Horário de verão

O Verão IATA começa a 30 deste mês mas este ano ainda não consegui encontrar um horário definitivo. Fica para já o que consegui encontrar pela net.




Comentários

Anónimo disse…
No site d Sata já estão disponíveis os horários de Verão 2008.
Segundo estes horarios o voo da TAP continua à terça-feira e não se altera para o fim de semana como tinha sido anunciado pelo governo. Perdemos um segundo voo directo para a Terceira no Sábado. De resto mantem-se como no ano passado. Apenas a segunda ligação de PDL à quinta-feira passa para a sexta-feira e ao sábado a segunda ligação de PDL passa a ser de Junho a Setembro.
Não sei se ficámos melhor ou pior. Os horários deveriam ser mais flexiveis são sempre à mesma hora todos os dias. Estou a ver que vou ter de utilizar o Faial para sair da ilha ja como tem acontecido em anos anteriores outro.
Rui Medeiros disse…
Já alterei o horário para que esteja como os que estão disponíveis no site da SATA, falta ainda saber porque aparece no amadeus o SP623 no Domingo, e porque o horário de saída do SP431 não bate certo com a chegada do SP432, também no Domingo.
Rui Medeiros disse…
Faltou dizer que as novas obrigações de serviço público ainda não foram publicadas, para já nada obriga a que os voos sejam realizados no fim de semana. Parece que a publicação no jornal oficial da união europeia é para dia 7 de Abril, veremos o que acontece a partir de aí.
Anónimo disse…
Cheira-me a spotting quinta à tarde. eheheh
Anónimo disse…
Por que razão no Pico não se pode ir a S. Miguel e voltar no mesmo dia? Também os terceirenses não podem vir ao Pico e regressar. Tudo se resolveria com um voo Terceira-Pico-S.Miguel de manhã e à tarde PDL-PIX-TER, alternando com os existentes PDL-PIX-TER de manha e tarde TER-PIX-PDL. É difícil? Alterne-se com S. Jorge ou outra ilha. Isto também daria melhores ligações a Lisboa. (Oh diabo, se calhar iria ferir os interesses do Faial!)
Rui Medeiros disse…
Enquanto tentava confirmar os horários de verão pela net, descobri que este ano o voo Lisboa - Santa Maria não fará escala em Ponta Delgada durante o mês de Agosto. Tendo em conta que o load factor deste voo tem sido inferior ao do Pico, pode ser um bom presságio para quando existir combustível.
Anónimo disse…
Será que vamos ter que continuar a fazer escala na ilha dos calhaus quando queremos ir para a terra dos bravos? Já basta de passar sustos a aterrar.
Espero que isto um dia acabe, não nos podem obrigar a sustentar um voo que não faz sentido, e que só se realiza por imposição de políticos mediocres!!!
Anónimo disse…
Parece-me, pelo andar da carruagem, que estamos condenadas a ter que aterrar no Pico, mesmo depois de haver combustível lá,porque sem os trânsitos da Terceira eles não se aguentam.
Oxalá que o vento mude, porque quando está Sul, não é aterrar mulher, é "cair". Até me suam as palmas as mãos!!!!!!
Anónimo disse…
O meu amigo da serreta tem problemas em voar e não gosta de aterrar no Pico? Muito fácil, é só voar na Segunda, na Quarta, na Quinta, na Sexta, no Sábado ou no Domingo.
Não lhe dá jeito? Quer mesmo vir na Terça? Então ou perde o medo de voar ou espera pelo horário de verão e já pode ir para a sua serreta sem passar pelo Pico! Não pode ser, quer mesmo ir aquela hora na Terça? Então a solução só pode ser colocar uma bomba no vulcão submarino da serreta, esperar que cresça uma ilha, fazer lá um aeroporto e reivindicar voos directos para Lisboa à Terça-feira, à mesma hora que o do Pico.
Anónimo disse…
O que não pode acontecer é o pessoal da terceira estar a voar pelo Pico apenas por teimosia.
Que voem pelo Faial que nós não precisamos dos voos pelo Pico,e pelos numeros de pssageiros,andam muito mais Terceirenses nesse voo que picoenses,logo isto é desperdicio para todos.
Anónimo disse…
Boas noites. Estou indignado pois o pico continua com escala na TER...quando me deparo que SMA tem directo com LIS!!! mas o que é isto?!! epah por favor, ou alguém se junta e manifesta, ou então ñ sei onde isto vai chegar, ah vai chegar ao ponto de SJZ com a ampliação tbm não ter uma getway, esperemos para ver.O que me fez satizfeito foi ver SJZ que em Julho e Agosto ter 20 voos semanais, Abraços a todos os realistas, pragas a todos os que são contra Pico e Sjz.
Anónimo disse…
Tudo isto vem dar razao ao que eu sempre disse;S.jorge tem de ter uma gateway,porque merece mais que s.maria e tanto como o pico.
E nao me parece que o facto de haver combustiveis va passar haver voos directo,o que eu percebo .
Se nos apanhamos os voos na terceira pq nao podem os picarotos apanhar no faial,ou entao tem de haver voo para s.jorge.
Anónimo disse…
O problema resolvia-se se a TAP passa-se em SJZ e no PIX na minha opinião as dus ilhas tem pouco passageiros, poucos + poucos = muitos... :D o combustivel reabastecia no Pico, assim n precisavamos "chatear" as outras ilhas, e as 2 ajudavam-se :D
Anónimo disse…
Estive as ver à pouco os horários de verão da sata e fiquei a pensar porque será que existe discrepância de voos entre o Pico e o Faial????? Serão questões políticas; Será que uma ilha viaja mais que a outra?
Em Agosto o Faial vai ter 3 a 4 ligações a São Miguel por dia e o Pico 1 a 2. Para a Terceira o Faial vai ter 2 ligações por dia e o Pico 1.
Até mesmo de inverno ja existem essas desigualdades!!!!!
Por exemplo existem dois voos previstos da Terceira para Horta e um para o Pico e apenas uma sata dá para encher passageiros do Faial e do Pico ida e volta.Porque não intercalam esses voos ??? o senhor rui poderá me explicar porque e que isto acontece?
com os melhores cumprimentos jose
Anónimo disse…
Ao José : porque entre o Pico e o Faial não existe qualquer semelhança. A diferença é tal no movimento de aviões que nem dá para comparar. O Faial é uma ilha linda e cosmopolita, enquanto do outro lado é uma tristeza franciscana!!!
Anónimo disse…
Porque não sao colocados tds os coments?

