Já aqui uma vez escrevi a incentivar as pessoas a voar pelo Pico e nessa altura fui acusado de estar a incentivar o boicote ao aeroporto do Horta. Ora, essa não é a minha intenção, mas a verdade é que se não somos nós a tentar defender a nossa ilha, não são os outros que o vão fazer. Assim, não é porque a defesa do Pico, na tentativa de ajudar o desenvolvimento do seu aeroporto, implica confrontar alguns interesses dos Faialenses, que não o devemos fazer.
Quem tem poderes de decisão nesta matéria só fala nos números, então o que precisamos fazer é mostrar os verdadeiros números a estas pessoas. E como é que fazemos isso? Primeiro, pensei que se todos nós fizéssemos um esforço por voar pelo Pico, mesmo nos dias em que são precisas escalas de algumas horas na Terceira ou S. Miguel, os tais números acabariam por aparecer. Mas tenho que compreender que nem toda a gente pode fazer alguns destes esforços, ainda por cima com agravantes como:
-Escalas da SATA que nem sempre servem o Pico (É quase sempre mais fácil utilizar o aeroporto da Horta se o destino não for Terceira ou Ponta delgada);
-Preços da TAP que para não residentes chegam a ser 100 euros (ou mais) mais caros para quem se aventura a pedir um voo pelo Pico (em relação a um voo no mesmo dia para o Faial);
-Horários que são alterados para o fim de semana, como pedido, mas, para não cantarmos vitória, a uma hora pouco habitual, que pode mais uma vez condicionar a utilização do voo;
-Apenas um voo semanal para Lisboa.
Assim, a realidade é que muita gente continua a ver-se forçada a utilizar o aeroporto da Horta, na sua maioria por limitações nos serviços oferecidos pelo aeroporto do Pico. Como ninguém anda a facilitar que se voe pelo Pico, está na altura de virar a frente de batalha para outro lado. É preciso saber quantos passageiros saem do Pico, por via marítima, com o intuito de apanhar uma ligação aérea no Faial no mesmo dia e quantos chegam ao Pico, por via marítima, tendo chegado por via aérea ao Faial no mesmo dia. Já não são poucas as vozes que pedem um estudo deste tipo e junto-me a elas, porque, depois de estar no papel o que realmente se passa, já não há volta a dar e as pessoas terão de lidar com este assunto doa a quem doer. Seja aos Picarotos, caso se prove que não há razões para termos mais voos, seja aos Faialenses, caso se prove que o seu aeroporto é utilizado, numa escala significativa, por passageiros provenientes do Pico ou com destino ao Pico, sendo de esperar uma redistribuição dos voos.
Todos querem um triângulo mais próximo e unido, mas também torcem o nariz quando é a sua vez de ceder nalgum ponto. Uma dinamização do aeroporto do Pico é benéfica para o conceito do triângulo coeso e próximo, com claras vantagens para a promoção turística desta parte do arquipélago. Será assim tão difícil aceitar a mudança de alguns voos?
Mas atenção, para os mais ferrenhos convém esclarecer que não tenho nada contra o aeroporto da Horta, é muito bom que ele exista e nos tenha servido, ao triângulo, por todos estes anos. Além do Faial, a sua existência beneficia em muito a Ilha do Pico, não há qualquer dúvida nisso, mas os tempos mudam, o Pico tem agora o seu próprio aeroporto, contudo há uma incrível resistência à mudança. Não queremos de modo algum prejudicar o Faial, mas queremos evoluir, e para isso temos de mexer em parte do que se passa no aeroporto da Horta, porque parte do que se passa no aeroporto da Horta é do Pico ou para o Pico. E é preciso quantificar quanto é que é esta parte. Não nos queremos divorciar do Faial, é do interesse de todos nós que os dois aeroportos funcionem em harmonia, complementando-se, mas não podemos ser complacentes com as coisas como estão, pois acredito que estamos a ser bastante prejudicados para que se mantenham interesses há muito instalados.
Assim queremos saber quem são os passageiros do aeroporto da Horta!
Comentários
Aliás em perfeita consonância com o caso que denuncio hoje no meu Blog.
É claro que para querermos melhor para o Pico, não é preciso que isso seja à custa do Faial.
