Segundo consta os voos da TAP para o Pico têm já lista de espera até Agosto. Para a maioria dos Picarotos isto não é surpresa, só as companhias aéreas parecem ignorar a proximidade entre o Pico e o Faial, e por conseguinte, o grande numero de passageiros com origem ou destino Pico que voam de e para Lisboa via Horta.
Assim, quando se fez o concurso para as ligações aéreas dos Açores ao Continente que agora vigora, o Pico foi contemplado com a obrigação de apenas 1 voo semanal, que ainda pode ser feito com escala na Terceira, já que nas estatísticas praticamente ninguém voava do Pico para Lisboa.
Agora anda o voo cheio, e como ninguém é obrigado a voar mais que uma vez por semana ao Pico, a coisa fica mesmo assim.
Deixar de se fazer escala na Terceira não é para já uma opção, afinal não há combustível no Pico. Entretanto já se está a tratar disso, mas porque não se resolveu esta questão mais cedo, afinal já se sabia que a TAP precisaria de reabastecimento, e esta deve ser agora a nossa primeira prioridade.
Depois, desde as primeiras reivindicações por mais voos que a TAP diz não ter disponibilidade de aviões para mais frequências semanais, mas entretanto faz 2 voos diários para a Horta. Se houvesse boa vontade não será possivel fazer alguns destes voos escalar o Pico? Afinal seria só mais uma hora no ciclo do avião, não acredito que não tenham nem disponibilidade para isso. Se isto chegasse a ser proposto talvez argumentassem ainda a falta de condições operacionais no Pico para que os voos passassem a ser mais regulares, afinal ainda está muito por concluir. Assim penso que a nossa batalha neste momento deveria ser pela conclusão rápida de tudo o que falta acabar, e pela inclusão de mais voos obrigatórios nos termos do próximo concurso público das ligações aéras para a Região.
Já está provado que a ligação Pico-Lisboa tem pernas para andar, ainda para mais com a ajuda dos grupos desportivos, bem como muita coisa que ainda pode ser feita em termos de pacotes turísticos, mas para já, e não esqueçendo a reivindicação por mais voos, o mais importante será acabar de criar todas as condições necessárias ao bom funcionamento do aeroporto.
Assim, quando se fez o concurso para as ligações aéreas dos Açores ao Continente que agora vigora, o Pico foi contemplado com a obrigação de apenas 1 voo semanal, que ainda pode ser feito com escala na Terceira, já que nas estatísticas praticamente ninguém voava do Pico para Lisboa.
Agora anda o voo cheio, e como ninguém é obrigado a voar mais que uma vez por semana ao Pico, a coisa fica mesmo assim.
Deixar de se fazer escala na Terceira não é para já uma opção, afinal não há combustível no Pico. Entretanto já se está a tratar disso, mas porque não se resolveu esta questão mais cedo, afinal já se sabia que a TAP precisaria de reabastecimento, e esta deve ser agora a nossa primeira prioridade.
Depois, desde as primeiras reivindicações por mais voos que a TAP diz não ter disponibilidade de aviões para mais frequências semanais, mas entretanto faz 2 voos diários para a Horta. Se houvesse boa vontade não será possivel fazer alguns destes voos escalar o Pico? Afinal seria só mais uma hora no ciclo do avião, não acredito que não tenham nem disponibilidade para isso. Se isto chegasse a ser proposto talvez argumentassem ainda a falta de condições operacionais no Pico para que os voos passassem a ser mais regulares, afinal ainda está muito por concluir. Assim penso que a nossa batalha neste momento deveria ser pela conclusão rápida de tudo o que falta acabar, e pela inclusão de mais voos obrigatórios nos termos do próximo concurso público das ligações aéras para a Região.
Já está provado que a ligação Pico-Lisboa tem pernas para andar, ainda para mais com a ajuda dos grupos desportivos, bem como muita coisa que ainda pode ser feita em termos de pacotes turísticos, mas para já, e não esqueçendo a reivindicação por mais voos, o mais importante será acabar de criar todas as condições necessárias ao bom funcionamento do aeroporto.
Comentários
Aproveito para vos perguntar: no aeroporto do Pico existe um "loader" (elevador de ULD, contentores e paletes)para servir o voo semanal da TAP (ficando seis dias parado por semana) ou é praticado algum estratagema alternativo para movimentar a carga dos A320-319 ? Estive a ver as v. fotografias mas não consegui encontrar um resposta para isto. Saudações.