23 dezembro 2009

Spotting no Pico XVII

Bem, tenho que ir aproveitando estes dias de férias, lá arranjei mais umas fotos de aviões! São de ontem, do A319 que fez o TP3817 e do Falcon da Força Aérea que fez um toca e anda pouco depois, mas deste último, como estava a chover, só tirei fotos de dentro do carro a mais de 1 km de onde ele está, não saiu nada melhor que a que aqui coloco.




Finalmente, deixo aqui, para os que gostam de gozar com a malta a ver os aviões passar para o Faial, uma disso mesmo, um Canadair CL-415, matrícula M71-01 da Malaysia - Maritime (MMEA, coisa rara por estes lados, a passar para o Faial! Espero que os spotters tenham feito melhor por lá!

18 comentários:

Anónimo disse...

Se vem da Malasia é Internacional!!
Não é Sr. Carlos Sequeira?

Rui Medeiros disse...

lolol, estava à espera de outro, mas também tenho resposta para esse!
Não devia mas vou por mais umas achas na fogueira deste tema dos nomes que no fundo na melhora a vida de ninguém. Se for ao AIP português, onde vêm definidas essas designações, que já estão reproduzidas neste blog, pode ver claramente que um aeroporto nacional pode muito bem receber voos internacionais esporadicamente, o que encaixa como uma luva ao aeroporto da Horta.
Se ler com olhos de ver o que o Sr. Carlos Sequeira escreveu, verá que nunca disse que não passam aí voos internacionais, apenas que a designação que tanto gostam de usar já não o é correctamente. Como na prática isso não nos afecta (triângulo) de nenhum modo relevante, não compreendo a preocupação com que encaram este assunto.
P.S. Não deve ter vindo directamente da Malásia...

Anónimo disse...

Pelo facto de não ter vindo directamente da Malásia,(como é óbvio), não deixa de ser internacional!

CarlosMSequeira disse...

É sim senhor!! O AHR enquadra-se neste momento nos aeródromos nacionais, tal como o de Cascais em que este tipo de aeronaves tem de ter um pedido MÍNIMO de 24h de antecedência para fazer escala, segundo apurei à poucos dias. O AHR está devidamente preparado com as facilidades, tais como SEF, etc. Não precisa o Sr. Anónimo de ser cínico até este ponto. Estou aqui para comentar e apreciar, criticar um pouco também, mas não digo nada sem ter bases! Agradeço a ajuda do Rui neste aspecto...

Para ti Rui..., tirei algumas fotos, que devem, espero eu, estar disponíveis brevemente no AzoresAirPhotos.com...

Aproveito para desejar um Feliz Natal e Ano Novo a todos!!

Rui Medeiros disse...

Que espectáculo, será que vem com as funções de ser comentador anónimo não ler o que se escreveu antes? Mais uma vez, não é isso que está em causa.

Carlos, obrigado, vou ficar atento! Sabes a origem e destino?

CarlosMSequeira disse...

... Não veio não, pelo que sabemos, a última escala antes de chegar à Horta foi em Marrocos. E sim, continua a ser um voo Internacional! E volto a frisar, por ser um voo internacional, o aeroporto não o necessita de ser para receber este voo!! Se bem leu no post anterior, as Flores também estão longe de ser Internacionais mas também recebem a sua cota parte de voos internacionais! Olhe, se quiser, procure-me e faço-lhe um desenho, porque sinceramente não sei como ser mais simples!!!!!

CarlosMSequeira disse...

Desculpa Rui, já podia ter colocado... É proveniente de certeza da Malásia :-), fazendo última escala em Marrocos (Aeroporto Mohamed V, Casablanca-CMN) e seguiu hoje para o Canadá, fazendo escala em St. John (CYYT).

Valter Medeiros disse...

Porreiro!
Nesse dia deves ter ficado como eu fico quando fotografo uma ave rara (daquelas com penas, não é daquelas "aves raras", umas mais religiosas que as outras, que aparecem com (demasiada) frequência por aqui)...

Pensando melhor... retiro o que disse! estou a ofender as aves, que até são bastante inteligentes, como o corvo das filipinas que consegue fazer e utilizar uma grande variedade de ferramentas.
Estas "aves" nem devem saber desembrulhar um rebuçado sem instruções.

Boas Festas

joao disse...

"24 horas da ilha de São Miguel à ilha do Pico

Levaram 24 horas de Ponta Delgada à ilha do Pico, os 15 passageiros da SATA que deviam ter saído ontem às 9h45, mas que foram à ilha Terceira, à ilha do Faial e, depois, de lancha, até ao Pico"

http://ww1.rtp.pt/acores/?article=12215&visual=3&layout=10&tm=7

Rui Medeiros disse...

Ontem não havia voo directo de PDL, e os passageiros para o Pico não conseguiram chegar à Terceira a tempo de apanhar o voo para o Pico devido a avaria do avião que os levaria até lá. O tempo também não tem ajudado, não sei se teria sido possível desviar um voo para passar no Pico hoje de manha e voltaram a haver atrasos, tendo ainda cancelado 1 dos voos para S. Jorge e outro para a Graciosa.

Anónimo disse...

Em 2010 o Pico vai ter mais escalas de navios de cruzeiro que o Faial: http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=24496

Horta disse...

Pois o falcon da Força Aérea fez um toque e anda no Pico e foi para o Faial.
Quanto aos voos e aeroportos Internacionais aconselho-vos a ler o AIP de novo.
Boas Festas

Nuno Melo disse...

Sr anónimo se não perceber o desenho pode desde já efectuar as suas reservas para o voo regular inaugural Hor/Bos ke se realiza a 1/4/2010...

Hilariante... estes anónimos não deveriam ser aceites pelo gestor (sr Rui)... Sejam bocas ou criticas deveriam ser sempre subscritas, mas enfim... eu sou seguidor atento do blog (ke está excelente) mas manifesto-me raramente, sou também colega de serviço do C. Sequeira e sinceramente acho ke um desenho é sempre mais fácil do senhor anónimo perceber...lololol

boas festas... e 1 ano aeronáutico para para todas as ilhas...

cumprimentos

Anónimo disse...

Ouviram falar alguma coisa de ontem ter existido uma aterragem de emergência no aeroporto da Horta??

Anónimo disse...

Os bombeiros da Horta não querem que o Aeroporto deles seja Internacional! porque será?

Rui Medeiros disse...

Emergência... Acho que não, houve 2 evacuações médicas pela FAP e a escala da Canadair, foram esses os movimentos fora do normal que dei conta.

Rui Medeiros disse...

Afinal terá havido uma emergência com uma das aeronaves da FAP, mas nada de grave.

Ao outro anónimo, não tem nada a ver com querer ou não querer, trata-se de constatar o que acontece.

CarlosMSequeira disse...

Ao Sr. Anónimo, até podia ser OPA, AITA, ou 1 simples Operador de Rampa!!! Acho que nunca mencionei o facto de querer ou não querer que o AHR seja Internacional, penso que estaria a tirar alguma dúvida quanto ao significado do termo em relação ao tipo de aeronaves que o frequentam, infelizmente parece-me que há pessoal bem casmurro, que só entende o que quer!!!!
Bem Hajam...