quando é que transformam o aeroporto do Pico no ponto central do triangulo PIX-SJZ-HOR e começam com ligaçoes fiaveis e rapidas entre os portos das 3 ilhas, e até a graciosa fazendo ligação a passageiros que chegam de Lisboa/Europa pelo Pico? Quando unem esforços para tornar o triangulo num polo de crescimento no arquipelago? quando é que deixam de pensar que a Ilha do Faial é o principal ponto de interesse (para turistas) no triangulo? Quando é que adaptam as ofertas de serviço às necessidades?

Quando é que os governantes da Ilha do Pico e Sao Jorge acordam e reclamam por este estado de coisas(pareç-me sinceramente que os gov do Faial não tem muito que reclamar!?). Como pode haver tanta discrepancia de oportunidades? como o serviçp maritimo ser tao mau no verao quando comparado com outros arquipelagos de mesmas caracteristicas? Quando estiver a funcionar um verdadeito shuttle maritimo entre as 3 ilhas, ai sim podem pensar num verdadeiro serviço aereo para as 3 ilhas, porque como podem perceber em nenhuma parte do mundo se tem tantos voos TAP num tao curto raio de distancia e tao curto ratio de passageiros. Agora, nao se percebe é porque tanta atençao para com o Faial e tanto esquecimento para com PIX e SJZ. Oh senhor das Adegas, Faial=ilha linda? é com certeza . Faial=cosmopolita??? só se for comparada com o deserto do Sahra!
Anónimo disse…
Intervenção do secretário regional de Economia sobre transportes nas Jornadas Técnicas de Turismo

