Spotting no Pico XVII

Há muito que não coloco aqui umas fotos, nem mesmo as tenho tirado, mas hoje o tempo, que nem estava grande coisa para fotos, trouxe mais movimento ao Pico e este foi o resultado: Foi a segunda vez que apanhei a placa cheia, primeira exclusivamente com aviões comerciais e 2 A320. Nas fotos estão o CS-TNM TP1843 LIS-HOR, CS-TRE SP5430 PDL-TER-PIX, CS-TRG SP570 PDL-HOR-FLW e o CS-TMW TP1817 LIS-PIX.

Comentários

Miguel Fernandes disse…
LINDO!!! obrigado Rui
Anónimo disse…
Em Of. Circ. 1.2/ 1378 de 08.06.2012, do Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, senhor Roberto Manuel Medeiros Silva, distribuída no dia 8 de Junho, à população da Vila das Lajes do Pico, indica-se que as OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE MARÍTIMA DA VILA DAS LAJES "Terão início na próxima semana". Acontece que já existem na Câmara das Lajes do Pico documentos de "trabalhos a mais" desta obra, o que é tecnicamente impossível, visto a obra propriamente dita ainda não se ter iniciado.
Sabe-se na Câmara das Lajes do Pico que a Tecnovia, empresa que tem a obra em causa (identificada pelos camiões no terreno da obra a realizar) procedeu a pavimentações ilegais (em casas e arruamentos privados) logo no início do mandato deste Presidente de Câmara, e que estes "trabalhos a mais" servirão para "pagar" esses favores, como é voz corrente entre os funcionários municipais.
Por outro lado, esta obra não tem “placa de obra”, nem tapume de protecção, sendo que existe a cerca de 20 metros uma escola do ensino básico, com imensas crianças a circular fora dela.
Pedimos a intervenção urgente às contas da Câmara - onde há, aliás, muitos outros indícios de uso indevido de dinheiros públicos.
artur xavier disse…
Seja benvindo. Ao tempo!... Fui "alertado", pelo meu amigo Rui Pedro Ávila, para o blogue. Ainda bem! Não há fome que não dê em fartura,diz o nosso Povo. Já agora, se possível,gostaria de saber onde reabasteceu o TAP, destinado à Horta?!
Rui Medeiros disse…
No sábado foi reabastecer à Terceira. Tenho ideia que na sexta trouxe combustível suficiente para seguir direto a Lisboa.
Blacksmith disse…
Brutal Rui! Tive pena de não ir.
Airliners com elas!!

Angelo
Anónimo disse…
Parece que os taxistas da ilha vizinha estavam fulos com esta situação... paciência ... foi a vez dos nossos tirarem a barriga da miséria!!!
JMelo disse…
Grandes fotos Rui! E parece que hoje houve bastante tráfego outra vez eheh. Abraço ;)
artur xavier disse…
Mas afinal, o que se passa com os combustíveis no Pico!? Que já estava tudo operacional e...nada! Hoje a TAP fez escala, novamente, na Terceira. Alguém explica?
Sofia disse…
O nosso aeroporto fica lindo cheio de aviões!! Adorava estar lá para ver a cara do povo do Faial,é para verem o que sofre o povo do Pico!!
Anónimo disse…
Aeroporto de passagem !!
Quantos passageiros ficaram na ilha?
Unknown disse…
Boas fotos! Tenho é pena do pessoal de terra, não deve ter parado um instante.
luis disse…
Pela informaçao do NOTAM o combustivel JET A1 está indisponivel desde o dia 18 de Maio e só volta a estar dísponível a 28
de Junho !
in http://www.nav.pt/ais/preflight_details.aspx?Preflight=5

JET A1 INDISPONIVEL. REF NOTAM PERM D0323/12.
D0369/12
FROM: 18 MAY 2012 12:18 TO: 27 JUN 2012 23:59 EST
Unknown disse…
Belas fotos Sr Rui ;)
ZÉ FAIAL disse…
Oh Sofia, o povo do Faial está contentíssimo por ter o seu aeroporto alternante prontinho para utilizar nos dias de nevoeiro !!!
Luis disse…
Hoje 24 Junho nem Pico, nem Faial, Faial devido ao nevoeiro, Pico devido ao vento Sul!
Luis disse…
Greve dos controladores aéreos cancela os 2 voos da TAP para a Hortana 6.º feira dia 29 Junho, hoje em comunicado no site! O voo do dia 30 para o Pico não se encontra também no sistema de reservas, logo assume-se que também irá ser cancelado!
Bruno Rodrigues disse…
Boa noite Rui. A página do Aeroporto do Pico no Facebook foi finalmente actualizada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_do_Pico

Há alguma coisa em falta/incorrecta? Por exemplo, há alguma novidade relativamente ao ILS? Aliás, que se passa com o ILS???
Bruno Rodrigues disse…
Boa noite Rui.

