Como não podia deixar de ser, houve tempo nas férias de Natal para umas visitas ao aeroporto, e para começar bem encontrei este milhafre a "atravessar a estrada". Parou no poste o tempo suficiente para a foto, e aqui está ela, porque afinal os milhafres também voam!
No que toca aos aviões, não consegui grandes fotos, mas ficam aqui o TAP de 25 de Dezembro na final da 09, o TFJ com um tom cor de rosa das luzes de fim de pista, o A319 que inaugurou os movimentos de 2008, e finalmente a minha boleia para a Terceira a estacionar na posição 1.
No que toca aos aviões, não consegui grandes fotos, mas ficam aqui o TAP de 25 de Dezembro na final da 09, o TFJ com um tom cor de rosa das luzes de fim de pista, o A319 que inaugurou os movimentos de 2008, e finalmente a minha boleia para a Terceira a estacionar na posição 1.
Comentários
http://basaltonegro.blogspot.com/
O padrinho vê (Sabe) tudo.
Afinal, a entidade que deveria certificar e não o fez, tem uma cara, tem um responsável, tem uma tutela ou é puramente virtual?
nos dias de vento Sul, com mais de 20KTS!!!
Mas tenho resposta para essa, um milhafre é bem melhor que umas dezenas de gaivotas ou pombos que se vêm pelas redondezas da pista da Faial de vez em quando. Faz de graça o trabalho que é pago em Lisboa a um falcoeiro.
Cabecinha pensadora!...
http://www.petitiononline.com/PicoTAP/
A Tap é uma empresa pública/privada e tem fechado destinos com o dobro do movimento do Pico.
Não veem que com estes governos Açores e Nacional a esquerda socialista está a desmantelar o Estado social. Ainda não perceberam?
A quem serve esta petição quando me parece não terá peso suficiente, embora tenha um numero significativo de assinaturas, para alterar um concurso europeu de destinos ou alterar a cabeça dura destas maiorias de esquerda governando â direita
S.Jorge ainda lá vai, mas a Graciosa!!!!!
e se as câmaras do pico encomendassem um estudo estatístico sobre o destino final dos passageiros da ligação Lisboa-Horta?
três simples perguntas:
1 - é natural dos açores? se sim de que ilha?
2 - qual o seu destino final?
3 - concorda com o aumento de ligações semanais Lisboa-Pico?
sendo esta última apenas para calar quem diz que a má vontade está do nosso lado do canal.
Seria bom este estudo para confrontar com as infames estatisticas com que se defendem os que atacam o aumento de ligações.
o problema é mesmo pôr as nossas câmaras a mexerem-se no lugar de se sentarem à sombra das promessas do secretário regional da economia.
"O empreendimento agora lançado a concurso pela SATA Aeródromos foi anunciado em meados de 2007 pelo presidente do Governo, Carlos César, que o classificou como “primeiro passo para a internacionalização” da infra-estrutura."
Depois das obras prontas também queremos a TAP.
Por uma questão de equidade e justiça!!!!
Quanto à questão de São Jorge; Graciosa; Flores...acho que entre sao jorge e graciosa o que deveria ter a TAP devia ser São Jorge pelo simples facto de os jorgenses nao apanharem o barco para a Horta como os picoenses mas sim apanhamos ATP para a terceira o que danos um gasto com cerca de 150€ a mais e tambem mais estadia etc etc...sim os da graciosa e a mesma coisa, mas visto que no lado norte da ilha de sao jorge esta a ser feito um porto para ter ligaçoes de barco directas com a ilha da graciosa, resolver o problema a estas duas ilhas...agora fica a cargo do governo, mas se pensarem bem chegam a esta conclusao visto que a graciosa tambem nem metade da pop. de sao jorge tem, visto que sao jorge ja esta a bater os 12500 Habitantes. Abraços para todos...e gostava de conhecer esse "Pai".
Normas de segurança que acabam de ser publicadas no AIP Portugal
O documento, que rege a segurança aeroportuária e tem valor universal, proíbe a operação no Pico, de qualquer tipo de aeronave, com ventos de Sul (150º a 230º) superiores a 20 nós (37 quilómetros/hora).
O limite para a operação no aeroporto é de 40 nós, com ventos dos quadrantes Norte e Oeste. Nas restantes direcções, o limite varia entre 30 e 35 nós.
As medidas de segurança adoptadas são justificadas pela existência da montanha do Pico, no sector Sul do aeroporto, que provoca variações de vento com implicações nas operações de aterragem e descolagem.
Os limites de vento são obrigatórios para qualquer tipo de operação, quer estejam envolvidos aviões ATP dos voos internos da SATA ou os Airbus que a TAP utiliza na ligação do Pico ao continente.
Além da intensidade do vento, o AIP Portugal anota limitações à operação que têm a ver com ventos cruzados e turbulência na proximidade da pista e com o facto da operação não ser controlada no aeroporto
E com esta está tudo dito
Não vale a pena lamentar.
Quando se projecta obras desta envergadura é que deve estar atento a todos os pormenores que podem vir a prejudicar a infraestrutura neste caso o aeroporto do Pico.