Se no Verão o Faial chega a ter 2 voos por dia, se "perder" um desses voos para que o Pico tenha dois por semana (!) , com passageiros que querem efectivamente vir para o Pico e não para o Faial,quem é que está a prejudicar o Faial?
Rui, eles estão fartos de saber isto, só que fazem ouvidos de mercador e depois armam-se em vítimas. É do interesse deles. Não menosprezemos os faialenses, eles não são nada estúpidos. Assim, como é dos partidos políticos não fazerem grandes ondas para não melindrar eleitorados comuns.
Rui, nesta luta, a sociedade civil do Pico está sozinha e o único caminho é o esclarecimento e o voto em quem, eventualmente, dê a cara por esta luta desigual. Haverá alguém?
Parabéns pelo post.
Abraço
A luta deveria ser por outras razões e não pelo aeroporto,mas essas cabecinhas duras não querem perceber.
Pelo que sei, haverá semanas em que a Horta terá tantos voos como o Pico durante todo o Verão.E VOÇÊS QUEREM FAZER GUERRA ?!?
Tome juizo...vêem S.Jorge andar sem a lamentar? E pelos numeros do Pico até connosco, já dá que pensar qual o vosso futuro.
Não me importo em ir pelo Faial.
O Faial tem de pensar em coisas que façam a diferença, como o porto para cruzeiros e abandonar batalhas perdidas.
Mas, para isso, deve-se aumentar a pista do Faial.
Tudo num espaço de 4 anos. Serão batalhas perdidas???
S.jorge tem os mesmos direitos do Pico...e o Corvo tem os mesmos direitos de S.Jorge...
Todos temos direito a tudo...
Mas está a desviar a conversa.
A questao aqui é esta:
- o Pico tem um aeroporto onde podem operar aviões que façam ligação para Lisboa.
- Há uma ligação semanal
- Há passageiros para mais ligações
- Para que o Pico tivesse pelo menos mais uma ligação semanal, bastava desviar um dos voos da Horta. Esse voo viria maioritariamente com passageiros do Pico e os do Faial que eventualmente nao tivessem voo directo nesse dia poderiam perfeitamente fazer como fazem os do Pico;pagar um táxi até ao porto e atravessar o canal de lancha.
Enjoam? Paciência! Vão à farmácia e comprem Enjoming!
"Pelo que sei, haverá semanas em que a Horta terá tantos voos como o Pico durante todo o Verão"
É mais "pelo que não sabe" : vá ver os voos programados e fale depois.
Falar assim é pecado Sr Padre.
O "bom picaroto" que vá pelo Faial e que faça boa viagem.
Ao "faialense honesto" está a ser injusto com os picoenses que viajam contrariados pelo Faial, mas que lá por isso não fazem publicidade negativa á sua terra, fique descansado.
Essa é uma dedução leviana e sem qualquer base de sustentação.
A não ser que baseie as suas ideias
em algumas bocas nos blogs.
Haja capacidade de obter os dados. Sugiro um impresso (com nome,BI data e nº voo e ainda voo que pretenderiano Pico) e um recipiente selado colocados na Gare marítima da Madalena para quem sai e vai apanhar o avião à Horta e outra na Gare da Horta para quem chegou pela Horta e vem via marítima para o Pico (o pior é se há boicotes ou má-vontade, sobretudo deste lado!)
Um impresso igual e respectivo recipiente nas Agências de viagem, também ajudaria.
Quem tomará esta iniciativa? A Câmara de Comércio do Pico? As três Câmaras municipais? O Conselho de Ilha do Pico? Uma associação de defesa? Pensem na forma de implementar esta ideia.
Não esquecer que quando o Rui diz:
"É preciso saber quantos passageiros saem do Pico, por via marítima, com o intuito de apanhar uma ligação aérea no Faial no mesmo dia e quantos chegam ao Pico, por via marítima, tendo chegado por via aérea ao Faial no mesmo dia." o inverso também tem de ser tomado em conta.
Uma nota para 2 intervenientes: O "bom picaroto" não é do Pico!...
O "padre" está na hora de lutar por S. Jorge, sem denegrir o Pico. Sugiro um bocadinho de clausura.
União e trabalho é preciso! Não vamos esmorecer!
E então Sr.Padre esgotou o seu sermão bairrista?
É realmente de uma pobreza franciscana.
"Ao "faialense honesto" está a ser injusto com os picoenses que viajam contrariados pelo Faial, mas que lá por isso não fazem publicidade negativa á sua terra, fique descansado."
