O anúncio do concurso público para o fornecimento e instalação do ILS no aeroporto do Pico já têm um ano e em Outubro do ano passado foi anunciado pelo Presidente do Governo Regional que o mesmo estaria instalado dentro de três meses. O tempo passa e nem há sinal das antenas deste sistema e como Portugal tem um historial de grandes atrasos na instalação de ILSs, caso de Ponta Delgada e Faro, está na altura de perguntar o que se passa com a instalação do ILS no Pico?
Comentários
Parece que a pergunta tinha a ver com os voos da Tap...
O Pico ganhou 10-0.
Será a 31 de Junho?
O ILS adormeceu, segundo me consta.
Anda muita gente a dormir a respeito desta ligação a Lisboa.
E porque não toma o Conselho de Ilha do Pico a responsabilidade do tal inquérito que iria definir o número real de passageiros do Faial e do Pico?
Estamos sem ILS, sem combustível e sem luz?
Nem parece ano de eleições.
As luzes já aparecem em todas as publicações aeronáuticas onde o Pico vem referido, mas ainda não consegui apurar se é obrigatório, devido há falta de uma SID, que um operador comercial crie os seus próprios procedimentos antes de puder voar para o Pico de noite, mas tudo indica que a última desculpa da SATA quando foi preciso fazer um voo nocturno é verdadeira. Falta assim saber se eles já têm esses procedimentos.
Quanto ao combustível, pelo que sei o processo está em andamento, não será uma surpresa se acontecerem atrasos, mas a coisa não deve estar tão má como com o ILS, pois desde que acabaram as obras de terraplanagem e foi anunciada a conclusão da sua instalação em três meses, não se viu mais nada.
Ja agora pelo que sei nao vai ser finalizado o ILS antes de 2010.O combustivel pouco interessa porque sera raro o aviao que vai reabastecer no Pico.
Mas falta sempre o pincipal ,que mexe com tudo.PASSAGEIROS!!!
Já agora mais uma voo da Sata que hoje veio do Pico para o Faial, mas já começa a ser normal...
Veja bem que isso só nos dá razão, quando há necessidade de cancelar um voo, muda-se logo para a Horta, tal é a facilidade com que tal acontece, já estão todos habituados e até se prefere assim para se chegar a casa no mesmo dia, mas é ao contrário de todas as outras ilhas, para onde quando há cancelamentos, se faz voos extraordinários no dia seguinte.
Ah, e esqueceu-se de referir que a TAP tb não aterrou no Faial Hoje. Mas também já começa a ser normal…
E o regabofe continua nas estatísticas, divulgando sistematicamente as que interessam e omitindo as inconvenientes.
Caro senhor, não foi só hoje que a SATA foi desviada para o Faial. A SATA, assim como a TAP, são desviadas todos os dias do Pico, causando inconvenientes e prejuízos aos utentes.
Só que a verdadeira desculpa raramente é o vento. Ou a falta de passageiros, que o digam as lanchas do Pico.
Adivinhe qual é. Dou-lhe uma pista: branco é galinha o põe.
Ah, e o terço de passageiros vai ser comprovado na estatística real que um dia irá surgir!...
1 AD category for fire fighting CAT 5
CAT 6 - Available by prior arrangements with Airport Director
2
Rescue equipment - In accordance with CAT 6 requirements established in the Table
5.2 of ICAO DOC.9137-AN/898 Part I.
- KIT TIRFOR embarqued in a Crash Tender Vehicle.
- RIB with 8 life rafts for 8 pax’s each, 1 medical first aid KIT, 4 adult
life jackets.
3 Capability for removal of disabled aircraft High stability pneumatic lifting bags
4 Remarks NIL
LPPI
1 AD category for fire fighting Within AD HR: - CAT 5
CAT 6 to CAT 8 - Available by prior arrangements with Airport Director
2 Rescue equipment - In accordance with requirements established in the Table 5.2 of ICAO
DOC.9137-AN/898 Part I.
3 Capability for removal of disabled aircraft NIL
4 Remarks NIL
São diferenças com certeza, assim tão importantes já não sei. E tb não sei o que têm a ver com falta de condições no Pico, afinal cumpre-se com os requesitos ICAO até de CAT 8 se for necessário e o equipamento na tal tabela 5.2 do doc 9137 aumenta com a categoria... De ter ainda em conta que na Horta ambas as aproximações finais são sobre a àgua, e gostava de saber que conforto lhe dão as 8 balsas com capacidade para 64 passageiros no total, quando o maior avião que lá opera leva 156... No Pico ambas as pistas têm pelo menos 2,5 km da final já por cima de terra.
Quanto ao Hospital, estão a referir-se ao centro de saúde, tal como no AIP de Santa Maria o fazem, num aeroporto que recebe com alguma regularidade 747's... Parece que essa questão é mais importante para si do que para a ICAO.
tirfor_winching.htm
As novas aproximações por GPS igualam e superam as suas capacidades, mas essas ainda não sairam do Papel. As que já existem têm minimos mais altos.
e até os últimos aviões que saem de fábrica já vêem equipados com GLS.