tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post6019419282566427884..comments2023-09-09T08:10:12.275+00:00Comments on O Pico e os Aviões: Mais 2 milhões para o ILS?Rui Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comBlogger54125tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-87782184865591265002009-11-18T00:25:08.372+00:002009-11-18T00:25:08.372+00:00São Jorge tem evoluído, mas há já 50 anos que o Pi...São Jorge tem evoluído, mas há já 50 anos que o Pico é a ilha do futuro.Porque será?Continuem apostar no futebol, que sem duvida vos trás muito desenvolvimento!!!Padre...noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-82208206153457052242009-11-16T19:53:52.562+00:002009-11-16T19:53:52.562+00:00FDS, será que não sabem ler antes de postar coment...FDS, será que não sabem ler antes de postar comentários destes? O conservatório já não deve ensinar essas coisas...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-45952167624180268112009-11-16T17:05:14.924+00:002009-11-16T17:05:14.924+00:00Sem ser um técnico na área da aeronautica, estou d...Sem ser um técnico na área da aeronautica, estou de acordo com o Zé FAIAL; Afinal, como poderemos diferenciar o investimento para o aumento da pista no Pico, da pista na Faial? Primeiro ver o tráfego de passageiros e movimento de aeronaves.Depois, num desenvolvimento sustentável, seria mais racional e inteligente, aumentar a pista do Faial e não a do Pico.Pela evolução dos numeros e estatistícas, será mais lógico começar haver ligação a lisboa de São Jorge, do que aumentar o numero de ligações do PicoPadre...noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-6974818595353753502009-11-14T23:31:06.502+00:002009-11-14T23:31:06.502+00:00Obrigado, Paulo! É muito bom "ouvir" uma...Obrigado, Paulo! É muito bom "ouvir" uma palavra de alento e sentir que não estamos sós.<br />Vou terminar esta demanda com um provérbio que li algures e que dedico, especialmente, a esta último anónimo:<br />"Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores do que o silêncio".artur xaviernoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-35231620307401753892009-11-14T01:20:39.171+00:002009-11-14T01:20:39.171+00:00LP, da maneira como fala,até parece que não há aer...LP, da maneira como fala,até parece que não há aeroporto no Pico!!!e até é maior que o de S.Jorge e mesmo que o da Horta!!Painoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-4497879960450662762009-11-13T22:01:30.549+00:002009-11-13T22:01:30.549+00:00"Os únicos açoreanos que atravessam o canal p..."Os únicos açoreanos que atravessam o canal para apanhar um avião são os Picoenses"<br /><br />Pois são os únicos dos Açores que não conseguem sair da sua própria ilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!<br />Tem de atravessar o canal e apanhar aviao no Faial que às vezes de inverno é uma viagem horrorosa!!!!!!! Sorte a nossa!!!!LPnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-37065703930807207632009-11-13T18:20:54.942+00:002009-11-13T18:20:54.942+00:00Os únicos açoreanos que atravessam o canal para ap...Os únicos açoreanos que atravessam o canal para apanhar um avião são os Picoenses. Efectivamente são uns sortudos e leiteiros, porque têm essa possiblidade. Todos os outros para apanhar avião só têem o Aeroporto!! <br />Dá-lhe ZÉ e não deixes arrefecer!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-89115926121762604442009-11-13T14:12:59.693+00:002009-11-13T14:12:59.693+00:00Boa Artur.