Gosto mesmo desses, comem e calam.
Gostava era que todos os voos p'ra San Miguel fizessem escala no Faial.
Assim, à semelhança dos picoenses que tomam o avião no Faial, nós contribuiriamos p'ra movimentar o aeroporto deles e p'ra que eles possam aumentar a pista.
Sugiro um impresso (com nome, BI, data e nº voo utilizado, origem/destino e destino final, e ainda data e hora do voo que o passageiro pretenderia no Pico) e um recipiente selado colocados na Gare marítima da Madalena para quem sai e vai apanhar o avião à Horta e outra na Gare da Horta para quem chegou pela Horta e vem via marítima para o Pico (o pior é se há boicotes ou má-vontade, sobretudo deste lado!)
Um impresso igual e respectivo recipiente nas Agências de viagem, também ajudaria.
Essas pobres almas não percebem que a inteligência não tem uma horta única na Horta. Há lá inteligentes,menos inteligentes e tolos, como em todos os sítios.
É pena que muitos desses não sejam capazes de argumentar seriamente.
É por essas e por outras que a caixa de comentários de muitos blogs regista grandes recordes de "audiências"...Muita parra e pouca uva.
Quando se pensou em renovar o aeroporto do pico, porque nao aumentaram simplesmente a pista do aeroporto do faial que era bem mais barato?? Ja os antigos diziam ( Um tolo calado passa por discreto). Picarotos, lutem pelo que e vosso e nao percam tempo a discutir assuntos inteligentes com pessoas ignorantes.
Assim, pergunto ao último anónimo como é que era bem mais barato crescer a Pista da Horta? Será que se está a referir ao total das obras? Esse ficou em cerca de 26 milhões de euros, menos de que uma das estimativas para o aumento da pista da Horta em apenas 275 metros!
Se a coisa tivesse sido como quer fazer parecer no seu post, não se teria feito uma pista que impõe limitações ao peso na descolagem de aeronaves do tipo A320.
Vê-se que fala com o coração mas também com a razão, pelos conhecimentos que demonstra...
Que tal aceitar este repto? E já agora o Defensor nº1 podia colaborar? E outros defensores mais.
Eu sou natural do Pico, mas resido fora da ilha. Como é óbvio teriam de ser residentes no Pico e Faial a fazer isso.
Os mais de 26 milhoes gastos no Aeroporto do Pico,comparando com o que poderá ser gasto no Faial,ate poderá ser 50 milhoes,é sempre pior investimento porque não tem retorno nenhum, antes pelo contrário, o prejuizo do Pico vai aumentar.
Já agora mais uma "achega" o Pico á pelo menos 50 anos que é a ilha do futuro.
O comentário anterior é de alguém que me acompanha nesse défice.
O investimentoe faz-se conforme o mercado.
É verdade.Mas a afirmação é curta.
Acho que se faz conforme o mercado existente (para continuar tudo na mesma) ou conforme o que se quer alcançar/mudar.
E os mercados de investimento nao sao estáticos.
No Pico "é sempre pior investimento porque não tem retorno nenhum, antes pelo contrário, o prejuizo do Pico vai aumentar"
Onde fundamenta esta sua teoria economica? No facto de ser do Faial? Só? É muito curto amigo.
.
"O Pico há pelo menos 50 anos que é a ilha do futuro".
Esta é que é uma grande verdade e se os investimentos continuarem a ser encarados como sugere continuará a ser a ilha do futuro em 2.100!
Esse discurso da ilha do futuro ja nao pega. Os picoenses sabem bem que isso foi para os manter iludidos. Mas ja nao vao nessa cantiga.Nao vale a pena irem por aí.
O Pico começa a ser a ilha do presente. E isso começa a inquietar muita gente.Porquê?
Já que o Pico quer andar sempre em guerra com o Faial, São Jorge só tem que aproveitar e trabalhar com o Faial.
Já agora se pudessem me explicar o que é a ilha do presente?
Com que bases se afirma isso?
Ao contrário do que foi exclamado acima, existe "hortenses" com horta... eu tenho e conheço muitos que têm...
