O Governo Regional, durante a sua visita a S. Jorge, anunciou que vai começar a preparar as coisas de forma a incluir nas obrigações de serviço público ligações marítimas diárias entre as três ilhas do triângulo durante todo o ano. Esta é uma aspiração que tem vindo a ser reivindicada já há algum tempo, uma vez que o triângulo não pode ser uma realidade em termos de atracão turística se as pessoas não tiverem como se deslocar entre as três ilhas. É verdade que o turismo ainda é muito sazonal nos Açores, mas esta medida pode ajudar a atrair mais alguns aventureiros fora de época para estas ilhas e não é só, pois ligações diárias durante todo o ano vêm fomentar as trocas comerciais entre as três ilhas fomentando a sua economia.
Este é um passo importante para que o Triângulo evolua e espero que entre em vigor já neste Inverno.
Este é um passo importante para que o Triângulo evolua e espero que entre em vigor já neste Inverno.
Comentários
Se é para se fazer um bom serviço é natural que se façam escalas, a não ser que haja mais barcos e disponibilidade para muitas viagens directas de modo a satisfazer os caprichos de cada um.
Este procedimento facilita a circulação de bens e de pessoas, o que só traz vantagens para o comércio e para o turismo do Triângulo.
Pessoalmente em nada me incomoda que, nas habituais ligações marítimas de verão, na ligação da Horta a Angra do Heroísmo, os expressos façam escala na Madalena – S. Roque – Velas – Calheta.
Mais me incomodaria se, na sua ordem de ideias, eu quisesse ir às Velas e, por só poder fazer escala numa vila em cada ilha, tivesse de ficar na Calheta (se essa fosse a vila escolhida para o efeito (o que também não acredito, embora, das vilas jorgenses, fosse a que obrigasse a um desvio menor neste trajecto)). Ou se, pelo contrário, tendo sido escolhida as Velas como única vila de atracagem, eu quisesse ir à Calheta e tivesse de sair obrigatoriamente nas Velas.
O que não compreendo é o seu egoísmo quando, na minha maneira de ver, em relação à questão que referiu, esta é a maneira que mais e melhor serve a todos. Até porque para além dos portos em causa ficarem sensivelmente na rota, os tempos de espera em cada um não são muito prolongados. O que me faria confusão seria o expresso ter de passar também, por exemplo, nas Lajes. Aí sim seria um desvio considerável e já me faria sentido o seu descontentamento, embora também ache que
De verão, com o grande aumento no número de turistas a utilizar o barco há uma grande vantagem em que se escale todos os portos desde a Calheta à Horta porque assim não têm de se preocupar com transportes terrestres dentro da ilha e é menos uma despesa que têm.
De inverno a maior parte do tráfego passam a ser residentes que não devem ter problemas em se deslocar dentro da ilha para o porto que tiver o serviço disponível.
No caso de Pico-S. Jorge tem toda a lógica que seja um S. Roque-Velas.
Mas como digo, a meu ver, há vantagens nas duas modalidades, será difícil dizer que uma é claramente melhor que outra.
Além disso os passageiros ditos da Madalena, já tem a sua ligação à Horta assegurada e se quiserem ir para S. Jorge popam 3,60€ o que se bem aplicado quase dá para a deslocação para S. Roque.
Eu optaria por esta modalidade Horta-Velas-S.Roque e vice-verso ou então colocava apenas um barco a fazer Velas-S.Roque duas vezes ao dia e o serviço público estava garantido, mas isso mexeria com muitos lobies instalados, ía dar mais que falar do que a gateway do pico.
Mas também posso dizer, porque sei de fonte limpa, que neste caso quem tem culpa são os senhores da Madalena.