07 dezembro 2007

Transmaçor muda o horário de domingo

Do site da Transmaçor:

"A TRANSMAÇOR informa que a partir do próximo dia 09 de Dezembro, inclusive, a viagem das 09:00 horas Horta - Madalena 09:45 Madalena - Horta, aos domingos e feriados, será antecipada para as 07:45 e 08:30 horas, respectivamente.

Esta alteração deve-se ao facto da TAP ter alterado o horário do voo Horta – Lisboa."


22 comentários:

José Melo disse...

Serão precisas mais evidenciências??
;)

artur xavier disse...

Para quê mudar?! A malta até nem se importava de ir para o Faial, na última viagem do Sábado!?...

joao disse...

Finalmente uma boa noticia!!!!!!!!!!!
Mas porquê que mudaram???????????
SIgnifica entao que existem muitos passageiros do Pico a utilizar o aeroporto da Horta??????????
Querem mais evidências como diz o jose melo????????????????????????
Significa que justifica mais voos de Lisboa para o Pico

Anónimo disse...

Joao e Jose só significa que a Transmaçor tem consciencia do que se passa no tiangulo e por favor parem de pensar que o Pico é o centro do Mundo.

Por causa dessas e outras é que só têm um voo por semana.... reclamam mas fazer... tá quieto.

Joao Braga

João disse...

Antes de mais muito bom dia.
vejo que as esta situação vai de mal a pior... é o que dá as pessoas serem bairristas... mas também é de salientar que sem o bairrismo essas ilhas não eram nada.
por minha opinião muita coisa está a ser mal feita nessa região... VAMOS A VER:
Tanto Faial, Pico, S. Jorge ficam dentro de um raio de 30 Km de distancia entre si(eu sei que é menos).
Os transportes dentro e interilhas para o triângulo é bastante bom.
LOGO----> Qual é a necessidade de 2 ou 3 grandes aeroportos tão próximos?
A meu ver é dinheiro mal gasto, estarem a ampliar aeroportos à toa sem estudos prévios só para contentar as politicas e comodidade de 4 ou 5.... custa assim tanto ir da horta para o pico (ou vice versa) quando os horários dos transportes são compatíveis....
Porque é que em vez de se porem com estatísticas e regulamentos não chegam a um acordo onde constroem alguma coisa decente, em vez de fazerem meia metade de um aeroporto que sirva de maneira digna a população das 3 ilhas em geral...

Anónimo disse...

Já agora, gostava de ver implantado no mapa do "triângulo", o alegado raio de 30 Kms.
Também gostaria que se explicasse, se possível, o que significa em concreto que " os transportes dentro e interilhas para o triângulo é bastante bom"...
Obrigado

artur xavier disse...

O Pico não é o centro do mundo, para muitos. Porém, para mim, é!
O Pico só tem um voo por semana,que o liga a Lisboa, porque os homens que detêm o poder de decisão assim querem. Só espero é que um dia, à semelhança de um que também detinha o poder, esses homens caiam da cadeira.
Pois é! O pior é que o sentido é, sempre, só um: "Versa"... Se alguém tem dúvidas, que olhe para o recente caso dos voos extraordinários!
Passem todos bem.

Anónimo disse...

PARA QUÊ MAIS VOOS?
HOJE TERÇA DIA 11 O VOO LISBOA PICO TROUXE 25 PASSAGEIROS PARA O PICO E LEVOU PARA lISBOA 33 COM 51 EM TRANSITO PARA A TERCEIRA.
MUITOS MAIS DIAS NA ÉPOCA BAIXA SERÃO COMO ESTE E ÀS VEZES MENOS
É ESTA A REALIDADE
SANTA PACIÊNCIA

Joana Lopes disse...

Caro anónimo. eu sou uma estudante da ilha do pico estudando em coimbra. Dizer que a transmaçor tem consciencia do que se passa no triângulo... tudo bem... "esquecer" de dizer que a tap está literalmente "se marimbando" para os passageiros do pico é outra... Ou seja, eu para regressar a coimbra no final das férias do natal teria de me deslocar no ultimo barco do dia para o faial que julgo ser às 17:30. teria de pagar para pernoitar na horta se lá naõ tivesse família ou conhecidos. teria de apanhar o aviao para lisboa e depois o comboio para coimbra e chegaria ao final da tarde. ou seja, demoraria vinte e quatro horas para me deslocar dentro do próprio país. (nem é preciso tanto pra ir até espanha de carro). Não acha que é um POUCO de desconsideração???

Joana Lopes disse...

E uma pequena opinião: o Pico não é o centro do mundo... mas que os faialenses teimam em tentar fazer dele o cu do mundo já é dado adquirido... medo puro, pois é claro que o Pico tem muitas mais potencialidades turisticas do que o faial. E lá chegaremos, meus amigos... Lá chegaremos...