Note-se que a rota com mais tráfego é naturalmente São Miguel/Terceira,
2ª rota é São Miguel/Faial,
logo seguida, de muito perto, de São Miguel/Santa Maria;
a 4ª é Faial/Terceira
e a 5ª é São Jorge/Terceira.
ONDE ANDA O PICO?
E ainda fazem barulho por mais voos
Tenham vergonha
Anónimo disse…
Note-se que no relatório de contas da SATA gestão de aeródromos de 2006, que dos aeroportos geridos por esta, onde se incluem S. Jorge e Pico, o Pico é o aeródromo com maior movimento. http://novo.sata.pt/repositorio/web/10217-bebe1d-ptaerodromos.pdf
E isto é o que se chama de mostrar só o que vos interessa. Se é uma má estatística, simplesmente não se fala dela. Lutem por S. Jorge, não contra as outras.
Anónimo disse…
O que você leu e viu foi o relatório de 2006
No Pico
Passageiros 55.516 Voos 1470
Em S Jorge
Passageiros 46.996 Vooos 1196

Agora o que o Secretário afirma é já com dados de 2007 ainda não divulgados pela Sata no seu relatório, mas do conhecimento do Secretário da Economia.

Ou acha que o secretário afirmava isto sem dados?
Anónimo disse…
nao se esqueçam que esses voos inter-ilhas da Terceira e São
Miguel para o Faial são utilizados por muita gente do Pico, por exemplo eu é rara as vezes que vou pelo Pico porque o voo para São Miguel sai sempre tarde e opto pelo voo de manhã pelo Faial, apanha-se a lancha das oito e pronto está-se no sítio a horas de gente para resolver a vida
Anónimo disse…
Ao João: a resposta à tua pretensão sem pés nem cabeça, vai ser dada com os cancelamentos desta semana que entra agora. Espera pelo vento sul e pode ser que entendas.
Tens razão em relação ao pontos de interesse turístico: são dois - S. Jorge e Faial. O resto é pedragulhos!!!
Anónimo disse…
épa, há quanto tempo está à espera para puder mandar essa boca? Tudo bem, terça podemos vir a ter nenhum voo, mas se fosse a si não me gabava por isso, lá mais para o fim da semana prevê-se nordeste forte...
Porque é que não podemos ser todos amigos?
Anónimo disse…
Amigo NORDESTE aqui é rarissimo cancelar aqui so cancela mesmo NORTE ... só norte, não é sudoeste, nem sul, nem sudest como no pico, abraços e espero que os conflitos acabem, mesmo n estando ajudar para isso ;)
Anónimo disse…
Onde poderá a cancelar é no domingo 22 nos NORTE...de resto duvido muito, mas depois digo-vos qualquer coisa se voos cancelaram até domingo ou não, coisa que duvido muito. Abraços jorgense.
Anónimo disse…
O ponto turistico de interesse é o triangulo no seu todo. Como é que alguem jovem pode ter interesse em contribuir para o desenvolvimento de uma terra destas, se ha gente tao burra que nem sequer tem visao pa ver a frente dos seus olhos que noutros arquipelagos o que vingou foi a proximidade das ilhas e os meios transportes rapidos e bem articulados entre elas. Quanto esta vento, e ainda bem que existem ja 2 pistas bem capazes no triangulo, os aviaos podem divergir para a pista alternativa. Uma coisa tenho a certeza, neste momento, com as poucas ou quase nenhumas medidas tomadas para unir as 3 ilhas, o triangulo nunca sera um polo de desenvolvimento no açores. Enquanto isso os turistas ficam com o seu horizonte limitado a Sao Miguel. e é curioso ver que os faialenses nao veem que com SJZ E PIX desenvolvidos, o turismo no Faial iria tambem aumentar, porque é muito dificil haver muitos turistas a fazerem uma viagem destas para visitar a marginal da Horta e o vulcao dos capelinhos, por muito interessantes que sejam. o que faz falta as nossas gentes é viajar para ver outras e melhores formas de desenvolver uma pequena economia como esta do triangulo. claro que cada um tem a sua opiniao e as vezes ate posso estar profundamente enganado. pois é...
Anónimo disse…
Pelos vistos o vento sul esteve fraco de manhã o que permitiu que viesse a sata e a tap. Isto para calar a boca de alguns. Só querem o mal dos outros e o tempo respondeu ao contrário.
Anónimo disse…
Já tive a noticia, e de 3 voos para o PIX só um cancelou muito bem...mas também pelo que ouvi n estava assim tanto, deve ser um piloto novato, pois tbm ouvi que tava vento enfiado na pista das flores e cancelaram. Fico Feliz por isso...Amanha é dia de sjz ter 2 voos como é habitual nesta época, acho que viram todos, como hoje, só se o voo fosse pas 21horas e que talvez não, abraços jorgense
Anónimo disse…
Como prometido aqui está... 2 voos para hoje, nenhum cancelou, vento sul muito forte mas n empediu...visiblidade muito reduzida, menos de 800 metros, mas também n empediu...abraços
Anónimo disse…
O fim da semana está aí a chegar... O tempo não está tão mau quanto se previa a quando do meu último comentário...

