Graciosa

Dia 1 de Dezembro na Graciosa tive a oportunidade de fotografar a chegada do TRE, e como não se vêm muitas fotos de aviões na Graciosa pela internet, aqui ficam duas:


Comentários

Joao disse…
Amliaçao do Aeroporto da Horta nao é prioridade!

O ministro da Economia justificou a decisão com dados da ANA, entidade responsável pela gestão do Aeroporto.
O complexo está “sobredimensionado para o tráfego que o demanda” e possui instalações que registam uma “ocupação de 10%, longe dos 70% desejáveis”.
Se a pista fosse ampliada 300 metros iria custar quase 50 milhões de euros ao Estado e se fosse 500 metros ultrapassaria os 70 milhões de euros.

Ou seja, mais ao menos o preço das Portas do Mar em SMiguel 57 milhoes de euros!

Quanto custaria ampliar 300 ou 500 metros no Pico?!

O Aeroporto do Pico tem muitas restrições relativamente aos ventos! Isto iria permitir aterrar com vento mais forte do quadrante sul? Tal como aconteceu naquele dia e que se a pista nao fosse tao curta, teria dado para aterrar?

No Faial é o nevoeiro, mas esses dias sao raros comparados com os dias de vento forte!
ZÉ FAIAL disse…
"O complexo está “sobredimensionado para o tráfego que o demanda” e possui instalações que registam uma “ocupação de 10%, longe dos 70% desejáveis”."

Se 200 mil pax por ano são 10% da capacidade, 100% seriam 2 milhões de pax por ano.
Ou seja 5.500 pax por dia. Devia ser bonito!!!! 17 Airbus 320 cheios por dia! Se estas são as contas do Ministério da Economia estamos conversados.

Se o Aeroprto da Horta com 200.000
passageiros por ano é considerado sobredimensinado,o que será o do Pico com 50.000 ? Um Elefante Bran
co!!!!!
Anónimo disse…
No Google Earth pode ver-se a área da aerogare de Ponta Delgada (250x70)
7.500m2 e movimenta 800.000 passageiros por ano.
A aerogare da Horta tem (70x30)2.100m2 e movimenta 200.000 Passageiros por ano.
Se na Horta este valor corresponde a 10% da sua capacidade em Ponta Delgada também são 10%.
Na aerogare do Pico com (80x66)5280m2 e 50.000pax por ano,
só utiliza 1% da capacidade,segundo os cálculos do Ministério da Ecnomia !
Mariana disse…
Interessante que os defensores da ampliação apenas tentem descredibilizar as declarações do ministro sobre o sobredimensionamento do aeroporto (questionáveis pois não é isso que está em causa com o aumento de pista e todas as infraestruturas aeroportuárias açorianas estão sobredimensionadas para o tráfego existente nessa prespectiva, muito embora nas horas de ponta possam estar nos limites Ex. Graciosa está sempre vazia, mas quando chega o único avião do dia está pelas costuras) mas não se falam nos custos. Esses não são rebatíveis... E com a crise... Não há mesmo nada mais importante para se fazer com 40 milhoes do que uns metros de alcatrão para se puder dizer que a minha é maior do que a tua?
ZÉ FAIAL disse…
Dona Mariana, a sua pista pode ter
5.000 metros que não me incomoda!
No Faial só queremos que existam margens de segurança para o tráfego que cá opera, e para isso são necessários mais 500 metros de pista.
Por ventura sabe quanto custa um A320? 40 milhões de euros!!!!!
luis disse…
Desses 200 000 passageiros do Faial, pelo menos 30% são do Pico!
Falcão disse…
Para os profissionais do sector a segurança está (não escrevi propositadamente deve estar) acima de tudo e é inquestionável. Para os apenas entusiastas e sobretudo para os passageiros a segurança não sendo menos importante ou mais irrelevante é menos palpável e a "sensação de segurança" é uma bitola mais utilizada.

