De volta ao Spotting no Pico!

Mais um dia de vento Sudeste, desta vez mais forte, obrigando ao cancelamento do voo da manhã. À tarde foi ficando melhor, mas quando chegou o Q200 num voo de treino ainda estava "mexido".



Mais tarde chegou o ATP, embora o vento se mantivesse bastante variável, já não soprava com grande intensidade, mas foi o suficiente para me enganar porque começaram por aproximar à pista 27, já na final os ventos rodaram, favorecendo a 09 e mudaram de pista. Já só o apanhei a entrar na placa.







Comentários

Anónimo disse…
Esse Q200 abana bem com o vento...
Marcus. disse…
LOL, I bet SATA get through some tires! That looks like one of my model plane landings...
Unknown disse…
Oxalá não dêem trabalho aos SLCIs dos nossos aerodromos... Os ATP sempre mexiam menos, mas este dão cada coice com os trens!!! lol
Rui Medeiros disse…
Também têm feito destas aí? Eu ia dizer que o problema não é o avião, já vi o ATP fazer parecido com SE...
Anónimo disse…
Voei ontem no CS-TGY para Santa Maria, eu nunca tinha visto um ATP vibrar tanto com os motores em Idle, era insuportável, tive mesmo que tapar os ouvidos, alguma ideia sobre o que pode provocar tanta vibração?
Rui Medeiros disse…
As causas para vibração num turboprop podem ser variadas, e são aceitáveis até determinados níveis que podem já causar incómodo aos passageiros, especialmente se houver partes dos plásticos interiores meio soltas como às vezes se vê nos ATP...
Como o motor tem muitas partes rotativas, qualquer alteração de massa o de forma das mesmas pode causar vibrações, também pode ser um distúrbio aerodinâmico nas pás ou simplesmente a vibração normal entrou em ressonância com algum plástico interior. E inclino-me mais para esta última.
JP disse…
Tive a ver os horarios de inverno e este ano não está muito mal.

Para quem quer vir de São Miguel os dia mais chato é a 5 feira, porque têm de se esperar 1h30 na Terceira, e até não e mau pois houve anos que se tinha de esperar mais de 3 horas!!!!!!!

Para quem quer ir do Pico para São Miguel o dia mais chato é a 4 feira pois tem de se esperar na Terceira 2 horas!!

Nos outros dias escala na Terceira entre 20 e 30 minutos com excepçao de 2 e 6 feira.

Relativamente às ligações com Lisboa os dias mais propícios (chega-se a horas decentes)
para se sair do Pico são:

2 feira (via TER até fim de Novembro)
6 feira (via PDL/TER)
Sábado (voo directo)

Os outros dias chega-se muito tarde
por volta da meia-noite, alternativa pelo Faial.

Para se chegar ao Pico:
2 feira (via PDL)
3 e 4 feira (via TER)
Sábado (voo directo)

Os outros dias a ligação é muito demorada, alternativa pelo Faial.
Bruno Costa disse…
antes de mais parabéns pelo blog.Também já voei no Q200 e fiz o reparo de ser muito ruidoso, ao ponto de me incomodar bastante esegundo informações do comissário de bordo o facto deve-se à inexistencia de upgrade de um sistema de redução de som na cabine, mas que o problema seria resolvido.Pessoalmente acho que é caractteristica da aeronave, mas se alguém souber, gostava que me informassem. cumprimentos
Rui Medeiros disse…
Boas! A versão Q supõe que o sistema de redução de ruído vem instalado. No entanto tenho lido que o sistema pode ter alguns problemas e é relativamente frequente andar desligado. Nesse caso o dash fará tanto ruído como qualquer outro turboprop. No entanto, por ter 4 pás, pode ser um pouco mais ruidoso do que o ATP sem o sistema de redução em funcionamento. No ATP, por ser mais comprido, também é possível viajar num lugar mais afastado da principal fonte de ruído...
Com o sistema, era suposto o dash ser algo mais "silencioso" que o ATP. Pode dar uma vista de olhos no que consiste este sistema aqui.
Bruno Costa disse…
obrigado pelo esclarecimento.sou fã do spotting embora não o faça com tanta frequeênci conforme desejo.Aqui nas Flores também se conseguem boas filmagens e fotos.
cumprimentos
Rui Medeiros disse…
É bem verdade! Gosto bastante do aeroporto das Flores e tive o prazer de fazer um pouco de spotting aí no verão de 2008!