E agora não devia dizer isto por uma questão de já estarmos todos fartos de ouvir falar mal uns dos outros, mas dados os comentários que foram feitos, vão ter que o ouvir.

Quantos é que foram a S. Jorge hoje afinal? Nenhum?
Ah pois é, todos temos as nossas limitações, não há necessidade de andar a atirar pedras, ainda por cima com telhados de vidro. E terça é para ser NE outra vez...

Uma vez uns, uma vez outros, deixem-se dessas coisas e promovam o que há de bom por cá. Isolados não somos nada.
Anónimo disse…
O 1º voo cancelou, o 2º acho que não, eu n sou contra as limitações do pico nem nada disso, n sei porque referiu que eu estava atirar pedras. Mas mesmo sendo realistas temos d ever que nos açores 90% das vezes o vento é sul. Abraços
Anónimo disse…
Vento N...18/21 nós...3 voos, nenhum cancelado, abraços...e aqui acabo com os relatorios :D
Anónimo disse…
mas o voo para sjorge atrasou duas horas e para o faial uma hora...
se a intensidade do vento norte fosse maior os voos tinham sido cancelados. Por isso tudo depende do tempo e ainda bem que foi assim.
Quando nao der para vir não vem avião ou então vai-se para a ilha mais próxima para chegar a casa o mais depressa possível
Anónimo disse…
Sr. Rodrigo, se a intensidade do vento fosse maior???? Então você acha que ventos entre 30 e 40 nós não têm uma intensidade elevada??? Pelo amor de Deus. Isto só quer dizer que também é possível aterrar no Faial com ventos do quadrante Norte com intensidade acima do recomendado, como alguns se vangloriaram para o Pico com ventos do quadrante Sul há algum tempo atrás. De qualquer forma devo dizer, e para ser coerente com o que escrevi há algum tempo atrás, que não concordo com estes "arriscanços", seja no Pico, Faial, São jorge, etc, etc, etc. De qualquer forma é de realçar que as aterragens efectuadas foram muito boas, o que demonstra que os pilotos da SATA estão bem preparados, o que nunca esteve em causa. No entanto têm de lembrar-se que a vida de muitas pessoas está nas suas mãos. Acho que devia haver um pouco mais de precaução. Que Deus nos proteja a todos. Um abraço.
Rui Medeiros disse…
O horário foi actualizado nesta data.