A página do Aeroporto do Pico na Wikipédia foi finalmente actualizada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_do_Pico

Há algum facto incorrecto/incompleto/em falta? Relativamente ao ILS, alguma novidade? O que se passa afinal com este projecto?

Um abraço,
Luis disse…
Aeroporto continua sem combustível JET A1, novo adiamento para o dia 27 Julho. Este combustível já está a dar prejuízo e a operadora Bencom para não ter combustível a "apodrecer" no aeroporto, diz que não está disponível faz muito bem!

Voos directos só no dia de São Nunca!
Marcus disse…
Sorry, OT!
Is it true that the new ferry terminal in Horta is at the far end of the harbour over 1km away?
Marcus disse…
????
LOL!
Anónimo disse…
Vergonha!!! a pouco li na radio pico que o parque de combustíveis do aeroporto ainda nem esta certificado!! Enfim.. ilhas de "segunda" são tratadas desta maneira.... Para quando senhores des"governantes"?
Luis F disse…
"A Transmaçor informa que por motivos de conjugação do transporte marítimo de passageiros com os horários dos transportes aéreos, a partir do próximo Domingo dia 9 de Setembro, é efectuada seguinte alteração:
Aos Domingos e Feriados, a viagem com saída da Horta prevista para as 08:15h, é alterada para as 07:30h, ficando o seguinte horário:
Horta – Madalena: 07:30
Madalena – Horta: 08:15"

E depois dizem que o número de passageiros do Pico que utiliza o Aeroporto da Horta é residual!!!!!
Está aqui uma prova!
Anónimo disse…
2013?

JET A1 INDISPONIVEL.

D0592/12
FROM: 25 SEP 2012 17:30 TO: 27 DEC 2012 23:59 EST
Anónimo disse…
Greve fez com que o voo semanal ha quarta feira da Sata Internacional LIS-HOR-LIS, fosse efectuado hoje, mas devido às condiçoes atmosfericas acabou por divergir para São Miguel e ser cancelado!
Guedes disse…
TAP não realiza voos de horario
hoje dia 21 Novembro nao se realizou o voo 3.º Feira TP1863 LIS PDL e TP 1860 PDL LIS

Na proxima semana também não estão previstos os voos de horário:
26 NOV 2 Feira
TP1843 LIS HOR TP1844 HOR LIS
28 NOV 4 Feira
TP1864 LIS PDL TP1860 PDL LIS

Falta de passageiros? A crise já começa a se fazer sentir nas viagens aéreas e de certeza que vão exisiti mais cancelamentos, só espero que não sejam feitos em cima da hora, pois irá prejudicar muitas pessoas.
Picaroto disse…

VOO TP1817 24 Novembro Sabado

LIS-PIX

09:18 Took off Lisbon passengers on board(35 Pico /110 Terceira)
10:45 Aircraft landed Pico Island, Portugal - Pico Island

PIX-TER
11:37 Took off Pico Island, Portugal - Pico Island passengers on board (108 Terceira /9 Lisboa)
12:00 Aircraft landed Terceira Island, Portugal - Lajes

TER-LIS (apenas 9 passageiros em transito para Lisboa do Pico)
13:20 Took off Terceira Island, Portugal - Lajes Px passengers on board (64)

16:15 Aircraft landed Lisbon, Portugal - Airport

Fonte: http://www.amadeus.net/plnex/meb/FlightInfoSearch.action?SITE=BCEUBCEU&LANGUAGE=GB

Segundo o site amadeus, se estes numeros estiverem correctos é uma vergonha o serviço que a TAP está a prestar à ilha do Pico, pois este é o único voo semanal para ilha e nem sequer sequer 50% dos lugares do voo são reservados para a rota do Pico.

Fiz viagem no voo dia 17 Novembro Pico-Lisboa (Apenas 37 passageiros eram do Pico)e queria marcar regresso para 24 Novembro só que o voo estava cheio desde Outubro e tive de optar por um voo via Ponta Delgada. E agora fico indignado em saber que apenas a TAP destinou 9 lugares do Pico-Lisboa, pois no sistema de reservas o voo está cheio.

Venho denunciar a vergonha que é este voo, pois desta maneira fazia sentido só que este voo fosse à Terceira e nem sequer passa-se pelo Pico. Assim muitos Picarotos optaram por voar na 6.ºFeira ou no domingo no voo da Tap do Faial para Lisboa.

