Em Dezembro de 2006 contei neste blog uma história “engraçada” que se ficou a dever à falta de certificação das luzes do Pico. Foram dadas desculpas de atrasos na instalação do equipamento por anomalias num dos sistemas e no verão do ano seguinte as luzes foram finalmente certificadas e já foram utilizadas pela força aérea quer para treinos quer no voo em que levaram de volta a Lisboa a sua banda. Em Dezembro de 2007 voltaram a cancelar voos por causa das luzes e mais uma vez mostrei a minha indignação por afinal continuar tudo igual. Passados 2 anos desde o primeiro episódio em que as luzes instaladas de nada nos serviram, eis que o avião que fez hoje o voo PDL-PIX-TER-PIX-PDL atrasa cerca de 1 hora por motivos ligados à manutenção, o que faz com que a sua última descolagem do Pico, programada para as 17:00, se atrase para depois do por do sol. Começa a confusão nas operações da SATA porque têm de trocar de avião ou ainda vão ter de cancelar o voo. No entanto recuperou-se tempo durante os primeiros voos e tudo acabou em bem, com a última descolagem do Pico às 17:25. Mas o que é que acontece quando o voo atrasar mais um bocadinho e não se puder fazer trocas de última hora? Ficamos outra vez com cancelamentos porque ainda não se pode vir ao Pico de noite? Estão a brincar connosco? 2 Anos e a SATA ainda não pode vir ao Pico de noite? O que é que falta e porque é que não está feito?
Desta vez os efeitos nem se notaram, mas afinal para que foi o investimento no aeroporto se nem há condições para que voos atrasados possam não cancelar vindo cá depois do por de sol?
Desta vez os efeitos nem se notaram, mas afinal para que foi o investimento no aeroporto se nem há condições para que voos atrasados possam não cancelar vindo cá depois do por de sol?
Comentários
Tal como esse padre de sao jorge que é um ignorante que nem sequer da o verdadeiro nome por medo
Em resposta a ao 2 comentario:
Nós temos a alternativa pelo Faial e ainda bem!
Mas o que se discute aqui é o facto de terem sido criadas condições como a iluminação da pista e o aumento da mesma. E os problemas continuam a ser os mesmos: o combustivel e desculpa da não certificação quer dos pilotos quer as das luzes.
Ao Zé Faial e ao anónimo seguinte, a culpa é de quem nos disse que íamos ter um aeroporto mas se esquece que um aeroporto não é só uma pista e aerogare. Para quê investir nessas duas infra-estruturas e dizer se fez um aeroporto se não se criam todas as condições. Para isso mais valia estarem quietos. Assim à que concluir e investimento que se fez nas luzes reunindo condições para a publicação de procedimentos que possam eventualmente faltar ou para a formação de tripulações, seja o que for que falta para que as luzes possam de facto servir para algo mais que enfeite.
Quanto à certificação da operação nocturna no Pico, espero antes de se iniciar haver procedimentos de saída públicados, luzes certificadas para operação nocturna, etc! As luzes não são só para ficarem bonitas.. Na aviação as luzes de pista podem ser utilizadas durante o dia!
Será anunciado ainda em Janeiro o aumento da Pista da Horta em 500m, o que irá possibilitar a todos os do Triângulo, viagens directas para outros Paises.
Agora já começamos a ver algumas das promessas acontecerem!!!
viagens para a Europa!!!LOL
Com a crise que vem aí é o que agora mesmo precisamos para ir mais ao fundo...
Quanto à certificação dos pilotos, das muitas que já ouvi, essa é das melhores. Certificar os Pilotos de Linha Aérea para operaçãos nocturnas???? Existem muitas certificações para operação nocturna, mas nenhuma, para a licença dos pilotos em causa. No entanto é paradigmático do que se passa o que se verifica nos aeroportos que dispôem de ILS: fazem-se aproximações por instrumentos quando, aí sim, os pilotos da Sata Air Açores não estão certificados para tal. Ou seja, as certificações são para ser aremessadas quando dão jeito...
Lá está escrito "preto no branco" que o Aeroporto do Pico está "qualified for night operations" - AIRAC 013-08.
Há é má-vontade de alguem (SATA) que não quer ter mais custos com pessoal no Pico, pois voos nocturnos iriam provocá-los.
É uma decisão política, tal como a frequencia dos voos de LIsboa, que, se não for imposta nas "obrigações de serviço público de transporte aéreo" não será fácil de ultrapassar.
Neste caso o problema já há muito tempo que não é do aeroporto...
E para não dizeres que também tenho medo luis o meu nome é António Machado, de S.Jorge mais propriamente da Urzelina.