Velhas notícias?

No site do Governo Regional pode ler-se a seguinte notícia:

" Governo aprovou plano da SATA para investimentos de 11 milhões de euros em aeródromos

O Governo Regional aprovou um plano de investimentos da SATA - Gestão de Aeródromos, SA, que prevê a aplicação de 11 milhões de euros na realização de obras e aquisição de equipamentos para as estruturas aeroporturárias das ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa, Flores e corvo.

O documento, aprovado no Conselho de Governo de terça-feira, contempla, nomeadamente, a compra de viatura follow me para os aeroportos do Pico, S. Jorge e Graciosa, a instalação de ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos) no Pico, a aquisição de uma viatura de combate a incêndios para a Graciosa e a construção do parque de estacionamento do aeródromo de S. Jorge, bem como a aquisição de uma ambulância para este último. "

À primeira vista parecem excelentes notícias, mas o que acho estranho é que todas as obras e aquisições previstas já constam na Resolução do Conselho do Governo n.º 186/2005 de 24 de Novembro de 2005 que aprova o plano de exploração da SATA Gestão de Aeródromos para 2005/06. Afinal as obras de movimentação de terras para a instalação do ILS já começaram à pouco mais de uma semana!

E com todos estes atrasos e burocracias fico é cada vez mais preocupado com o combustível, porque em Fevereiro de 2006 já se falava oficialmente no ILS para o Pico no plano regional anual, mas até agora não se sabe nada palpável sobre o combustível, que considero ser mais urgente que o ILS para o bom desenvolvimento do nosso aeroporto. Sem combustível somos dependentes de uma escala, reduzindo as hipóteses de mais voos, sem mais voos não há interesse comercial em investir na instalação do combustível...

Comentários

Anónimo disse…
Voos extra da Tap para o Pico às Quintas-feiras dias 19 e 26 de Julho e 2, 23 e 30 de Agosto ??????
??????????????????????????
com partida de Lisboa às 06:30 da manhã e chegada ao Pico às 08:05!!!

in http://www.tap-airportugal.pt/portal/v10/PT/jsp/horariosReservas/reserva.jsp?ADRESS=http%3A%2F%2Fwftc2.e-travel.com%2Fpl%2Ftapv7%2FPO%2FTimeTableServlet&PAGINA_PARTIDA=TIME_TABLE&siteFlag=PT&addressFlag=http%3A%2F%2Fwww.tap.pt%2F%2Fportal%2Fv10%2FPT%2F&nParam=9¶m0=LANGUAGE%3DPO¶m1=SITE%3DTAZ¶m2=TRIP_FLOW%3DYES¶m4=B_DATE%3D20070701010¶m6=E_DATE%3D20070701010¶m9=EXTERNAL_ID%3DTAZ¶m3=B_LOCATION%3DLIS¶m5=E_LOCATION%3DTER¶m7=TRIP_TYPE%3DO&comboDiaPartida=1&comboAnoMesPartida=7&comboTempoPartida=010¶m8=ARRANGE_BY%3DN
Rui Medeiros disse…
Obrigado pela chamada de atenção, antes tarde do que nunca, estava a ver que este Verão ia ser uma regressão em relação ao ano passado.
Anónimo disse…
Pergunta de quem não percebe muito: o maior avião que a Sata tem (o A310) pode aterrar no Pico ? A iluminação da pista do Pico já está certificada, já se pode aterrar à noite (vôos comerciais) ? A gare já tem os equipamentos que lhe faltavam e que estavam prometidos para Fevereiro (balcôes de checkin, passadeiras para as malas, etc) ? Desde já obrigado pelas respostas que souber dar e continuação de bom trabalho com o blog e estudos.
Anónimo disse…
Bem e esta promessa dificilmente vai ser comprida não é:
http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-gacs/noticias/Pico+vai+ter+dois+voos+semanais+da+TAP+no+pr%C3%B3ximo+Ver%C3%A3o.htm?lang=pt&area=ct

Não há sinais dos tanques de combustível... :(
Rui Medeiros disse…
Um A310 pode aterrar no Pico. Mas não servia de nada, porque seria extremamente penalizado pelo comprimento da nossa pista. Ou seja, é possível aterrar lá um A310, mas o seu peso teria que ser reduzido limitando o alcance e/ou o payload, seria uma coisa bonita de se ver mas sem hipóteses de ser economicamente viável. Não tenho os dados comigo para lhe puder dar os valores exactos das penalizações mas são severas. Aliás já o A320 opera com penalizações! O maior avião que poderá ter uma operação rentável no Pico será provavelmente o Boeing 757, mas também já com um alcance limitado.
A gare já está praticamente pronta, só notei a falta do sistema de informações de voos quando embarquei a 10 de Abril.
Quanto ás luzes, já vou escrever um post sobre o assunto.