Depois a TAP pode afirmar que não se justifica mais voos para o Pico. Logo, como é que eles que as pessoas do Pico usem o voo se não disponibilizam mais lugares!!!!!!!!!!!!!

Assim podem dizer que o voo esta cheio na teoria mas na practica 80% dos passageiros são da Terceira, e a taxa de ocupaçao para o Pico nunca ultrapassará os 50%. Ainda por cima, de Inverno só existe este voo também para a Terceira, sendo os lugares na sua maioria ocupados para a rota Terceira. Resta saber agora os outros meses do ano.

Deveriam fazer o favor de acabar com este voo, isto é atirar areia para os olhos das pessoas, uma autêntica vergonha. Só para dizer que aterram avioes de maiores dimensões no Pico!

Ou então façam ligações da sata air açores do Pico para a Terceira ou São Miguel para permitir apanhar os voos para Lisboa. Por exemplo à 2Feira ou 6Feira se voo do Pico-Terceira saisse às 09:00 já dava para apanhar o voo da tap às 10:35 Terceira-Lisboa. Mas como o voo só sai às 10:15 do Pico, quando chego à Terceira, o aviao da TAP está a sair para Lisboa.

Fica aqui a denuncia, agora é necessário confirmar se estes numeros estão mesmo os correctos.

Anónimo disse…
Para quem tem tentado viajar, este mês de Dezembro, pelo Pico para Lisboa e vice-versa tem sido muito complicado, ora greves, ora mau tempo.
Hoje, ficámos sem o voo extra TP3905 que acabou por ser cancelado devido ao vento forte! Não sei se este fez tentativas de aterragem no Pico ou rumou directamente para a Terceira. Como de costume, a única alternativa alternativa que dão é usar o voo de horário no dia seguinte pelo Faial, nem fizeram um voo extraordinário para repor o voo.

Já para não falar do outro voo extra do dia 2 de Janeiro com saida do Pico só pelas 16.25h da tarde voo que nao serve ninguem especialmente para quem tem de apanhar comboio! Só falta também estar vento forte neste dia, cancelar o voo, e viajar no dia seguinte pelo voo TAP no Faial e pagar a viagem de barco e o taxi.

Conclusão o voo de dia 2 JAN tem muitos lugares por ocupar. Lembro-me que o ano passado o voo extra também foi no dia 2 JAN e estava cheio desde Outubro, pois saia às 11h30 do Pico. Este ano vou ter de voar pelo Faial curiosamente no dia 2 JAN, pois saio as 10h30 e chego a Lisboa às 14h da tarde se fosse pelo Pico só chegava às 21h30h. Bem tá destinado, e vai ser assim por muitos anos, enquanto que quem manda não quiser alterar! E as pessoas não se importarem!

Logo vai existir uma grande queda de trafego de Lisboa para o Pico, pois estes pasageiros vão fazer parte das estatisticas da Horta.
Anónimo disse…
Ironia do destino, ontem falando do cancelamento e do reencaminhamento dos passageiros hoje pelo aeroporto da Horta, acabaram por voltar ao Pico apanhar o voo da TAP que ia para o Faial, devido ao nevoeiro.
Anónimo disse…
"Hoje, ficámos sem o voo extra TP3905 que acabou por ser cancelado devido ao vento forte! Não sei se este fez tentativas de aterragem no Pico ou rumou directamente para a Terceira."
Venho corrigir esta afirmação.
Afinal o voo da TAP não foi cancelado devido ao vento forte, mas devido à falta de eliminação da pista, uma vez que a EDA decidiu fazer manutenção nesse dia à hora em que a TAP deveria escalar no Pico (Pois normalmente as manutenções são feitas ao domingo).
Isto é que uma coordenação, então antes de fazer a manutenção a EDA não se deveria informar se existiria um voo quer da TAP ou da Sata AIr Açores. Pois este voo extra está programado desde Agosto!
Então sempre que houver voos extraordinarios, que às vezes acontece devido ao mau tempo para repor voos.
Mas logo foi calhar o voo da TAP é preciso ter boa pontaria!

Anónimo disse…
Combustivel para abastecimento de aeronaves continua a não ser possivel. Agora adiado para fim de Janeiro! Já deve ser o 4 adiamento desde que deixou de ficar disponivel.

JET A1 INDISPONIVEL.

D0827/12
FROM: 27 DEC 2012 10:47
TO: 27 JAN 2013 23:59 EST
Bruno Rodrigues disse…
Caricato, no mínimo.

Marquei a minha viagem PDL-PIX-PDL para o Natal e Ano Novo em Outubro. Na altura não havia qualquer voo de regresso para o dia 2 de Janeiro, apenas no dia 1. Ficou marcado para esse dia.