Há pessoal que não faz ideia do que é a...Boa Artur.<br />Há pessoal que não faz ideia do que é atravessar o canal de inverno para apanhar um avião.<br />Eles atravessam o canal, em sentido contrário,no Verão mas é como passeio.<br />Dá-lhes enquanto está quente.-Paulo Pereiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-45902170736728222792009-11-12T20:39:20.748+00:002009-11-12T20:39:20.748+00:00Devo confessar que, nos últimos tempos, quando vis...Devo confessar que, nos últimos tempos, quando visito este " O Pico e os Aviões", transporto comigo uma certa dose de expectativa, para ver o que diz o nosso amigo Zé, ali da ilha ao lado.<br />Desta vez, o Zé, fala do problema. E o problema, pelo menos um dos problemas, reside no facto de só os de cá terem o privilégio de atravessar o canal, para apanharem um avião que os leve e os traga até e de Lisboa. Somos uns sortudos. Palavra de honra! E uns ingratos, também! Muito poucos, neste mundo, se podem dar ao luxo de, antes de tomarem um avião, extasiarem-se com um passeio de barco, admirando os Ilhéus da Madalena, a Ponta da Espalamaca e ou o Monte da Guia?! Outro passeio de Táxi, passando pela Lajinha (Se virar um pouco a cabeça, ainda consegue contemplar a altaneira Montanha do Pico) e acabando em Castelo Branco?! E, ainda, ter a possibilidade de fazer tudo isto de novo mas ao contrário e, desta vez, não ter de virar a cabeça, para olhar o Pico?! Se, pelo meio de tudo isto, o estômago começar a dar horas, não tem problema. Há sempre um café ou snack onde mitigar a fome. Então, diga lá Zé: Aqui, só para nós, que ninguém nos ouve. Você tem é uma certa inveja de nós, não tem!? Somos ou não somos uns tipos cheios de sorte? Nascemos de rabinho virado para a Lua, é o que é! Uns leiteiros, queria eu dizer, amigo Zé!<br />Um abraço, Zé! Venham daí esses ossos, pá!artur xaviernoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-13561059834558530492009-11-11T22:08:00.976+00:002009-11-11T22:08:00.976+00:00Artur,não é a pista melhor ou pior que resolve o p...Artur,não é a pista melhor ou pior que resolve o problema. Santa Maria tem a melhor pista dos Açores!!!!!<br /><br />Bom São Martinho.ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-28318827889629554532009-11-11T19:21:15.137+00:002009-11-11T19:21:15.137+00:00Depois de todo este arrazoado, resumindo e conclui...Depois de todo este arrazoado, resumindo e concluindo: A pista do Pico não poderá ser "melhor" que a outra, que lhe fica mais próxima!<br />Bom S. Martinho.artur xaviernoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-84421257653937084472009-11-11T18:46:50.011+00:002009-11-11T18:46:50.011+00:00A explicação veio da sua indignação da RESA estar ...A explicação veio da sua indignação da RESA estar incluída na TORA. Os comprimentos estão mais que expostos a cima. A minha posição está bem justificada e mantêm-se.<br /><br />Luís, não é bem assim mas é quase! Está-se a referir ao grooving que está a ser feito. São ranhuras transversais que ajudam no escoamento da água e permitem uma melhoria significativa do coeficiente de fricção com a pista molhada. As JAR dizem que se pode considerar uma pista destas seca para os cálculos de performance até uma altura de água de 2,5 mm. <br />A Airbus também já dá créditos na performance para pistas com grooving, não se mantêm exactamente como se estivesse seca, mas sobe bastante em relação ao molhado.<br />Assim, na prática será possível aterrar com mais peso no Faial quando está a chover.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-69991040405170194842009-11-11T17:40:12.590+00:002009-11-11T17:40:12.590+00:00Rui, é verdade que a pista do Faial está sempre se...Rui, é verdade que a pista do Faial está sempre seca, mesmo quando chove, ou é uma peta?Luisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-80120502288334586532009-11-11T16:57:01.194+00:002009-11-11T16:57:01.194+00:00A explicação está correcta,outra coisa não seria d...A explicação está correcta,outra coisa não seria de esperar de um Mestre! o que estamos a falar é do Pico e da Horta e da situação actual e futura. Resumindo: A Horta não tem RESA e tem que ter e o Pico já tem,pelo que não necessita de aumentar tanto como a Horta.ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-2239288441092581732009-11-11T15:44:04.007+00:002009-11-11T15:44:04.007+00:00Passo a explicar a RESA então.