Um entusiasta ou passageiro sente-se mais seguro numa aproximação estável mesmo que a operação esteja a ser conduzida no limiar dos limites do que numa aproximação com alguma turbulência ligeira conduzida bem dentro de todos os limites; sente-se melhor quando o avião aterra em condições marginais do que quando é necessário executar um procedimento de aproximação falhada; sente-se melhor quando voa num avião grande do que quando voa num avião pequeno; sente-se melhor quando lhe dizem que a pista nunca mais acaba do que quando vê o fim da pista, ...

A sensação de segurança é um sentimento que não pode ser ignorado ou desprezado.

Por exagero, o aumento da pista da Horta até podia permitir a operação de um A321 em vez de a limitar a um A319 ... ou aumentar os pesos à aterragem e descolagem possibiltando uma maior margem de operação com os mesmos padrões de segurança ...

Mas não existindo procura porquê criar condições para o aumento da oferta ? Sobretudo quando o custo destas condições é de tal forma grande ...
Apenas para estimular/aumentar a 'sensação de segurança' dos passageiros ?

A segurança faz-se, para os profissionais, condicionado a operação às condições existentes. Se o comprimento disponível é apenas x, planeia-se a operação (aeronave/peso/...) para esse comprimento de pista ... idem para as condições meteo ... idem para qualquer outro tipo de condição ...

É assim na Horta, é assim no Funchal, é assim em Lisboa quando existe previsão de LVO, é assim nos voos para Moscovo em que a capacidade de passageiros/carga está limitada em função do combustível necessário ao voo e alternantes, é assim ...

A segurança é sempre real !
A sensação de segurança é sempre virtual !
A primeira é imprescindível para os profissionais do sector, a segunda é utilizada pelos passageiros para medir as suas experiências de voo.

Um abraço ... e bons voos !
ZÉ FAIAL disse…
Caro Falcão,

Em aviação, SEGURANÇA ou existe ou não existe.
Não há meio termo!
Na Horta não existem àreas de SEGURANÇA de fim de pista, que por sinal até são obrigatórias.
Como vê, mesmo para um A319, é necessário aumentar a actual pista,para que fique conforme o estipulado pela OACI,(Organização da Aviação Civil Internacional) de que Portugal é membro.
ZÉ FAIAL disse…
"luis disse...

Desses 200 000 passageiros do Faial, pelo menos 30% são do Pico!"

São do Pico e da Terceira e de S.M iguel e de Lisboa e do Porto e da América, etc.

O Faial só tem 15.000 habitantes!
luis disse…
Quando digo que 30% são do Pico refiro que tem como destino Pico ou partida do Pico para outros destinos, em que utilizam o Aeroporto da Horta como meio de entrada ou saída!
Mas ainda bem que reconhece que as pessoas do Pico utilizam o Aeroporto da Horta!
Pois se as ligaçoes fossem mais equilibradas, quer inter-ilhas, quer com o continete as estatisticas do movimento de passageiros que utilizam o Aeroporto da Horta ou do Pico seriam mais equilibradas e não num lado 200 mil e noutro apenas 62 mil!
ZÉ FAIAL disse…
Caro Luis.

30% de 200.000 passageiros sao
66.000.
Por ano, na rota Lisboa Horta Lisboa, sao 80.000.
Quer dizer que para o Pico sao 66.000
e para a Horta apenas 14.000?

Tem que rever essas contas!!!!
luis disse…
Estatísticas referentes ao ano 2010Ligações aéreas
Fonte: Serviço Regional de Estatísticas dos Açores

Inter-ilhas Faial
Total = 102 739
Passageiros Desembarcados
Nº 51 815
Passageiros Embarcados
Nº 50 924

Lisboa(Territoriais) Faial
Total = 77 935
Passageiros Desembarcados
Nº 38 638
Passageiros Embarcados
Nº 39 297

Total Faial:180 674


Inter-Ilhas Pico
Total= 48 921
Passageiros Desembarcados
Nº 23 587
Passageiros Embarcados
Nº 25 334

Lisboa(Territoriais)Pico
Total= 11 114
Passageiros Desembarcados
Nº 6 054
Passageiros Embarcados
Nº 5 060

Total Pico: 60 035


Como é que 2 ilhas com populaçao semelhante, se bem que neste caso o Faial (15.063 censos 2011) ganhou 1000 habitantes em relação ao Pico (14.144 censos 2011).