Já agora, o acréscimo da pista do Aeroporto da Horta não vão ser 275m mas mais um bocado e a ANA não está interessada em aumentar porque não tem necessidade, pois as necessidades do movimento aeroportuário da Horta, com a operação do A320/319 com mais ou menos limitações de descolagem ESTÃO SATIZFEITAS... A nível ANA, o Aeroporto da Horta não é necessário para mais nada... o ponto fulcral de movimento é PDL, é de lá que podemos viajar para Funchal; Porto; Londres; Países Nórdicos, etc, vocês sabem os destinos que já se consegue com PDL e, para a ANA bem como para a Sata é de todo o interesse que assim o seja, implica mais voos inter-ilhas para ter acesso a essas ligações.
O mal do Aeroporto da Horta passa tb por ter-se gasto dinheiro em acréscimos de gare 3 vezes e mesmo assim consegue entupir em alguns momentos do dia... existe área que deveria ter sido absorvida na última fase de ampliação da gare (toda a zona oeste da aerogare, até à ribeira)...
Já agora e a nível de curiosidade, fui passar 1 fim de semana para o Pico e no sábado passado fui até ao aeroporto buscar o meu irmão, que chegou de PDL. Nesse voo, PDL/TER/PIX, eram 18 os passageiros, 6 deles (incluindo o meu irmão)eram faialenses e 5 apanharam táxi e fretes maritimos para o Faial.
Bem haja...
Já foi dito em outros comentários, era necessário "descentralizar" PDL em prol do triângulo, pois aí é que está o entrave tanto para o Pico como Faial.
Em vez de se fazer esforços para mais ligações semanais a LIS, porque não se concentrar esforços para ligações semanais a Boston, Toronto ou, Providence... Claro era necessário o tal acréscimo de pistas para poder operar os A310, mas seria um cenário muito engraçado pois emigrantes do triângulo nos EUA são muitos.
Força S.Jorge...
Como é que explica uma grande discrepância de voos tanto para LIS, TER, PDL, em que o Faial tem 2 por dia para Lisboa e 1 vez por semana para o Pico ou 4 voos por dia da TER/PDL-HOR-TER/PDL e somente 1 para o Pico, sabendo que estas duas ilhas tem quase a mesma população?? E depois vem o argumento que São Jorge tem menos população mas tem tanta quantidade de passageiros de e para esta como o Pico!!! Pois estes saem pela Terceira e as outras ilhas também
"É assim!!!!!!" a realidade
O que não se percebe é a razão porque o movimento de passageiros por via aérea está a descer e não é por falta de aviões pois a ocupação é inferior a 50%.
Também o argumento de ter população semelhante para justificar ter tantos vôos como o Faial não serve,porque não é a população que origina 200.000 passageiros por ano no Faial contra cerca de 60.000 no Pico!!!!!!
Talvez seja a falta de camas, mas com tão poucas e para realizar obras ainda fecham em simultâneo os poucos hoteis que existem,por favor, não culpem o Faial!!!
Não sei qual é a vossa fixação com a descida nas chegadas em 182 passageiros de 2006 para 2007 no Pico. Basta dizer que em 2005 chegaram por via aérea ao pico 23319 passageiros contra 27509 em 2007 para se verificar que a tendência geral é de subida, como aliás tem sido em todos os aeroportos da região, sendo ainda que no primeiro trimestre deste ano verificou-se um aumento de 12% nas chegadas ao Pico por via aérea.
Já agora dou-lhe a fonte destes números, que foi o portal de estatística da região que pode visitar em http://estatistica.azores.gov.pt
para que não se fique com a ideia de que estou apenas a lançar números para o ar, como fiquei com os seus 50% de ocupação.
Quanto às camas, será que um diferença para quase o dobro (1,8 vezes) da capacidade em hotelaria tradicional entre o Pico e o Faial é que justifica quase o quádruplo (3.5 vezes) do movimento aéreo?
Mais uma vez, isto a números de 2007 com o Faial a dispor de pouco menos de 800 camas em hotelaria tradicional e com 95725 chegadas, e o Pico com pouco mais de 400 camas e as tais 27509 chegadas...
Quanto à redução de camas este ano, só posso concordar que tem de ter sido mal pensada.
Eu sei, os políticos não ajudam, estão enfeudados a interesses partidários que podem colidir com o interesse das populações, e receiam afrontar os seus chefes, quando tomam más decisões (como a passagem do voo da TAP para o Sábado). E depois há que não se opor demasiado a interesses de alguns, pois lá se vai o voto. Há que jogar em dois tabuleiros e "dar uma no cravo e outra na ferradura" para manter o "lugarzinho" no posto dourado.