A Runway End Safety...Passo a explicar a RESA então.<br />A Runway End Safety Area foi implementada como medida de protecção de overruns e undershoots, já que estes são responsáveis por uma fatia relevante das estatísticas dos acidentes de aviação. <br />A RESA pode ser implementada de várias formas e em locais de morfologia complicada é comum aproveitar-se ao máximo o investimento. Assim, em vez de a RESA ser só uma zona limpa no fim da pista (pode nem ser asfaltada desde que cumpra os requisitos de não provocar danos às aeronaves em caso de overrrun ou undershoot) asfalta-se tudo com a mesma resistência da restante pista de modo aos aviões poderem circular por ela normalmente. Essa área e depois pintada como soleira deslocada e na aterragem desconta-se a RESA do lado da aterragem (protecção de under shoot) e do lado oposto, (para o caso de overrun) do comprimento total para se achar a LDA. Mas na descolagem não há perigo de undershoot, o avião já está no chão, assim, pode-se utilizar a RESA do lado onde se inicia a descolagem e continua-se a não contar com a do lado oposto para no caso de uma rejected takeoff continuar a existir protecção de overrun. É assim que a RESA contribui para a TORA.<br />Um exemplo de utilização eficiente de todo o comprimento disponível é a Madeira. Basta dar uma vista de olhos no google maps. Ambas as pistas têm RESA de 90 metros, separadas da pista pela clearway obrigatória de 60 metros. Assim, ambas a pista têm a soleira deslocada em 150 metros. Só a distância ente as duas soleiras conta para a LDA, mas para a TORA, a parte inical da pista que funciona como RESA para a aterragem, passa a fazer parte da corrida de descolagem e aumenta a TORA em 150 metros.<br />No Pico a coisa é ligeiramente diferente. Do lado da pista 09 a RESA não têm a mesma compactação que a restante pista, e só será utilizada pelas aeronaves em caso de emergência. Já na 28, 90 metros do que também é a raquete de inversão de sentido são utilizados para a TORA da respectiva pista. <br />Na 09, à parte da RESA, existe ainda uma soleira deslocada de 75 metros, que complica as contas das distâncias declaradas, daí o exemplo da madeira ser mais fácil de entender.<br />No caso da Horta, dada a morfologia, é de se esperar uma solução semelhante ao que foi feito na Madeira, aproveitando-se ao máximo os aterros que terão de ser feitos.<br />Espero ter conseguido explicar isto. É bastante mais fácil de compreender com um diagrama.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-23444196262757635492009-11-11T14:09:20.926+00:002009-11-11T14:09:20.926+00:00Se no Pico a RESA está incluída na TORA é caso úni...Se no Pico a RESA está incluída na TORA é caso único nos anais da aviação!!!<br />Na Horta não está.ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-73783269536125803782009-11-11T13:47:47.649+00:002009-11-11T13:47:47.649+00:00Não estão esquecidas, as contas estão feitas com t...Não estão esquecidas, as contas estão feitas com tudo isso.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-21230377591673930032009-11-11T13:15:11.876+00:002009-11-11T13:15:11.876+00:00Sim, mas "esqueceu-se" de falar nas RESA...Sim, mas "esqueceu-se" de falar nas RESAS que já existem no Pico e não existem na Horta!!! são mais 180 metros e são obrigatórias!ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-78838666247901300182009-11-11T12:59:35.898+00:002009-11-11T12:59:35.898+00:00Mas claro que sim! O problema não são os comprimen...Mas claro que sim! O problema não são os comprimentos semelhantes mas os custos muito diferentes a justificar a minha opinião.<br /><br />Já agora, corrijo de novo as contas, mais 400 metros no Pico, crescendo na 09, daria uma nova LDA de 1905 metros, e TORA de 1995 para a 27 e 2055 para a 09.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-81907257344924913772009-11-11T11:53:59.148+00:002009-11-11T11:53:59.148+00:00O meu primeiro comentário:
ZÉ FAIAL disse...
