime de "code-share" e que utiliza o mesmo tipo de avião.
4 - Se a SATA Internacional decidiu garantir, em regime de "code-share" com a TAP, as ligações entre Lisboa e a Horta em alguns dias da semana, deve garantir que tem condições para prestar um serviço de qualidade nesta rota. E não é aceitável que prejudique por norma esta rota, para salvaguardar a utilização do avião ou de tripulações em rotas posteriores, para mais, muitas vezes ocultando esta causa e invocando "razões meteorológicas".
5 - A SATA Internacional é uma empresa pública. Sobre estes cancelamentos, o Governo Regional, noutras situações tão solícito a exigir explicações, tem estado em silêncio. Ou porque é conivente e conhece e pactua com as verdadeiras razões de alguns desses cancelamentos, ou porque a sua consciência pesa pelas suas responsabilidades nesta matéria. É que não devemos esquecer que na origem de tudo isto está o problema do comprimento da pista do aeroporto da Horta, que penaliza a operação das aeronaves. E a ampliação da pista do Aeroporto da Horta é desde há quase uma década uma promessa não cumprida e sucessivamente adiada com as mais diversas desculpas por parte de Carlos César e dos seus governos.
6 - Por isso, para além de exigir qualidade na operação da SATA Internacional na Horta, a CPI do Faial do PSD exige, mais uma vez, que Carlos César e o Governo Regional do PS cumpram o que prometeram aos Faialenses e avancem, sem mais demoras nem desculpas, para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Acho bem que os políticos da ilha façam barulho sobre isto. No entanto devo dizer que no que toca à meteorologia nos cancelamentos da semana passada, apenas têm razão sobre o primeiro cancelamento, não deviam aproveitar o facto para alargar a crítica aos cancelamentos subsequentes.
Claro que aproveitam, já que estão a falar do aeroporto, para exigir o seu aumento, e aqui só pecam por querer associar os cancelamentos à sua dimensão quando o problema desta vez foi o nevoeiro. Mas em política já estamos habituados a que usem tudo o que podem para argumentar, mesmo que isso implique abusar um bocado dos factos.
Segurança acima de tudo, porra!! Os pilotos percebem mais disto do que vocês... DE CERTEZA ABSOLUTA!!!
Os Pilotos é que sabem tudo... e depois vemos uma grande percentagem dos acidentes dos dias de hoje com culpas nos seus ombros... São gente como todos nós, maus e bons em todo o lado.
Estamos a falar na operação de A320.
A pista da Horta é a pista mais curta onde os A320 operam, e o comprimento das pistas não tem nada a ver com o tamanho da ilha mas sim com os aviões que serve.
O caricato disto tudo é que são os Picoenses,que dizem utilizar tanto a pista da Horta como os Faialenses, que não podem ouvir falar no aumento da pista da Horta, que afinal tanto lhes serve!!!!
Caricato é não ver que não há diferença significativa de comprimentos no Pico e Faial...
Exemplos LGSK, na Grécia, mais curta e mais estreita que a do Pico e Faial, até lá vão A321's e 757's... KSNA, na Califórnia, com cerca 1700 metros até recebe A310 da fedex...Houvesse procura que os voos apareciam... Muitos outros ão de existir, até aos extremos de SBRJ com pouco mais de 1300 metros servindo A319's.
Estava a comparar com as pistas nacionais onde efectivamente é a pista mais curta,mas se na Grécia existe uma ainda mais curta, azar deles, mas não é por isso que ficamos satisfeitos.
QUEM TEM VISTAS LARGAS COMPARA COM OS MELHORES E NÃO COM OS PIORES.
Sou do Pico e concordo consigo: se o aeroporto da Horta ficar melhor todos nós ficamos melhor servidos.
É pena é não se aproveitar o contrário, e pior é aproveitar só quando convém: há dias (poucos mas há) em que não dá para aterrar na Horta e dá no Pico - porque não se aterra lá? Quando o Ministro Mariano Gago e o Mário Soares tinham que ir para o Faial em dia de nevoeiro foram para a Terceira? Pois é, foram para o Pico...
Fico triste quando oiço (e já ouvi mesmo) "prefiro ficar na Terceira a ir pelo Pico" quando há voos cancelados para a Horta.
É claro que eu preferia ir sempre pelo Pico mas sinto-me privilegiado por ter o aeroporto da Horta relativamente perto de casa.
Pena é os horários de barco por vezes não serem os melhores.
Agora dizem "lá está o lamento do costume..." Deixo então aqui uma história mais que verídica (infelizmente quase do dia-a-dia) e uma sugestão:
Um sr. da Piedade levanta-se às 4:30 da manhã para apanhar a camioneta que o leva à lancha das 8:30. Chega à Horta às 9:00 e poucos minutos depois está no hospital para fazer análises. Sempre em jejum espera a sua vez da senha que ocorre às 9:55; às 10h está despachado mas perde a respectiva lancha e tem que esperar pelas 13h para chegar ao Pico às 13:30 e à Piedade não antes das 14:15...
SUGESTÃO: Não podia ficar reservado o período entre as 9h e as 9:30 para as pessoas do Pico realizarem as análises? Não é passar à frente mas sim bom senso- 5 minutos a uma pessoa do Faial (que se levanta em princípio mais tarde) não faz grande diferença (penso eu de que).
Como diz o outro, se eu podia viver sem desejar que o Pico e os Picarotos tenham mais e melhor? Poder podia, mas não era a mesma coisa!
Bem Hajam!
Ahahahahahahahahahah!
Traria ainda o benefício de não os vermos, pois o ilhéu iria ficar mais ou menos ao nível do mar.
Ficamos a aguardar que o Pico tenha combustível para que a rota Lisboa/S.Jorge/ Pico/Lisboa tenha o seu começo e com 3 (três) vôos semanais. ÁS Segundas,Quartas e Sábados! Convêm não esquecer que juntos somos 26.000.