Evolução do tráfego no Aeroporto do Pico II

Já estão disponíveis as estatísticas referentes ao tráfego aéreo no ano de 2009 no site do serviço regional de estatística.
Num ano em que o número total de passageiros nos Açores desceu 2,16% o aeroporto do Pico manteve uma tendência de subida, com mais 2,68% passageiros em relação a 2008. Este aumento foi suportado pelo crescimento de 35,1% no número de passageiros embarcados e desembarcados no voo para Lisboa, já que o tráfego inter-ilhas, que representa 79,5% do tráfego deste aeroporto, caiu 2,08%.
A evolução desde 2003 está representada no gráfico abaixo.


Em termos absolutos, passaram pelo aeroporto do Pico 59504 passageiros, 2235 deles em trânsito.

Muito foi dito sobre a "teimosia" dos Picarotos quando tentávamos mudar o voo da TAP para um dia mais propício a um melhor serviço e, por conseguinte, a uma melhor ocupação. Muito gozo se fez à nossa custa nessa altura. Agora já podemos falar com números, 2009 foi o primeiro ano em que a ligação se manteve ao Sábado (A mudança foi em Novembro de 2008). Este aumento de 35% não pode ser coincidência. E vem mostrar que estávamos certos quando muitos nos diziam que mudar o voo não traria mais passageiros. Pois está aqui também a prova que se está a lidar com uma realidade diferente que precisa ser encarada de forma diferente. Agora o gozo continua quando falamos de mais 1 voo. Veremos se conseguimos calar esses também...

Comentários

luis disse…
Então quanto é que achas que anda a taxa de ocupação para o Pico no voo de Lisboa? Será que desta vez ultrapassa os 50%?
O ano passado houve decrescimo pois o voo era à tarde e à hora que saia do Pico só chegava a Lisboa por volta das 22 horas. e muita gente do Pico por burrice ia apanhar o voo ao Faial pois chegava muito mais cedo!!!!, pois "algumas mentes brilhantes" dizem que preferem ir pelo Faial, pois pelo Pico tinham que parar na Terceira!!!!!!!!!
Mas ao menos são boas notícias e assim que houver combustiveis em breve, o voo deixa de escalar na Terceira e aí temos de reclamar pelo menos mais um voo.
Rui Medeiros disse…
Não sei quantos foram os voos TAP. Só quando sair o relatório de contas da SATA Aeródromos é que essa informação fica disponível na internet para que possa calcular a ocupação.
artur xavier disse…
Alguém afirmou que "O caminho faz-se caminhando". No entanto um bocadinho mais de amor pelo que é nosso, não ficaria mal a ninguém. Digo isto porque sei que muita gente do Pico desembarca, ou apanha o voo, no Faial às sextas-feiras ou aos domingos, (Quando não se chega ao extremo de ser no próprio sábado!), apenas e só por comodismo ou porque é (Pasme-se!) mais seguro... E mais não digo.
Anónimo disse…
"Mas ao menos são boas notícias e assim que houver combustiveis em breve, o voo deixa de escalar na Terceira e aí temos de reclamar pelo menos mais um voo."

E vamos lá a ver se não haverá chatices nessa altura... é que se bem me lembro, o vôo actual nem é do Pico, mas sim um vôo originalmente da Terceira. Corrijam-me se estiver enganado.

José Jorge
Anónimo disse…
quando o voo era à tarde as pessoas não apanhavam o voo pela horta por "burrice" mas sim porque lhes permitia chegar a lisboa a horas de apanhar um comboio ou autocarro para o seu destino final...
Brianda Pereira disse…
Grosso modo,10.000 passageiros Lis/Pico/Lis transportados em 116 vòos, dá 86 passageiros por vôo, ou seja uma ocupação de 53%.
Se não for a escala na Terceia!!!!
Rui Medeiros disse…
Grosso modo, sim. Mas podíamos usar o A319 como referência (ninguém os obriga a levar o A320) e a ocupação sobe logo para os 65%. E já falamos no "e porque não os Fokker"... Ou melhor ainda, os Embraer... E para comparar podemos ainda falar dos 63% de ocupação média dos voos da SATA Air Açores.
Eu diria que já estamos perante números muito razoáveis.
Além disso, podemos ainda falar nos 4747 passageiros que voaram de e para Lisboa, no voo "directo" da SATA internacional para Santa Maria, menos de metade dos do Pico, e, no entanto, esse voo já chega a ser directo durante parte do Verão...
A coisa não é tão feia como a quer pintar.
Brianda Pereira disse…
De facto ninguém obriga a TAP a usar o A320 para o Pico, mas se usar o A319 lá se vai a capacidade de carga!! Como deve saber o A319 leva menos 2 contentores!
Rui Medeiros disse…
Pois, mas se não passar na Terceira são os contentores todos para o Pico, o A320 traz muitas vezes mais que 2 contentores para a Terceira no voo do Pico... Só vantagens...
Brianda Pereira disse…
"o A320 traz muitas vezes mais que 2 contentores para a Terceira no voo do Pico..."
Claro,é a bagagem dos passageiros da Terceira que ajudam o vôo do Pico!!!
Rui Medeiros disse…
Ninguém está a por isso em causa! Aliás, já o disse, com a escala na Terceira, o voo do Pico tem uma boa ocupação. Agora digo também, sem escala na Terceira, com um A319, já teríamos uma ocupação razoável. E a carga não seria problema porque segundo o site da TAP Cargo, um A319 com 132 passageiros tem ainda capacidade para 1 tonelada de carga e hoje em dia dividimos o porão com a Terceira, logo, não haverá grande decréscimo, se é que chega mesmo a diminuir. E ainda é conforme as obrigações de serviço público que dizem: "Na rota Lisboa-Pico-Lisboa deverá ser assegurado, semanalmente, o escoamento de 2 toneladas de carga e
correio por viagem de ida e volta."
PAI disse…
Já estão a chegar ao que eu disse no inicio da discussão acerca deste assunto:Com o A319 a voar directo Lisboa - S.Jorge e a abastecer no Pico antes de regressar a Lisboa, podemos ter dois vôos por semana com boa ocupação.Também somos gente!!!! e não temos a facilidade de apanhar o vôo para Lisboa na Horta!!!
Padre... disse…
Se tirarem os jogadores de hoquei e Futebol e restantes modalidades,sim, porque nós e que andamos a pagar todas essas teimosias, gostava de ver qual a vossa ocupação.
A ocupação iria ter menos 1000 a 1200 pessoas na ocupação anual.É só fazer as contas e ver que para um nem 40% teria e agora querem mais um voo.Santa paciência, ja irrita tanta "pequenês".E também não iremos andar toda a vida a pagar as ciumeiras do Pico com o Faial.
Diácono Remédios disse…
A minha "pequenês" é tanta que nem consigo comentar o que escreve o senhor padre...
Anónimo disse…
Se puserem o Dash a fazer a ligação Pico-Lisboa, a taxa de ocupação subiria. Ninguem os obriga a levar o A320.