É verdade, foi hoje o 1º voo comercial directo do Pico para Lisboa! Não foi programado mas já aconteceu! O voo da TAP para o Faial não conseguiu aterrar devido ao nevoeiro tendo acabado por divergir para o Pico. Talvez já contando com a má meteorologia a tripulação terá optado por trazer combustível suficiente para o regresso a Lisboa e lá tivemos uma saída directa a Lisboa. Valerá a pena realçar que esta possibilidade depende de alguns factores e nem sempre há disponibilidade de peso que permita o transporte de combustível em quantidades suficientes para se regressar a Lisboa sem reabastecimento.
Informação via: www.staralliance.com
Informação via: www.staralliance.com
Comentários
Bom fim-de-semana para todos.
Diz-se abastecer.
Reabastecer é quando o aviao abastece e de seguida,por qualquer razao( peso, metar, alternante, etc), é necessario aumentar a quantidade de combustivel.
My mistake.
Todos os "outros" serao reabastecimentos????
NAO!
Por cada voo, ou numero de voo, ele faz 1 abastecimento.
O voo LIS/PIX TPXXX1 e o voo PIX/LIS TPXXX2.Sao voos diferentes. Portanto sempre que faz um novo voo é abastecido.Se for necessario alterar a quantidade de combustivel após abastecimento, chama-se REABASTECER.(estamos a abastecer uma segunda vez, portanto REABASTECER).
Já agora diz-se Um helice ou Uma helice???
(Helice: conjunto de pás)
Será que este meu raciocínio está completamente errado?
Para chatear mais ainda, você disse: "Por cada voo, ou numero de voo, ele faz 1 abastecimento." Ora, o voo LIS-PIX PIX-TER TER-LIS tem sempre o mesmo número de voo, são 3 voos mas abastece 2 vezes...
Quer mesmo ser mais papista que o Papa? Porque desconfio que sim, desculpe lá então a minha tentativa de brincadeira na primeira resposta ao meu erro.
P.S.: Eu digo um hélice.
Só para ajudar aqui neste mal entendido...
"Por cada voo, ou numero de voo, ele faz 1 abastecimento." Ora, o voo LIS-PIX PIX-TER TER-LIS tem sempre o mesmo número de voo, são 3 voos mas abastece 2 vezes..."
Quem disse isso? Se a aeronave tiver acima dos mínimos de combustível, obviamente não necessita abastecer. Muitas vezes acontece é que aproveitam o preço mais baixo e metem logo tanques cheios ;)
Em relação aos números de voo, LIS-PIX PIX-TER TER-LIS são 3 voos, logo são 3 números de voo e não 1.
Aproveito também para agradecer ao Srº Rui pelo bom trabalho que tem feito através deste blog, consulto-o sempre que posso pois parece-me muito bem actualizado em relação à nossa aviação Açoriana ;)
Cumprimentos
Marco
Basta procurarem em Tap por 1817 no campo "Num de Voo"
Cumprimentos
Este é um site, o que atrás esta transcrito, com história e bem intencionado.
Devia haver alguém em São Jorge a fazer um igual.
Martin Niemoller
Alguém me explica o que se passou, ontem, no aeroporto do Pico, com os passageiros da Sata, com destino à Terceira e que, inclusivamente, chegaram a estar na sala de embarque?!
Mas antes ficar em Terra do que apanhar má viagem.
É preciso ter cuidado com as críticas a cancelamentos por razões atmosféricas. No caso do aeroporto do Pico há alguma margem para isso devido ao limite imposto de 20 nós sem estudo que o suporte, muito inferior aos limites de certificação das aeronaves, e onde, na minha opinião, há margem para se operar em determinadas condições, como já foi amplamente aqui discutido. Mas a partir do momento que são esses os limites em vigor, qualquer piloto tem total legitimidade para cancelar voos assim que são atingidos.
Não são poucos os acidentes em que poucos minutos antes uma aeronave aterra sem qualquer problema. A meteorologia é tudo menos estática, por uns aterrarem, nada garante que há condições para outros também o fazerem. Ainda no domingo não aterraram os 2 últimos voos da SATA intl. em PDL enquanto a Air Açores não chegou a cancelar uma única chegada. O vento estava nos limites, os pilotos têm poder para tentar uma aproximação e sentir como estão realmente as condições bem como para nem sequer descolar da origem. São aeronaves diferentes, em rotas diferentes, tripulações diferentes (nada garanta que tenham as mesmas qualificações) com inúmeros factores diferentes a afectar as decisões. Quando toca a cancelamento por meteorologia, e o tempo de facto está mau, não há nada a dizer, por mais inconvenientes que isso nos cause.
Isso é como aquela história da malta que refila porque o voo cancelou, mas daí a uns tempos tem uma aterragem complicada e refila porque o voo passou... Afinal onde é que ficamos?
Depois de tudo isto, está mal é que no dia seguinte obriguem ainda à utilização do aeroporto da Horta para regularização da situação dos passageiros que ficaram atrás. Mas não terá sido por opção dos mesmos? É que o voo de hoje para o Pico não estava cheio...
De qualquer modo a explicação para esse caso pode ter a ver com a falta de equipamento por só estarem neste momento 3 aviões a voar nos Açores, 1 ATP e dois Q200.
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