E foi mesmo desta!

O primeiro voo nocturno para o Pico aconteceu na passada Sexta-Feira, por causa da reprogramação de horários devido à paragem para manutenção de 2 dos ATP's da frota da SATA. O voo até adiantou um pouco e aterrou apenas 8 minutos depois do pôr do sol.
Hoje, o ATP fez a sua estreia nocturna no Pico. Quando me disseram que teria de esperar mais 2 horas pelo meu voo foi um misto de consternação pelo atraso e alguma expectativa quando percebi que a espera extra significava uma aterragem nocturna.
No entanto, à medida que ia anoitecendo na Terceira, admito que comecei a ficar preocupado! Estou mesmo desconfiado e já estava a imaginar o voo a cancelar outra vez. Mas correu tudo bem e lá embarcámos próximo do horário previsto. A verdade é que antigamente o anoitecer na Terceira era sinal de mais uma noite por lá e os velhos hábitos não se perdem facilmente.
Havia uma camada de estratos a cobrir quase todo o céu, e quando nos aproximámos do Pico ainda se via umas cores do por do sol por de trás do Pico Pequeno, já só em silhueta. Abaixo das nuvens, estava mesmo escuro! Afinal era de noite, e íamos aterrar no Pico! Acho que mais ninguém estava a ligar ao momento. Eu ia vendo as luzes dos carros na estrada imaginando as pessoas a pensar no que se passava para estar um avião a aproximar ao Pico tão tarde. Aliás, um dos passageiros, ao telefonar para avisar alguém que estavam a embarcar na terceira recebeu uma respostas admirada: Mas... Está de noite aqui!?
No entanto, tudo parecia rotineiro, não é como se os "nossos" pilotos não soubessem encontrar a pista do Pico no escuro, mas... Parecia-me que faltava uma ambiente diferente, mais fora do comum. Afinal, os problemas de vir ao Pico à noite estavam só no papel e a aterragem aconteceu às 18:14, 41 minutos depois do por do sol. Só tenho pena de não estar a pista 09 em uso para ter visto o aeroporto iluminado antes da aterragem.
Infelizmente as malas levaram algum tempo a sair e não consegui tirar a foto que já estava a imaginar no avião, mas à pressa, com a máquina apoiada em cima da sua mala, ainda apanhei a descolagem. Acabou por ficar tremida, mas fica registo da descolagem do CS-TGY, às 18:41.

Comentários

Anónimo disse…
Até dá gosto ver! eheheh. Só espero que isto se repita nas férias do natal para tirar umas longas exposições. E tu és um marau. Já tás outra vez no Pico =P
Anónimo disse…
Este post transformou-se em notícia no programa "Bom dia Açores", blog sobre "tudo o que se passa com o aeroporto do Pico", e sem faltar o respectivo link para o blog no rodapé.
Anónimo disse…
link do bom dia sff
Rui Medeiros disse…
http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=11780&visual=3&layout=10&tm=7

Aproveito para deixar o meu obrigado ao Pedro Moura pela referência.
Anónimo disse…
É engraçado como não existe um "Padre" nem um "Cardeal" a abençoar este feito...
E será que um "PAI" de um "Zé" não o deixou vir ao PC ver as novidades do blog? Não sabia que havia novidades? Até o Pedro Moura falou disso no Bom Dia...
Pois é meus senhores: quando o Pico consegue um feito que os Picarotos tanto ambicionavam sem que se tenha tirado regalias às ilhas vizinhas (até se aumenta o trabalho na torre de controlo do Faial!) não nos vêm dar os parabéns e reconhecer que merecíamos.
O que todos queremos é mais e melhor - mas sejam coerentes - nós queremos mais e melhores voos, não queremos tirar nada a ninguém, mas se não nos dão porque dizem que temos alternativas que chega para dois ou mais, então apenas queremos que essas alternativas sejam partilhadas entre os dois lugares.

Bem Hajam!
Cardeal disse…
Caro Anónimo, que Deus Nosso Senhor, Pai Todo-O-Poderoso, Criador do Céu e da Terra o abençoe e ao Aeroporto do Pico. Vós de facto mereceis voos à noit. Só continua a ser pena é que esses tais voos continuem sem aparecer durante o dia. Mas Deus É Grande e dará a recompensa a quem a merecer. Não vale a pena estar sempre a tentar lançar lenha para a fogueira, porque às vezes, por mais que tente, ela não vai arder. Que Deus nos abençoe a todos e nos dê discernimento para nos deixarmos destas guerrinhas sem sentido. Desta vez é que a coisa foi bem feita, conseguiram algo sem tirar nadea ao outro lado. Assim devem ficar satisfeitos.
Anónimo disse…
Ora nem mais! Já chega "Faial" rendam-se à bendita verdade. Cumprimentos
Anónimo disse…
Vão-se habituando aos atrasos,porque daqui em diante acabaram-se as corridas para aterrar antes do pôr-do-sol.!!!!
Anónimo disse…
Na verdade esta obra só serve para permitir os atrasos porque não aumenta o número de vôos.
joao disse…
Voo da Tap ao Pico hoje cancelado o engraçado é que o tempo permitiu uma hora que a Sata viesse, as coisas como são! Agora vamos lá ver o que vão fazer com os passageiros do Pico se vão ao Faial ou se voltam pra Lisboa e depois no dia seguinte pra Smiguel e vão na Sata para o Pico como aconteceu da última vez!
Anónimo disse…
"
Anónimo disse...
Vão-se habituando aos atrasos,porque daqui em diante acabaram-se as corridas para aterrar antes do pôr-do-sol.!!!!

04 Dezembro, 2009


Anónimo disse...
Na verdade esta obra só serve para permitir os atrasos porque não aumenta o número de vôos.

04 Dezembro, 2009
"

É verdade, mas mais vale atrasado do que cancelado!