08 março 2010

Mais um...

Por volta das 8:20 lá chegou o futuro CS-TRF.


Espera-se que o último Q400 chegue ainda esta semana, completando assim a renovação da frota da SATA Air Açores. Entretanto os ATP's vão parando, já só estão a voar o TFJ e o TGN, sendo que se prevê que a meados de Abril já não façam mais voos comerciais ao serviço da SATA. Spotters, está na altura de lhes tirar as últimas fotos... Para mais tarde recordar...

11 comentários:

Anónimo disse...

Qual será o destino dos ATPs?

Piloto Jorgense disse...

Sabes se o TRE já voa com passageiros?

Anónimo disse...

Com os Q 400 e 200 tivemos novos aerodromos. Não foi?

Rui Medeiros disse...

Não sei para onde vão os ATP's.
O TRE ainda não está a fazer voos regulares.
Novos aviões novos aeródromos? Penso que não será bem assim, mas é curioso que já nos anos 90 Pico, Graciosa e S. Jorge sofreram ligeiros aumentos no comprimento das suas pista, penso que a das Flores também cresceu por essa altura.
Agora está-se a mexer em S. Jorge, vai-se mexer no Corvo e prevê-se que ainda se mexa na Graciosa. Não porque os aviões não possam lá operar, afinal já começaram os voos, mas tem sido politica nos Açores o contínuo melhoramento das infraestruturas aeronáuticas, ao encontro do que se vem publicando nas normas internacionais, permitindo ainda melhorias na operacionalidade das aeronaves utilizadas nas ligações entre as nossas ilhas.

Jorge Abreu disse...

O CS-TGL ainda está na Madeira(sem leme), já não vai voar mais comercialmente?
O CS-TFJ é que está a substitui-lo.

Rui Medeiros disse...

Para a SATA, prevê-se que não.

Anónimo disse...

Gostei de ler o seu esclarecimento sobre novos aviões novos aeródromos. Gostaria de lhe lembrar que uma senhora do CA da sata, disse que por exemplo no corvo não se podia aumentar a pista. Mas agora já se pode. Não sei se o avião Q200 tem alguma penalisação ou não ao voar para qualquer ilha dos açores....Sabe é que eu já voei num ATP da Terceira para S. Miguel, só com 6 (seis)passageiros.Se esse mesmo voo se realizar com um Q400, o futuro da sata fica assegurado.

Rui Medeiros disse...

Pelo que sei, as obras no Corvo não incluem um aumento do comprimento da pista.

O Q200 só é ligeiramente penalizado no Corvo.

E a rota Funchal - Porto Santo tem ocupações nessa ordem muito frequentemente. Ainda hoje os passageiros dos 3 voos cabiam num só. No entanto não se deixam de fazer porque são ao abrigo de obrigações de serviço público...

Anónimo disse...

boa tarde
alguem sabe quem foi o cmdt que o trouxe para os açores
bem haja!!!

Anónimo disse...

porque é que os comandantes do q400 em serviço é estrangeira?

Rui Medeiros disse...

Não sei, ou estarão a dar formação em linha (on job training) aos pilotos da SATA ou estão a colmatar a falta de tripulações qualificadas no Q400 nesta fase de transição.