Evolução do tráfego no aeroporto do Pico III

Já estão disponíveis os dados do serviço regional de estatística relativos ao tráfego aéreo em 2010.
O aeroporto do Pico continua a manter uma tendência de subida, registando um aumento de 4,92% no movimento de passageiros em relação ao ano anterior, embora o número de movimentos tenha caído 8,5%, num claro reflexo da mudança da frota da SATA para aviões com maior capacidade.
A carga movimentada também desceu, registando-se pouco mais de 220 toneladas, enquanto o correio transportado ultrapassou as 150 toneladas.
Os voos para Lisboa também continuam a registar aumentos no número de passageiros transportados, com mais 11,4% em relação a 2009.
Fica aqui o já tradicional gráfico, construído com os dados disponíveis no site estatistica.azores.gov.pt

Comentários

BRIANDA PEREIRA disse…
Com cerca de 11.000 passageiros na rota de Lisboa, transportados em 124 vôos da TAP, temos 88 passageiros por vôo,o que significa cerca de 50% de taxa de ocupação!!!

Se não fosse a escala na Terceira!!!
Rui Medeiros disse…
Brianda, em 2010 disse:

"Grosso modo,10.000 passageiros Lis/Pico/Lis transportados em 116 vòos, dá 86 passageiros por vôo, ou seja uma ocupação de 53%.
Se não for a escala na Terceia!!!!"

Bem, vou comentar o lado positivo a coisa, como já aqui disse, é minha opinião que um aumento no número de voos para o Pico não implica uma redução da taxa de ocupação, pelas razões que todos nós sabemos.
Ora aqui está uma pequena prova disso, mais voos em 2010 e a taxa continua a subir.
88 passageiros por voo dá 56% num 320 ou 66% num 319...
E posso acrescentar que Santa Maria movimentou pouco mais de 5000 passageiros na rota para Lisboa, e mesmo assim já tem direito a voos directos no verão...
Anónimo disse…
rui, a paciência que tu consegues ter...
continua o bom trabalho, abraço
artur xavier disse…
Eu não sei (Nem quero saber!) quem é esta(e) Brianda. De uma coisa, porém, estou certo: Não é nossa(o) amiga e detesta os Picoenses. Ainda não li um comentário, feito por essa criatura, que nos fosse favorável. No entanto e uma vez que, como diz o velho ditado, "vozes de burro não chegam ao céu" eu fico tranquilo quanto a semelhante fazedor de opiniões. Bom fim de semana.
BRIANDA PEREIRA disse…
Não é uma opinião Artur. São factos!!!
artur xavier disse…
Não deixa de ser curioso (ou talvez não) que apenas se preocupem com estes "factos", no que ao aeroporto do Pico diz respeito e já não se interessem (ou preocupem), tanto, relativamente ao aeroporto de Santa Maria... Curioso, no mínimo!
BRIANDA PEREIRA disse…
Deixo para os micaelenses as preocupações com o que a Santa Maria
diz respeito.
artur xavier disse…
"Deixo para os micaelenses as preocupações com o que a Santa Maria
diz respeito".
Valha-me Nossa Senhora! Eu leio e releio e afirmo e digo e teimo em acreditar que os meus olhos são uns traidores. Não pode ser. Ninguém, nas suas sinas, escreve uma bacorada daquelas... Só faltou dizer que Santa Maria pertence ao distrito de Ponta Delgada. Mas que rica "união", esta!? ... E está tudo dito! Mas, mesmo, tudo.
BRIANDA PEREIRA disse…
Oh! Artur,nós terceirenses somos afectados pela passagem no Pico, especialmente com o famoso vento Sul e os micaelenses com a passagem em Santa Maria!!!
Anónimo disse…
Qual é a taxa de ocupação de um 320 para ser viável um voo directo? Que ocupação tem os passageiros neste voo? Justifica esta paragem na Terceira onde há outras alternativas como São Miguel ou Santa Maria?