Sobre serem proibição/obrigação, como já têm sido bastante discutido por aqui, falta esperar para ver se nas cartas dos operadores vão aparecer como tal, pois até aqui tem sido como podem ver, não foram feitos estudos novos que suportem as limitações que são as mesmas de há muitos anos e não acredito que as coisas mudem só porque, finalmente, as informações sobre o aeroporto estão no AIP, mas esperemos para ver.
É por esse tal vento Sul que só temos um voo semanal. E é à Terça-feira por que esse é o único dia que o vento está noutro quadrante.
E lá vão ter que aumentar a pista do Faial. Tudo para que os picoenses possam andar na TAP.
Espera aí, se o problema é o mau tempo, marque-se três voos para o Pico e três para o Faial. Depois, e em caso de o tempo não permitir, recorra-se ao outro aeroporto alternativo.
Bem haja o INAC que finalmente pôs ordem nesta pouca vergonha.
Esperemos que, com esta desvalorização operacional do Aeroporto do Pico, devido ao "tal vento Sul",percebam que o aumento da pista do Aeroporto da Horta é uma mais valia em Segurança, para toda a humanidade.
O Padrinho só dá bons conselhos!!
Como dizem em S. Miguel: Caguei-te Mariano!
E depois o padrinho, sempre o padrinho!... Como se o aeroporto da Horta fosse o melhor que temos nas Ilhas. Faz-me lembrar um colega que afirmava que a cerveja "Sagres" do Alberto era muito superior à do Café do Sr. Edmundo.
Porque será?
Porque o Padrinho só diz a Verdade.
O Padrinho não faz comparações com o Pico,mas temos que reconhecer que o Aeroporto da Horta não tem as Limitações do Pico!!!!
Também por não ser o melhor que temos nas ilhas é que precisa de ser aumentado!!!
O Padrinho só dá .......
Com muita estima pelo trabalho em prol dos aviôes no Pico, aqui vai uma sugestão: criar um post dedicado às queixas e reparos sobre o voo TAP para o Pico.
Aqui vai um: como é que não se consegue confirmar voo para o voo extra do dia 26 de Janeiro Pico-Lisboa?
A TAP pô-lo à venda na rede de agências de viagem? É que deve ter poucos passageiros... mas não se cinsegue confirmação...A quem interessa isto?? Para depois alegarem que não há ocupação???
(podes mudar comment para o novo post... se achares bem...)
Se a questão do combustível é penalizadora para os terceirenses que tem que vir ao Pico (coitadinhos!...) também o é para os Picoenses que tem que beijar solo terceirense na saída. Então, resolva-se o problema, que não é difícil! Tanques já existem... Será que a viatura para transportar o combustível está a ser construida em Marte? Se houvesse vontade já cá estaria! E com mais voos já seria mais utilizada...
A irritação está a crescer!!!!!!!
Abençoado INAC que nos livrou das "quedas" com vento Sul no Pico.
Pobres e mal agradecidos. Se não fossem os passageiros em trânsito para a Terceira a ocupação do vôo,(que anda nos 50%) vinha para metade.E ainda queriam mais vôos?
Podem esperar sentados!
O Aeroporto que quer crescer também as tem. E Severas: num raio de 120 graus do quadrante Norte - 310 a 070 - máximo 25 nós. E o sul também tem um sector de máximo 30 nós. Será o segundo aeroporto regional mais penalizado? Dá vontade de mandar o padrinho ao outro lado ... do mar!
O terceirense deve achar que a turbulência na aproximação às Lajes é doce embalo para bebé e considera que o Pico é que é mau. Sustos já os passei na Terceira em muitos dias...
Ele não só grita alto e em bom som, como goza divertidamente com aquilo que os seus pares tão sabiamente têm escondido – só assim foi possível sustentar tamanha patranha!
Imaginemos agora, os nossos comentários sem um “inimigo” omnipresente. Com todos nós a concordar uns com os outros e a lamentar o nosso triste fado. Conseguiríamos ser tão criativos e tão determinados na defesa dos nossos direitos?
Julgo que não. O mais certo era bocejarmos de tédio e desistirmos...
Foi com base neste raciocínio que eu previ que o padrinho, com muita pena minha, nos iria abandonar mais cedo ou mais tarde. Era só o tempo de ele perceber aquilo que os seus conterrâneos já estão fartos saber: para bem do aeroporto faialense esta questão deveria ser abafada e não discutida.
Enganei-me redondamente. Não ao duvidar da inteligência do “nosso” padrinho, permita-me que o trate assim, por “nosso” padrinho.
Mas por não ter percebido que ele, afinal, quer é uma boa discussão e que se lixe o sigilo faialense.
E assim, acho que, involuntariamente, o nosso maior opositor é mesmo o nosso melhor amigo.
Força padrinho, força briana, que a voz nunca vos doa!
Rezem para que o combustível nunca fique pronto, porque sem os passageiros para a Terceira, os aviões ficam às moscas.
Cambada de idiotas...
Descanse lá que depois do abastecimento do combustivel ficar pronto, nós paramos aí p'ra comprar umas pipiocas.
E deixar as moscas, especialmente as tontas que hão de gostar de certas companhias.