O Faial tem 3 VEZES mais tráfego que o Pico????????????????????????

Ou no Faial são muito viajados e no Pico só ficam em casa!

Na melhor das hipóteses diria 2 vezes e já acho muito, agora 3 vezes é de estranhar!


Se tirar 30% aos passageiros do Pico que viajam pelo Faial, fica menos 54 202!

O Faial fica então com 126 742
O Pico passa para 114 237!

Talvez estes números, nao sejam a realidade!

Mas se for ao nível das ligações com Lisboa e não inter ilhas?!
-30% de 77 935 = 23 380
Faial passa a 54 555

Pico passa a 11 114 + 23 380 =
34 494!

Digo assim mais equilibrado relativamente há populacao residente!

Se tirar 25% aos passageiros do Pico que viajam Faial fica menos 45 168 !

O Faial fica com 135 506
O Pico passa para 105 203!

Neste momento, no inverno, 4 semanais para o Faial e um para o Pico!

Não se esqueçam que antes de abrir a rota para o Pico, havia 5 semanais para o Faial. Depois passou também a ir ao Pico (oferta cresceu, mas a procura manteve-se a mesma), sendo que havia um voo à 3 feira para ambas as ilhas estupidez!
Chegaram a mudar o voo da 3 feira da Sata Internacional para o Sábado, mas acabaram por eliminá-lo devido ao numero reduzido de passageiros (passageiros do Pico e Faial)!!

No verão existe 2 voos diários para o Faial e 2 semanais para o Pico!

Claro, que se tem de ter em conta que o Faial é um ponto de escala para as pessoas que vão para as Flores e o Corvo e vice-versa!

Também é verdade que o Pico oferece apenas (296 camas), e o Faial(767 camas).

Espero ter mostrado o meu ponto de vista! Talvez não seja os 30%, mas 25%!
ZE FAIAL disse…
Caro Luis,
Nao duvido que a maior parte dos turistas que aterram no Faial nao regressam a´ origem sem irem um dia ao Pico,mas nao sao passageiros do Pico.E o inverso tambem e´ verdadeiro.Felizmente e para bem das nossas ilhas!
Continuo a achar que 25% e´ muito.
Parece-me mais ajustado considerar que em cada voo de Lisboa 20 passageiros teem como destino o Pico.
E´ esta tambem a opiniao dos Taxistas do Faial
Luis disse…
Sim é verdade pode acontecer dias em que existam apenas 20 pessoas,ou até menos, ou mais.
Casos por exemplo da Sata Internacional em que levaram apenas 40 pessoas(Pico e Faial juntos).

Mas, até há dias, em que já aconteceu várias vezes, especialmente nas alturas do Natal, Pascoa entre outros, em que havia mais de 100 pessoas nos 2 voos que foram para o Faial e que foram apanhar a Lancha para o Pico!
É bom para os taxistas do Faial, isso é, depois queixam-se que são poucos!

São estas situaçoes que me revoltam! Sabendo que um desses voos poderia ter ido ao Pico!

Mas também não considera que apenas uma ligaçao semanal ao Pico é insuficiente?
Anónimo disse…
Voo TP1817 LIS-PIX 96 pax
LIS-TER 41 pax
160 lugares / ocupados 96

Voo TP3919 LIS-HOR 123 pax
132 lugares / 123 ocupados

Voo do Pico nao foi cheio!!! E ainda querem mais voos já têm muitos!
Anónimo disse…
A Sata veio ao Pico com vento Sul forte fora dos limites recomendados. As viagens devem ter sido atribuladas, especialmente a da tarde!
Luis disse…
A crise já é tanta na TAP que dos 2 voos programados hoje 1 de Janeiro para a Horta, foi cancelado um por falta de passageiros! realizou-se o do horário, mas o extraordinário acabou por ser cancelado.

