Já se iniciaram as obras de ampliação do aeroporto de S. Jorge com o inicio da limpeza dos terrenos na zona de intervenção. Segundo uma nota de imprensa da Tecnovia de Outubro de 2008, "os trabalhos a realizar consistem na ampliação e alargamento da pista e da sua área de segurança, na construção de uma torre de informação, na alteração e ampliação da actual placa de estacionamento de aeronaves, na instalação de sinalização da pista e no fornecimento de uma estação VOR/DME. As questões técnicas mais relevantes deste projecto serão a construção de um aterro na zona de ampliação da pista, que chegará a atingir os 40 metros de altura, bem como a instalação dos equipamentos de ajuda à navegação, numa zona elevada da Ilha de São Jorge, com linha de vista para as Ilhas da Graciosa, Pico e Faial."
Na imagem que faz parte da nota de imprensa, está patente a inclusão da RESA (área de segurança), que deverá ter uma extensão de 90 metros e é visível a tracejado no fim de ambas as pistas, com uma clearway de 60 metros a antecede-las, tal como está previsto no anexo 14.
Assim, tendo em conta os actuais 1370 metros da pista e assumindo um aumento de 200 metros como anunciado, que parece bater certo com os desenhos apresentados, estimo que as novas distâncias declaradas após a conclusão das obras se fiquem pelos 1270 metros de LDA e 1420 metros de TORA. Estas distâncias adequam-se às necessidades do Q400 que publicita descolagens com o MTOW num dia ISA ao nível do mar em 1402 metros e aterragens com o MLW em 1287 metros com as respectivas margens previstas nas FAR, geralmente idênticas às das JAR em vigor em Portugal.
Na imagem que faz parte da nota de imprensa, está patente a inclusão da RESA (área de segurança), que deverá ter uma extensão de 90 metros e é visível a tracejado no fim de ambas as pistas, com uma clearway de 60 metros a antecede-las, tal como está previsto no anexo 14.
Assim, tendo em conta os actuais 1370 metros da pista e assumindo um aumento de 200 metros como anunciado, que parece bater certo com os desenhos apresentados, estimo que as novas distâncias declaradas após a conclusão das obras se fiquem pelos 1270 metros de LDA e 1420 metros de TORA. Estas distâncias adequam-se às necessidades do Q400 que publicita descolagens com o MTOW num dia ISA ao nível do mar em 1402 metros e aterragens com o MLW em 1287 metros com as respectivas margens previstas nas FAR, geralmente idênticas às das JAR em vigor em Portugal.
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