Ampliação da pista do Aeroporto de S. Jorge

Já se iniciaram as obras de ampliação do aeroporto de S. Jorge com o inicio da limpeza dos terrenos na zona de intervenção. Segundo uma nota de imprensa da Tecnovia de Outubro de 2008, "os trabalhos a realizar consistem na ampliação e alargamento da pista e da sua área de segurança, na construção de uma torre de informação, na alteração e ampliação da actual placa de estacionamento de aeronaves, na instalação de sinalização da pista e no fornecimento de uma estação VOR/DME. As questões técnicas mais relevantes deste projecto serão a construção de um aterro na zona de ampliação da pista, que chegará a atingir os 40 metros de altura, bem como a instalação dos equipamentos de ajuda à navegação, numa zona elevada da Ilha de São Jorge, com linha de vista para as Ilhas da Graciosa, Pico e Faial."

Na imagem que faz parte da nota de imprensa, está patente a inclusão da RESA (área de segurança), que deverá ter uma extensão de 90 metros e é visível a tracejado no fim de ambas as pistas, com uma clearway de 60 metros a antecede-las, tal como está previsto no anexo 14.
Assim, tendo em conta os actuais 1370 metros da pista e assumindo um aumento de 200 metros como anunciado, que parece bater certo com os desenhos apresentados, estimo que as novas distâncias declaradas após a conclusão das obras se fiquem pelos 1270 metros de LDA e 1420 metros de TORA. Estas distâncias adequam-se às necessidades do Q400 que publicita descolagens com o MTOW num dia ISA ao nível do mar em 1402 metros e aterragens com o MLW em 1287 metros com as respectivas margens previstas nas FAR, geralmente idênticas às das JAR em vigor em Portugal.

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