É preciso alterar este estado de coisas. A contagem sugerida neste Post era um fundamental primeiro passo. Mas como muitas boas intenções irá, com certeza, parar ao "inferno".
Tentei divulgar a ideia o mais possível junto de entidades e associações , mas não vejo ninguém a mexer-se. Há medo também? Ou comodismo? Receio, como já disse, que se perca.
A não ser que se convoquem para uma manifestação os amigos e conhecidos por SMS, como o fizeram os professores (mas esses tinham sindicatos e representates de classe actuantes).
Lutar contra moinhos de vento, qual D. Quixote, servirá para alguma coisa?
Muito desiludido
Vosso - Defensor nº 1 (para já com pouca companhia na luta)
Ilha do Pico Vôos TAP
Total de Passageiros Embarcados e Desembarcados 9.207
em 114 vôos- média por vôo 80 passageiros
Taxa de Ocupação..... 50%
Como vê, não são números para o ar!!!
De qualquer maneira as suas contas dão 50% são em relação a quê? Só me pode dizer que a média de ocupação é de 80 lugares por voo, ida e volta, não sabe que aviões fizeram esses voos não me pode dizer qual foi a sua ocupação.
Por exemplo, fazendo a mesma conta para os números de 2007, disponíveis no tal arquivo, temos cerca de 38 passageiros por voo a chegar ao Pico, e 41 pelo Faial. De que é que lhes servem estes números se não sabe quantos voos foram operados pelo ATP, pelo Dornier ou pelo A320 para calcular a ocupação?
Por isso, as minhas desculpas.
Agora que percebo que os 50% a que se referiu são só em relação aos voos TAP, tenho a acrescentar que não acredito que esse número decresça com mais um ou dois voos semanais para o Pico, mais voos poderiam mesmo aumentar a taxa de ocupação, devido à flexibilidade que dariam aos passageiros de e para o Pico, diminuindo bastante a necessidade de optar por voos da Horta, como ainda acontece quase da mesma forma que quando não havia o voo directo.
De qualquer modo, para que a taxa de ocupação fosse superior aos actuais 50% com a introdução de mais um vôo semanal, era preciso que viajassem para o Pico mais do
dobro do que actualmente acontece!!
E correndo o risco de parecer chato com mais esta achega, segundo o relatório de contas da SATA aeródromos de 2006, realizaram-se 24 voos de A319 e 92 de A320 para o Pico. Segundo o site da TAP, os A320 da sua frota têm 156 lugares e os A319 132, o que dá uma oferta de 17520 lugares durante o ano. Estamos a falar em ida e volta. Com os tais 9207 passageiros transportados ficamos com uma média de ocupação de 52,5%. Portanto dentro do que o Padrinho disse.
Não é uma média muito boa, mas não é também extremamente má e é certamente melhor que os 40% de que se falava à algum tempo atrás, ainda por cima porque se contarmos com os lugares ocupados pelos passageiros de e para a Terceira ficamos com uma ocupação na ordem dos 75%. Ou seja, o voo Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa como um todo nem está nada mal.
E os números só do Pico são bem melhores que os resultados do voo para Santa Maria, que em Agosto até já vai ter direito a voos sem escala em Ponta Delgada.
17.520 lugares oferecidos
11.205 lugares ocupados
Taxa de Ocupação 63%
Taxa de ocupação artificial 75% com os mesmos passageiros a serem contados duas vezes.
Tivemos uma oferta de 17520 lugares, dá 8760 para cada lado.
No voo de Lisboa para o Pico vieram 5037 passageiros para o pico mais 1998 para a terceira, logo os voos trouxeram até ao pico 7035 passageiros, o que totaliza 80,3% da oferta. No regresso embarcaram no Pico 4170 passageiros, mais os 1998 da terceira que no pico não ficaram, logo totalizando 6168 passageiros no voo Pico Terceira ou seja ocupando 70,4% dos lugares.
Assim a média de lugares ocupados à chegada e saída do TAP no Pico foi de 75% bem reais, porque se os assentos estão ocupados não se pode lá sentar mais ninguém, e no limite, se um voo vai cheio mas só 1 passageiro é do Pico, não deixa de ir cheio e não se pode lá meter mais ninguém.