A 28 de Dezembro recebo telefonema e email da SATA a informar que o voo de dia 1 tinha sido cancelado e que proponham o regresso a 31 de Dezembro... Esta gente é parva, só pode. Não há portanto qualquer voo nos dias 1 e 2 de Janeiro ? Tiraram folga ?

Querendo (como é óbvio) passar o ano no Pico, lá tive eu de dispensar mais um dia de férias e regressar no dia 3 de Janeiro. Mas fico a pensar naqueles que não poderão fazer o mesmo.

Quando questionei sobre a razão do cancelamento do voo de 1 de Janeiro, não obtive resposta. Não vejo também avisos de greve para esta altura. Não se compreende.
Anónimo disse…
Que bom os 2 voos extra de Natal este ano ficaram por um canudo! Ora falta de luzes na pista, ora o nosso amigo vento Sul. Também quem se lembra de por um voo extra hoje dia 2 de Janeiro tão tarde às 16h30. Se tivesse vindo de manhã talvez tivesse passado, pois uma hora antes tinha aterrado uma Sata no Pico. Houve 2 voos de manha do Faial para Lisboa. Um às 09h30 TAP e outro às 10h30 Sata Internacional. E alternativa, apanhar o voo extra 5 feira do Faial para Lisboa, ou então ficar mais um dia no Pico, pois o vento Sul amanhã vai estar pior que hoje.
Mais uma vez, porque é que a pista foi feito naquele sitio ou a pista ser curta para estes avioes? Se não ficasse entre a Madalena e São Roque havia um pé de vento! E agora ficamos sempre limitados, pois foi a única ilha em que os voos programados foram cancelados. Até foi às Flores e ao Corvo com vento mais forte de quadrante Sul.
Anónimo disse…
Voo TP1843 11 Março LIS HOR

11h26 1.ª Tentativa Aterragem na Horta, nevoeiro intenso toca a levantar, e 30 minutos à roda no ar

12:23 2.º Tentativa Aterragem no Pico, o vento rodou para noroeste, ficou nevoeiro já não conseguiu ver a pista toca a levantar e rumar para a Terceira

12:46 Aterragem na Terceira de espera na Terceira até às 16:00h

16:08 Voltar para Lisboa

O mais caricato nisto tudo é que se este voo da TAP tivesse divergido logo para o Pico e não tivesse tentado aterrar 1.º na Horta e ficado 30 minutos no ar, tinha consigo aterrar no Pico, pois o vento às 11h26h ainda estava de sudoeste e não estava nevoeiro no Pico! E as pessoas poderiam ter ido para Lisboa no mesmo dia!

:) Vamos lá ver se chegam hoje ao seu destino! Pelo menos parece que o nevoeiro dissipsou-se no Faial!

luis disse…
Tap cancela voos para a Horta na altura da Pascoa!

Devido à falta de procura causada pela greve da TAP cancelou os seguintes voos:

21 MAR 5.ª Feira voo extra
não há voos há 5 feira no inverno
LIS HOR LIS TP3919/TP3918

31 MAR Domingo Estavam previstos 2.
Cancelaram o de horario
LIS HOR LIS TP1843/TP1844

A crise já está a agonizar o sector do turismo.

Os voos extra para o Pico ainda não foram cancelados!

28 MAR 5.ª Feira
LIS PIX TER LIS TP3905

01 APR 2.ª Feira
LIS PIX TER LIS TP3905
bruno disse…
Olá o teu blog está em hibernação? já há bastante tempo que não escreves.

Mandei um mail há TAP e confirmaram-me os voos directos para o Pico de 1 de Junho a 28 Setembro, operados pelo A320. Para os restantes meses do ano o voo TP1817 volta a escalar a Ilha Terceira.

LIS-PIX-LIS

Só a 1 Junho tem este horário (Sábado)
NºVoo Orig Dest Part Cheg

TP2963 LIS PIX 08:15 09:50

TP2962 PIX LIS 10:40 14:10



8JUN13 a 28SEP13(Sábados)

NºVoo Orig Dest Part Cheg

TP2963 LIS PIX 11:40 13:20

TP2962 PIX LIS 14:05 17:35



17JUL13 a 04SEP13 (4.ª Feiras)
NºVoo Orig Dest Part Cheg

TP2963 LIS PIX 11:55 13:30

TP2962 PIX LIS 14:15 17:45

PS: Não percebi a numeração atribuída ao voo uma vez que para a Terceira o numero normalmente é TP1823, para a Horta TP1843, para São Miguel TP1863 para o Pico previa que fosse TP1833. Mas meteram um numero TP2963.