O mesmo aconteceu a um dos 4 voos hoje previstos para a Terceira, em que um extraordinário foi também cancelado.

Então se à partida sabiam que os voos não estavam cheios porque não cancelaram há mais tempo?????
O que vale é que os outros voos também não estavam cheios, senão iria dar barraca e alguém ficaria atrás!

Amanhã temos o voo extra para o Pico, que se encontra cheio! Mas vamos ver se o vento não vem chatear e o voo não vá atrasar à partida de Lisboa!

E mais uma vez vamos ter passageiros da Terceira neste voo, poderiam usar outros voos com destino à Terceira e assim "roubam" lugares para o Pico.

O engraçado é que a maioria não sabe que este voo faz escala no Pico e só o ficam a saber, quando vão fazer check-in no aeroporto,e ficam incrédulos e a dizer: "Para que que este voo vai para o Pico!", no qual eu disse que havia outras voos directos.

Mas, a culpa é da TAP, uma vez que deveria bloquear este voo só para a rota Pico. Só, no caso dos outros voos para a Terceira estarem cheios e o do Pico ter lugares é que se deveria disponibilizar o voo do Pico, para acabar de encher o avião.
Anónimo disse…
Voos à partida com lugares limitados a 50 lugares do Pico a Lisboa, em media! Hoje, por exemplo o voo à partida do Pico estava cheio, pois não permitia mais reservas, mas só levou 31 passageiros para Lisboa!

12 Julho, Agosto, a 6 Setembro 2012
Passa a ser 2 voos semanais:

Combustivel no aeroporto nem vê-lo!

5.ª Feira
TP1817 07:10 LISBOA 09:00 PICO
directo

TP1817 09:45 PICO 14:30 LISBOA
via Terceira

Sábado (alteracao de horario a partir de Junho)
TP1817 10:30 LISBOA 12:20 PICO
directo

TP1817 13:05 PICO 17:50 LISBOA
via Terceira
Anónimo disse…
não percam o vosso tempo com esse Zé Faial...
artur xavier disse…
Eu já nem sei se valerá a pena gastar mais cera, com tão ruim defunto!?... Mas o que me chateia, a sério, é esta eterna lenga-lenga dos voos pela Ilha Terceira, pelo Faial, número de passageiros para cima, número de passageiros para baixo... Um meu tio-avô, que já faleceu há muito, quando queria acabar com uma conversa que não lhe agradava, tinha por hábito rematar assim: "Sabes, isto é tudo uma merda!"
artur xavier disse…
E viva o "lápis azul"...
Melhores cumprimentos.
Duarte Viveiros disse…
Neste país quando queremos algo temos infelizmente que provar primeiro que é possivel portanto primeiro é preciso que o faial e o Pico aumentem os numeros de passageiros fumentando actividades como o turismo para depois se entender que crescer mais só com aeroporto maior... por isso o que o governo regional e os municipios devem fazer é oferecer mais condições de actractividade senão como estão as coisas hoje em dia não haverá investimentos embora por vezes mercidos para ninguem.
Olá Rui Medeiros,
Eu estou a traduzir uns documentos de aviação de Inglês para Portugês-PT. Surgiram uns termos : TAILORED THRESHOLD /LIMITES e eu traduzi como limiar/ limites adaptados, mas como não faz sentido para mim digitei as palavras na net e surgiu o seu Blog.
Se não for muito incómodo para si, posso lhe perguntar se estas palavras fazem sentido para você?
Utilizam limiar Limites na aviação civil?
Agrdeço antecipadamente qualquer informação que me possa dar.
São Fonseca
Rui Medeiros disse…
Em que contexto?