tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post7470217883778993499..comments2023-09-09T08:10:12.275+00:00Comments on O Pico e os Aviões: FAP no PicoRui Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-61964485652245391182013-06-16T08:57:33.125+00:002013-06-16T08:57:33.125+00:00O Pico tem uma aproximação por instrumentos à pist...O Pico tem uma aproximação por instrumentos à pista 27. Os mínimos de CAT A e B são 896 pés e 2500 metros de visibilidade, CAT C 916 pés e 4600 metros de visibilidade.<br /><br />O Faial tem duas aproximações, a NDB DME à pista 10 tem mínimos de 719 pés e 1500 metros para CAT A e B, 909 pés e 2000 metros para CAT C.<br />O Circling baseado no HT tem mínimos de 562 pés e 1500 metros para A, 1600 metros para B e 762 pés 2400 metros para C.<br /><br />O Q200 é um B, o Q400 não tenho a certeza mas parece que pode usar mínimos de CAT B e o A320 é C. Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-10838306767793388232013-06-15T19:19:27.314+00:002013-06-15T19:19:27.314+00:00Só vi o metar simples não tinha visto o completo. ...Só vi o metar simples não tinha visto o completo. Certo então assim fez sentido voltar a Lisboa.<br />Qual é o limite minímo para fazer aproximações tanto no Pico ou Faial, com o Dash 200, Dash 400 e o A310 ou A320?<br />joaonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-91177117005504941112013-06-15T16:27:17.178+00:002013-06-15T16:27:17.178+00:00LPHR 150930Z 27008KT 9000 FEW002 BKN004 19/18 Q102...LPHR 150930Z 27008KT 9000 FEW002 BKN004 19/18 Q1021<br /><br />O TAP fez uma aproximação ao Faial, Borregou e foi para a espera. BKN004 quer dizer que o teto está a 400 pés, o que é abaixo dos mínimos das aproximações ao Faial.<br /><br />Depois foi reportada uma falha técnica pelo que se decidiu voltar a Lisboa onde há mais meios para lidar com avarias, evitando a imobilização prolongada de um avião numa ilha Açoriana.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-53967172864483325372013-06-15T14:57:53.497+00:002013-06-15T14:57:53.497+00:00Nevoeiros ou não de S. João
Ontem 14JUN o voo TP1...Nevoeiros ou não de S. João<br /><br />Ontem 14JUN o voo TP1843 Lisboa-Horta divergiu para o Pico,e aguardou pelo passageiros que vinham do Faial.<br />Depois voo seguiu para Lisboa,com numeração TP2970 Pico-Lisboa por volta das 13:20.<br /><br />Hoje dia 15 JUN, segundo fontes da TAP o voo TP1843 Lisboa-Horta, também não conseguiu aterrar devido a "condições meteorológicas" e o voo regressou a Lisboa. Os responsáveis operacionais não optaram pelo Pico, uma vez que amanhã dia 16 JUN existem 2 voos para a Horta com muitos lugares vagos, e que a aterragem no Pico provocaria atrasos em voos de outras rotas.<br /><br />Não sei até que certo ponto regressar a Lisboa e pagar estadia nos hotéis aos passageiros sai mais barato do que pagar o transporte terrestre e marítimo entre o Pico e Faial. <br />Mas uma coisa é certa, é muito frustrante para os passageiros depois de 2h30 de viagem tendo um aeroporto operacional mesmo ao lado do Faial, ter de regressar a Lisboa e fazer mais 2h30 de viagem.<br /><br />O mais estranho é que fui ver o metar da Horta na altura da aterragem do avião o metar apresentava vento Oeste 14.km/h, Visibilidade 9000m, logo não foi devido a nevoeiro, deve ter sido um problema na aeronave. Só as 14h a visibilidade esteve com apenas 3000 m. Durante toda a manhã o tecto de visibilidade esteve entre os 9 e 10 km.joaonoreply@blogger.com