04 fevereiro 2010

Horário de Verão 2010

Já é possível ter uma ideia de como será o horário do aeroporto do Pico para o Verão IATA deste ano, que se inicia em Abril. Como seria de esperar, a grande novidade é a introdução dos Q400 na frota da SATA.


Das mudanças em relação ao ano passado, a que mais se nota, é o desaparecimento de 4 frequências semanais nos voos da SATA Air Açores, durante o pico do verão. A chegada dos Q400, com os seus 80 lugares, já deixava adivinhar uma situação destas. Numa mudança, não se pode esperar que tudo sejam melhorias e este é o principal defeito que aponto à renovação da frota da SATA. O aumento da capacidade dos aviões vai de facto ter repercussões no número de frequências disponíveis, o que é prejudicial para os Açorianos, que ficam com uma escolha mais limitada nos horários dos voos.
Por outro lado, o número de lugares oferecidos cresce cerca de 200 lugares por semana durante Julho e Agosto. Nos restantes meses do verão IATA, são disponibilizados mais de 500 lugares além da oferta do ano passado, uma vez que, nestes meses, se mantêm as mesmas frequências. Estes são aumentos da ordem dos 10 e 25%.
Julgo que, para já, não haverá mercado para absorver tanta oferta, mas esperemos para ver como as coisas correm. De referir ainda que este cenário não se limita aos voos para o aeroporto do Pico.
Quanto aos voos da TAP, à um ligeiro aumento no número dos voos extra previstos, uma resposta já esperada tendo em conta a evolução da rota, mas, ainda não conseguimos o voo directo, muito por culpa da falta do combustível.

14 comentários:

Anónimo disse...

como conseguiste chegar aos horarios de verao comprimentos graciosenses

Rui Medeiros disse...

A partir de pesquisas no site da SATA e no site www.amadeus.net.

Anónimo disse...

nao consigo chegar aos horarios de verao nao me consegues explicar melhor

Rui Medeiros disse...

O horário que publiquei não está lá, é uma montagem dos resultados que vou obtendo da pesquisa por vários dias.

Marcus disse...

Ugh...
I notice that again there are no afternoon flights from PDL to Pico, they are all in the morning. This means that anyone arriving from the mainland on PDL has to stay the night on Sao Miguel to get to Pico.

The best situation would have been for half the return flights in the week being morning and the other half afternoon. Then they would have tied in with connections both to and from the mainland instead of just flights to the mainland (I think even some of those are a close shave).

Rui for presidente of SATA!

indignado disse...

Novo adiamento da construção dos tanques de combustível! Agora desta vez ainda não foram adquiridos os terrenos como já tinha sido anunciado.
Cá para mim estão a brincar com a gente!!!!!
A seguir qual será a desculpa que irão inventar???
Por este andar só pra 2020!!

Anónimo disse...

ja que chegou o novo aviao para a sata faço uma pergunta ao rui medeiros qual o comprimento minimo para operar este aviao em segurança

saudaçoes graciosenses

Rui Medeiros disse...

O comprimento mínimo depende de muitos factores.
Se me perguntar qual é o comprimento mínimo para se operar com o peso máximo fica logo mais fácil responder dando um exemplo. Com Flaps 15, num dia ISA, ao nível do mar, o Q400 pode descolar com todas as margens de segurança garantidas, numa pista com 1450 metros.
No manual do avião há números para pistas até 1000 metros. Nas mesmas condições de acima, operar numa pista dessas implica limitar o peso a cerca de 23,6 toneladas, para a descolagem. Com menos peso poderá operar em pistas mais pequenas, não tenho números que me permitam dizer qual será esse comprimento.

Presumo que a sua pergunta vem a propósito do comprimento da pista da Graciosa, com 1325 metros disponíveis para a descolagem. O Q400 pode sair, num dia ISA, com cerca de 28 toneladas, o que será suficiente para não limitar o payload.

Anónimo disse...

Marcus loved your comment about the flights to Pico. No one answers no one cares. Try from Terceira arriving around 7 am and beeing there until 4.45. Nice eh...and the worst thing is that we love punishment because I,me there every summer. Incredible.

Anónimo disse...

Ilha Maior - 05-02-2010:

"Adiada construção de
tanques de combustível

O início da obra de construção
dos novos tanques de
combustível no aeroporto do
Pico onde será armazenado o JET
A1 foi adiado.
Os trabalhos deviam ter sido
iniciados esta semana, mas o
processo burocrático está
atrasado.
A Bencom já consultou os
empreiteiros, o INAC já licenciou
a obra, mas falta concluir o
processo de aquisição 5 mil
metros quadrados de terrenos
onde serão implantados os
tanques.
O atraso no início destas obras,
que foram recentemente exigidas
pelas normas internacionais da
aviação, vai adiar por mais alguns
meses a realização de voos
directos entre o Pico e Lisboa."

artur xavier disse...

Como dizia um antigo governante: "É a vida!"... E, azar dos azares, o pão do pobre cai sempre com a manteiga para baixo. Não podemos é perder a esperança. Nunca! Melhores dias hão-de vir.

Anónimo disse...

quando esta previsto o novo aviao começar a fazer testes pelas ilhas dos açores

graciosa

Marcus disse...

( Anónimo 07 Fevereiro, 2010 disse...

Marcus loved your comment about the flights to Pico. No one answers no one cares. Try from Terceira arriving around 7 am and beeing there until 4.45. Nice eh...and the worst thing is that we love punishment because I,me there every summer. Incredible.)

It seems that there is little or no correlation between inter-island and Lisbon flights at all.
It looks like those few inter-island flights who actually connect with Lisbon flights do so purely by accident rather than by planning?

JS disse...

Ai agora já estão a ver porque é que estes aviões não são a melhor opção para a a SATA?... POis é!... Mais lugares, mais disponibilidade, significa menos frequências!!! Ah pois... E é exactamente esse uma das maiores, se não a maior falha, na gestão das rotas inter-ilhas: Poucos voos!

Mas isso é só o princípio, esperem para ver mais!...