Tem um avião com 100 lugares, 99 vão para a Terceira, só pode embarcar um passageiro do Pico em Lisboa e outro no Pico, porque os restantes lugares estão sempre ocupados. Assim a ocupação geral é de 100% mas para o Pico é de apenas 1 %. Não é raro não aceitarem mais reservas porque um voo está cheio quando afinal só 50% vão para o Pico. Logo isto afecta a média do Pico, e as contas acima feitas são totalmente válidas.
Se não querem ver isso porque não dá jeito, paciência, não tenho que me explicar mais.
Mas mesmo com os trânsitos a contar duas vezes não conseguem mais do que 75% de ocupação!
Há aqui qualquer coisa que não bate certo!!!!
Penso que dei a entender um pouco como vai o desenvolvimento açoriano resumidamente... Falando concretamente das ilhas fronteiras, devo dizer que, e mais uma vez, a obra de ampliação do aeroporto do Pico poderá ter vindo em boa hora, mas os efeitos tão desejados nem sempre apareçem de um momento para o outro. É certo que ja passaram 3 anos, mas só se fala em aeroporto e mais aeroporto!!!! Quero que me falem em investimentos na ilha, o que há para mostrar ao "mundo"??? Num post falaram das obras emblemáticas do Faial, que mais marcam a actualidade...é verdade que as tivémos e vamos tendo, e é verdade que num espaço de 4 anos conseguiu-se muito, mas era eu ainda de tenra idade, e ja la vão pelo menos 20 e poucos anos e ouvia falar de escola secundária nova, da variante, da ampliação do aeroporto, de um hospital grande, de marina e porto em condições, etc, etc, e o que é certo e no que me toca, fiz toda a mha vida escolar no velhinho liceu, mas passados 28 anos ter nascido, finalmente temos novo liceu. Não tenho nada contra o Pico e nunca tive, como já o demonstrei em outros blogs, mas por favor, lutem por aquilo que é sensato. A SATA Air Açores, voa para o Pico, mas já pensaram se a TAP não voasse? A TAP não é do governo açoriano, mas sim a SATA, e por acaso chegaram-se à frente para realizar voos com os seus A320?? NÃO!!! E suponho que sabem porquê. Quero e desejo que o Pico venha a ter voos mais regulares, tal como o Faial, pois como todos sabem é uma situação benéfica para todos. A TAP já o afirmou várias vezes que não tem intuito de alargar os seus voos para o Pico, e não é por causa do Faial ou da sua população, mas sim por causa da politica do governo e se tiver errado que me corrigam, mas não seria benéfico fazer-mos todos força para que se abram "portas" a novos concursos públicos a toda a companhia que queira voar para os Açores do que vivermos num estado de ansiedade ao ver o combustivel ficar mais caro, os preços das passagens subir, a SATA e TAP fazerem de nós os seus fantoches com o governos dos Açores a apoiar na rectaguarda e andarmos constantemente a mandar pirotos de uma margem para outra do Canal?????
Bem Hajam
Porque não tirar um avião de Ponta Delgada e termos mais um voo a operar no Pico?
Seria benéfico para todos...
Sem ter dados oficiais, inclino-me mais para o primeiro.
cumprimentos,
gerson silva
- Os voos da TAP para o Pico andam muitas vezes acima dos 100, os voos para a horta tb andam por vezes abaixo dos 100.
- Alguns (bastantes) passageiros dos voos de Lisboa para o faial acabam ou começam a sua viagem no Pico. Vão pelo faial porque não há outra alternativa.
- A pista do Faial foi inaugurada com 1500 metros, já foi aumentada uma vez para o actual comprimento.
- A Pista do Pico cresceu duas vezes, uma no começo dos anos 90 porque era muito pequena para os ATP's e outra em 2005 porque era muito pequena para os A320. Ficou do tamanho que tem, porque bairristas como o senhor iam ficar muito lixados se ela ficasse significativamente maior que a do Faial.
- Não se põe a vida de ninguém em risco para se aterrar no Faial, se assim fosse não se operava, o que acontece isso sim são restrições que reduzem a operacionalidade das aeronaves, de modo a que possam operar de forma segura nas condições existentes.
- Não é possível instalar ILS no Faial por constrangimentos do terreno