Eyjafjallajohull nos Açores

A coisa está "preta"! Embora não sejam ainda perceptíveis a olho nu, as cinzas vulcânicas não deixaram ninguém voar hoje nos Açores. Ao que parece pode dar uma aberta para o fim do dia amanhã, mas já se prevê pior para os dias seguintes:


A imagem vem daqui , e é a previsão para as 12 horas do dia 10, desde o nível de mar até ao nível de voo 200.
Para quem precisa de viajar nestes dias, recomendo que se mantenha a par da situação através deste site, nas Network headline news.

Comentários

Rui Medeiros disse…
Hoje, um buraco que cada vez vai ficando mais pequeno, permitiu o retorno à base dos aviões da SATA Air Açores que estavam espalhados pelas outras ilhas e a realização de mais um voo para a Terceira. O notam em vigor era o seguinte:
A2059/10 -
EYJAFJALLAJOKULL VOLCANIC ASH FCST 1800UTC VA CLD WI 4500N04000W -
4500N01300W - 4302N01640W - 3823N01959W - 3723N02459W - 3723N02959W
- 4026N03606W - 3823N03426W - 3603N02844W - 3522N02041W -
3700N01500W - 3630N01500W - 3400N01800W - 3200N01800W - 3130N02200W
- 3000N02000W - 3000N02500W - 2820N02500W - 2816N02853W -
3125N03123W - 3353N03443W - 3500N04000W.
ACFT ARE REQUESTED TO REMAIN OUT OF REFERRED AREA. NO ATC CLEARANCES
WILL BE ISSUED TO PENETRATE THE AREA WITH THE FOLLOWING EXCEPTION:

FLT WILL BE CLEARED FOR THE FOLLOWING ROUTES AND TIME PERIODS:
FM 1800UTC TILL 2100UTC
NO RESTRICTIONS FOR FLT FM AND TO ALL AZOREAN AD INCLUDING FLT
COMING FM AND GOING TO LPPC FIR.
FM 2100UTC TILL 2400UTC
NO RESTRICTIONS FOR FLT FM AND TO LPAZ AD AND LPPD AD INCLUDING FLT
COMING FM AND GOING TO LPPC FIR.
IT IS IMPERATIVE THAT PILOTS OF ANY FLT OPERATING UNDER THE
CONDITIONS DESCRIBED IN THIS NOTICE SHALL REPORT ANY ABNORMAL
SITUATION OBSERVED DURING THAT OPERATION. OPERATORS ARE ALSO
CAUTIONED AGAINST THE RISK OF ENGINE FAILURE RESULTING IN INABILITY
TO MAINTAIN LEVEL ABOVE CONTAMINATION AREA SPECIALLY WHERE ETOPS
ACFT ARE INVOLVED. MAINTAIN WATCH FOR SIGMET/NOTAM FOR THE FIR. SFC - FL200,
10 MAY 18:00 2010 UNTIL 10 MAY 23:59 2010. CREATED: 10 MAY 17:26 2010

O que deixa ainda a possibilidade para a reposição de mais algum voo para Santa Maria, mas, a partir da meia noite, deve fechar tudo outra vez e por tempo indeterminado...
O PADRINHO disse…
Parece-me que a opção de contratar um navio para as ligações a Lisboa deve ser encarada muito a sério,porque com as previsões existentes, podemos ficar muitos dias seguidos sem vôos.
Anónimo disse…
Pareçe, que já abriu totalmente desde hontem ao 12:00
Abraços
ASTSPOTTER
Anónimo disse…
ola a todos
eu ouvi dizer que a sata vai entregar a factura das despesas ao benfica pk foi ele que foi o causador desta desgraça toda.
pk os benfiquistas tinham os bones, cachecois,etc arrumados muito tempo no baú e ao tirar abanaram muito que levantou esta nuvem de poeira, para festejarem o campeonato
saudaçoes graciosenses
Anónimo disse…
Porque é que a SATA, com um avião estacionado à força no Pico desde Sábado dia 8, fez o avião regressar a S.Miguel logo que foi possível (na reabertura do espaço aéreo entre as 18h e 00h de terça-feira) SEM PASSAGEIROS, forçando-os a viajar (passageiros do PICO e HORTA) no Santorini?

Até ver, é uma pouca vergonha.
Rui Medeiros disse…
Isso não aconteceu, o avião regressou a Ponta Delgada, logo que possível, segunda dia 10, com 53 passageiros a bordo.
alfacinha disse…
espero que o vulcano não vai impredir a minha viagem para Açores.Na próxima semana
cumprimentos
Paulo Olim disse…
Boas Rui Medeiros
Obrigada pelo comentario pois não sou muito intendido na materia.
Apenas achamos estranho aquela situação.
o Dash 8-Q202 ja tinha estado por ai uns bons tempos pensava que ja estava tudo bem, pois ele ja ta cá a uns bons tempos.

Paulo Olim
Asas Madeira
Paulo Olim disse…
Ja estou a seguir o seu blog, vou colocar o seu link no blog Asas Madeira para maior divulgação do seu blog.


Paulo Olim
Asas Madeira
José Fernandes disse…
Olá, muito interessante o vosso blog.
Realmente os fenômenos naturais estão a modificar o modo de viver das pessoas neste planeta.

José Fernandes
http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com
Anónimo disse…
Quantos voos fez o Q200 para o Corvo no dia dos Açores ?
Pelo site da Ana vê-se que chegaram às Flores 7(!!!) vôos no dia 24 de Maio.

Cumprimentos,
Rui Medeiros disse…
Dia 24, chegadas ao Corvo:
SP2510 07:43 PDL
SP2890 09:55 HOR
SP2891 11:17 FLW
SP2892 15:45 HOR
SP2902 17:02 FLW
SP2893 17:44 FLW
SP2872 19:46 HOR
Anónimo disse…
ola a todos pergunto ao sr rui Medeiros se tem conhecimento se o Q200 se consegue aterrar e levantar no corvo com a lotação máxima de passageiro ou se há alguma restrição quantos passageiros ele leva para o corvo de cada vez
Rui Medeiros disse…
Do site da Bombardier:

Airfield Performance:
FAR takeoff field length (SL, ISA) at MTO: 1000 m
FAR landing field length (SL) at MLW: 780 m

Daqui podemos dizer que o Q200 aterra no Corvo com o peso máximo permitido, logo as únicas restrições que possam existir advêm da necessidade de aterrar com combustível suficiente para o voo de regresso o que pode limitar a carga útil.

Na descolagem posso dizer que um destes dias deram às operações um limite à volta das 15 toneladas, ou seja, dadas as condições desse dia o Q200 limita em 1,5 tons o seu peso à descolagem do Corvo em relação ao seu MTOW. Ainda assim conta com cerca de 4,5 tons de disponibilidade para combustível, passageiros e carga.
Vou tentar ter uma ideia da quantidade típica de combustível a carregar à saída do Corvo para ficar com uma ideia do peso disponível para o Payload. Mas é provável que não seja possível carregar 37 passageiros + bagagem num Q200 a sair do Corvo.
Rui Medeiros disse…
Tipicamente o Q200 sai do Corvo com 1300 a 1500 Kg de combustível. Assim restam 3 a 3,2 toneladas para a carga útil.
Se pesarem os passageiros ao invés de utilizar o peso standard da industria para os cálculos de massa e centragem, é possível que se possa sair com os 37 lugares ocupados em determinas condições.
Anónimo disse…
ok obrigado pela informação SR rui Medeiros