Também não quer ver que sem os passageiros do Pico,os voos do Faial também andavam muito por baixo??
Que mal há em trazer para o Pico mais voos, mesmo que os "senhores" do Faial tenham que vir para cá de vez em quando, da mesma forma que os passageiros do Pico têm sido obrigados a atravessar o canal quase sempre?!
Atravessem agora os "senhores" de vez em quando e no outro sentido!
Irra, que esta de uns serem sempre senhores e os outros escravos tem de passar!
Em Amesterdão, Pico Island is the best.
Era mesmo preciso?
Permita que lhe sugira que tente moderar o “debate” que ultimamente tem sido promovido neste seu espaço. O blog que inicialmente se apresentava interessante (ou pelo menos prometedor) para a leitura e/ou discussão séria de, fundamentalmente, questões relacionadas com a componente “técnicas da aviação” e spotting (fundamentalmente e bem, na ilha do Pico), deu lugar a uma pobre “troca de galhardetes” bairristas e em alguns casos, pouco inteligíveis argumentos.
Cumprimentos,
Geographus
Com alguma sorte tive o prazer de "cheirar" um pouco desse estudo, que daqui a algum tempo será publicado.
Lamento aqui informar, mas as previsões não são boas para o Pico...
O que muitos aqui tentam defender, o estudo contradiz.
Os voos para o Pico "sobreviveriam" se as tais equipas se mantivessem a jogar nos nacionais durante toda a vida.
A quebra de passageiros para a Horta varia entre 10 a 20 passageiros por semana.
Segundo as informações recolhidas há dias em que não há passageiros a viajarem do Pico pela Horta, existindo nesses dias um grande fluxo via Terceira.
Creio que o problema do Pico está um pouco longe de ser o Faial.
O problema do Pico está no seu tipo de passageiros e na frequência que os mesmos viajam.
Tenham mais consciência naquilo que discutem, tenham em consciência muitas outras realidades, e por favor deixem-se de bairrismos.
Não nos interessa nada saber quantas pessoas voam a menos pela Horta por causa de um voo semanal à terça pelo Pico! Queremos saber quantas pessoas usam regularmente os voos da Horta e têm destino/origem Pico.
E esse, porque é que ninguém faz esse?
Se quer numeros temos este:
.1 Os voos (no Inverno IATA) de PDL e TER da Air Açores para o Pico têm uma média de 20 lugares ocupados.
.2 Os voos da HOR para Lisboa tem uma ocupação média (tambem no Inverno IATA) de 50%.
.3 Os passageiros do PICO se vão para Lisboa via Horta, são ( "tontos" no bom sentido claro), porque têm de pagar uma viagem no cruzeiro sem necessidade nenhuma. Podem ir via TER ou PDL pelo mesmo preço de um HOR-LIS, PIX-LIS, PDL-LIS, TER-LIS ou mesmo um SMA-LIS.
Estes são os numeros que existem, não existe nenhum estudo sobre quantos passageiros vão do Pico via Horta.... ou andaram a fazer inqueritos na Horta?????? é que a informação das reservas da SATA e Agencias de Viagem não é suf.
Bem Haja a todos e vivam os Açores.
Para finalizar: Sábado de carnaval, voo LIS/HOR. Será que alguém nos sabe dizer quantos passageiros embarcaram, tendo como destino final o Pico?
Aproveitem bem esta quadra e divirtam-se à brava.
Beijos e abraços.
Por outro lado, o movimento de passageiros nao justifica mais voos e todos sabem que durante a época de verao todos os ditos turistas que vêm para o Faial, passam pelo Pico, logo, também precisam de infraestruturas hoteleiras e toda a logistica envolvente.
Gosto muito do Pico, é uma terra com muitas potencialidades, mas deixem o Faial de parte porque o Faial nao é a razão dos vossos problemas, mas sim o facto de existir uma rivalidade concelhia interna que nao vos beneficia em nada.
Cumprimentos: Pires
O Hospital mais próximo fica no Faial. Se alguma vez a TAP divergir para o Pico é para beneficiar da proximidade do Faial e possibilidade dos passageiros chegarem ao destino no mesmo dia. Se for para ficarem de noite mais vale a continuar a divergir para Ponta Delgada e Terceira como acontece agora. De qualquer forma penso que Santa Maria têm menos camas que o Pico, e o seu aeroporto serve de alternante para aviões como o B747, que podem transportar mais de o dobro dos passageiros que transporta um A320.
Já agora digo também que o hospital mais próximo de Santa Maria, onde aterram mesmo alguns aviões em emergência, é em S. Miguel, bem mais Longe que o Faial do Pico e com muito menos ligações.
Mas já agora espero contribuir para boa troca de conhecimentos e não para incêndiar bairrismos.
Apenas tento chamar atenção que num aeroporto não é só fazer elevados investimentos porque depois tem elevados custos de manutenção,e quando o aeroporto do Pico foi o unico a descer o nº de passageiros isto dá muito que pensar...e vale a pena um novo parque de combustíveis para um abastecimento por semana(não acredito que aconteça reabastecimentos no Pico porque o combustível na terceira é mais barato...