tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post2079093793718365760..comments2023-09-09T08:10:12.275+00:00Comments on O Pico e os Aviões: Descubra as diferençasRui Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-74506116512229306072007-09-20T01:19:00.000+00:002007-09-20T01:19:00.000+00:00http://www.picoazores.com/noticias/noticia.php?not...http://www.picoazores.com/noticias/noticia.php?noticia=3916Bruno Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/06784773859083965700noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-85431245998323634562007-09-08T15:46:00.000+00:002007-09-08T15:46:00.000+00:00Hehe! A grande diferença que noto entre essas duas...Hehe! A grande diferença que noto entre essas duas não são as obras para o ILS mas o terminal, a torre, o quartel de bombeiros e as cargasRui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-14715604064712698942007-09-08T12:19:00.000+00:002007-09-08T12:19:00.000+00:00Caro Rui,A diferença das duas ultimas fotos apenas...Caro Rui,<BR/><BR/>A diferença das duas ultimas fotos apenas estão no alinhamento do topo da 09 de forma a se poder instalar as antenas do LLZ. Deves ter reparado nos camiões que andam todo o dia para traz e para a frente a por "entulho" que estão a tirar da barreira lateral mais à frente.<BR/><BR/>Joao BragaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-18826508302162230642007-09-08T09:40:00.000+00:002007-09-08T09:40:00.000+00:00Esta a falar da RESA, Runway end safety area. No c...Esta a falar da RESA, Runway end safety area. No caso do Pico elas não têm a mesma resistência que a pista, e se um avião as utilizasse para virar no fim da pista depressa se degradariam, portanto do modo que estão feitas não podem ser utilizadas senão em emergência. Esse é um dos defeitos que aponto á construção da pista do Pico. Por exemplo na Madeira a RESA já têm a mesma resistência que a pista e está marcada como soleira deslocada, assim os aviões podem usá-la para virar e têm mais uns metros para descolar, e continuam a funcionar como RESA porque nas distâncias declaradas desconta-se os seus comprimentos na aterragem para prevenir undershots e overruns, e na descolagem desconta-se apenas a RESA do lado oposto para prevenir overruns, e ganha-se assim alguns metros na descolagem, no caso da Madeira 150. O Pico tem 1955 metros de alcatrão, mas destes apenas 1745 têm a resistência necessária, os outros são a RESA de alcatrão colocado praticamente á balda. Porquê? É mais barato que a solução da Madeira. Se as RESA's do Pico fossem utilizáveis a pista teria 1805 metros disponíveis para a descolagem dos dois lados contra 1745 na 27 e 1655 na 09 actualmente. Para a aterragem seriam 1655 dos dois lados, actualmente são também 1655 na 27 mas apenas 1580 na 09.Rui Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/01436444521612279005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13489759.post-16702823625822265092007-09-08T04:56:00.000+00:002007-09-08T04:56:00.000+00:00caro rui, na ultima foto, a actual, notei na mesma...caro rui, <BR/><BR/>na ultima foto, a actual, notei na mesma e confirmei ontem ao sair do pico que no final da pista que da para a madalena, colocaram luzes no final da pista e tambem na area de taxi no final da mesma.sera que nao se podia utilizar essa area para que o aviao tenha mais uns metros para poder parar alem da pista e tambem um espaco mais amplo para virar, acho que ficou pior, ou nao?Anonymousnoreply@blogger.com