No...O meu primeiro comentário:<br /><br /> ZÉ FAIAL disse... <br />No Faial o aumento da pista é uma megalomania,mas no Pico já não é!!<br /><br />Após toda esta lenga-lenga chegamos á seguinte conclusão:<br />Pico TORA 1745m e já querem mais 400 metros =2145m<br />Horta TORA 1647m e querem<br />mais 500m=2147m<br />Conclusão:<br />No Faial o aumento da pista é uma megalomania,mas no Pico já não é!!ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-90422198960351277232009-11-10T22:35:21.360+00:002009-11-10T22:35:21.360+00:00Não estou a dar voltas, são os valores reais. Para...Não estou a dar voltas, são os valores reais. Para fazer contas de ampliação à que contar com o que lá está. As contas estão correctas. <br />Nunca disse que a pista da Horta é enorme, antes pelo contrário, já aqui falei muitas vezes das suas restrições. No entanto, isso não muda a minha opinião sobre o aumento sobre o mar. <br />Uma coisa é amplificar valores outra é mostrar o que há, sem tirar nem por.<br />Já agora vale a pena voltar a dizer que a distância disponível para aterragem na pista 09 do Pico também são só 1580 metros...<br /><br />O asfalto que está lá e não se pode tocar serve para aumentar ligeiramente a TORA e dar uma pequena margem de segurança, uma vez que implementar a RESA sem obras implicaria uma redução drástica da distâncias declaradas.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-32069478135101138872009-11-10T19:47:24.886+00:002009-11-10T19:47:24.886+00:00Pode dar as voltas que quiser, mas
só existem 159...Pode dar as voltas que quiser, mas <br />só existem 1595 metros para aterrar!<br />Como está contra a obra, a tendência é fazer crer que a pista da Horta é enorme e não é preciso mais.<br />Sabe que não tenho autorização para<br />ir medir ,mas acredito que o asfalto esteja lá, mas para que serve, se os aviões não lhe podem tocar com as rodas quando aterram?ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-29266875672135129662009-11-10T18:42:34.304+00:002009-11-10T18:42:34.304+00:00É efectivamente o que está declarado, mas não está...É efectivamente o que está declarado, mas não está a dizer tudo.<br />Do mesmo documento:<br />LPHR AD 2.13 Declared distances<br />RWY Designator TORA(M) TODA (M) ASDA(M) LDA(M)<br /><br />10 1647 * 1847 1647 * 1595<br /><br />28 1647 * 1947 1647 * 1595<br /><br />Remarks * Including 52,5 meters of pavement before THR<br /><br />Traduzindo, ambas as pistas tem uma TORA de 1647 que incluem 52,5 metros antes da soleira da respectiva pista.<br />1595 mais 2 vezes 52,5 são os 1700 de que falo e que estão lá. É garantido, pode ir medir.<br /><br />P.S.: A TODA (Take Off Distance available)inclui as clearways de 200 e 300 metros, respectivamente, que são apenas zonas livres de obstáculos e não implicam uma estrutura física, dai os valores mais elevados.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-47302758724247415502009-11-10T18:13:40.761+00:002009-11-10T18:13:40.761+00:00Conferir no AIP as dimensões da pista da Horta:
L...Conferir no AIP as dimensões da pista da Horta:<br />LPHR AD 2.12 RUNWAY PHYSICAL CHARACTERISTICS<br />Dimensions of RWY (M) 1595X45ZÉ FAIALnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-9164080766915937322009-11-10T14:29:53.943+00:002009-11-10T14:29:53.943+00:00Realmente é tramado... O Metar 1 hora depois da sa...Realmente é tramado... O Metar 1 hora depois da saída prevista desse voo estava assim: LPPI 101400Z /////KT 9999 FEW012 BKN020 BKN070 18/17 Q1017 RMK RWY27 26012KT 230V290 ou seja, estava bom.<br /><br />Mas pode haver razões operacionais por de trás do cancelamento, por exemplo, esse voo vinha da Graciosa e ainda ia até Santa Maria. Podiam estar em causa as horas de voo da tripulação se a espera chegasse a 1 hora. Mas no fundo, lá se tramou o Pico outra vez...Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.com