Rui Medeiros disse...

Na ultima Quarta a Sata Internacional para o Faial levou 54 e trouxe 59. Não vejo grande difrença, só falo nos numeros da sata intl, pk estão disponiveis no site da amadeus.
E não esquecer que desses passageiros muito dificilmente não estava ninguém do Pico.

Rui Medeiros disse...

No comentário anterior onde se lê Quarta deve ler-se Sábado.
Para quem estiver interessado em tentar fazer estatísticas, o site amadeus.net têm disponíveis os dados dos voos da SATA intl e Açores na secção flightstatus para os voos realizados no dia em que se faz a pesquisa.

artur xavier disse...

O Anónimo (Mais um...) que diz que o voo de hoje, dia 11 de Dezembro de 2007, levou do Pico 33 passageiros, com destino a Lisboa, onde foi buscar estes números? Qual a fonte a que foi "beber"?
Será que atravessou o canal para os vir contar ou é a tal cunha do mesmo pau?
Por norma, gosto de respeitar as pessoas e as suas opiniões, mas há coisas que me dão a volta à cabeça.
Passa fora!!!

João Teixeira disse...

Ao senhor que não tem nome
Desculpa lá se não me fiz entender....
com raio de 30 Km queria dizer que d'um porto a outro( por exemplo: quer seje s.jorge-faial quer seja s.jorge pico) nunca vais fazer muito mais de 30 km de viagem...
e se formos por este caminho só faz sentido ter mais voos para o pico pois satisfaz a menor distancia entre o triangulo...
e quando falo dos trnaportes falo em não ser dificil te movimentares dentro da ilha e entre ilhas (exemplo pegas num taxi e vais nele do aeroporto do pico pra gar maritima da madalena, e lá apanhas um barquinho pro faial.) não é nada dificil de fazer, já tive de fazer muita vez no faial e fazelo no pico só deve ser mais comfortavel...

O PADRINHO disse...

Se não fosse o "tal vento Sul" o Pico teria algumas hipóteses de ter algum aumento de tráfego, mas com a proibição de aterragens e descolagens com vento Sul(que é predominante) superior a 20 NÓS não tem salvação,não há ILS que lhe valha !!! nem sequer mudando de sítio, porque a ilha é redonda. Talvez cortando a montanha ,mas aí o Faial perdia a melhor coisa que tem e não vai autorizar o corte.
Portanto se querem mais vôos têem que fazer algum sacrifício:Nunca mais ir para o Faial e esperar pelo vôo da semana seguinte.Só assim haverá lista de espera. Caso contrário ficam condenados a ter que gramar o Faial para sempre!!!!
O Padrinho só dá bons conselhos!

Rui Medeiros disse...

Os limites à operação no Pico em termos de vento são limites recomendados, não é uma proibição. Se, apesar de estarem ventos fortes, se conseguir manter uma aproximação estabilizada pode-se aterrar com mais de 20 kts do quadrante sul, como já aconteceu muitas vezes.
Não quero com isto dizer que não há limitação, ela existe e é o calcanhar de Aquiles do aeroporto do Pico, poderia ter sido mitigada se o aeroporto tivesse sido construído num local onde o vento de cima da montanha fosse o menos frequente.
Limitações deste tipo são comuns nos aeroportos Açorianos, Pico, S. Jorge, Faial, Flores e Corvo todos têm limites de vento recomendados publicados. Em S. Jorge, por exemplo, as limitações são ainda mais severas que no Pico, no entanto o vento que causa as maiores restrições é o de Norte, que por ser menos frequente que o de Sul garante menos dias com problemas a S. Jorge.

O Padrinho disse...

Não Rui, estás enganado!!
É mesmo LIMITAÇÃO!
"Wind Limitations (including Gust)-Landing and Take-Off
. In the sector 150º to 230ºMAG (clockwise)-20KTS.

O Padrinho só dá bons conselhos!

Rui Medeiros disse...

Caro padrinho, o senhor é que está enganado.
Por exemplo, nas cartas da TAP vêm lá ás limitações, a indicação de que são valores recomendados e outra indicação a dizer para os respeitarem.
Não lhe estou a dizer uma coisa porque acho que é assim, tenho dois documentos diferentes onde claramente estes limites estão classificados como recomendados.
Além disso como é que me explicava as aterragens com ventos com rajadas na ordem dos 30 kts de sudoeste no Pico?

o padrinho disse...

Aterragens no Pico com vento Sudoeste superior a 20 KTS é um atentado á Segurança Aérea.
A afirmação que fiz anteriormente acerca da Limitação dos 20 KTS está correcta, fundamentada e documentada.

O Padrinho só dá ............

Rui Medeiros disse...

Como deve saber a meteorologia é tudo menos estável, e é perfeitamente possível um dia estarem 21 Kts e a turbulência na aproximação ser tanta que não se consegue manter uma aproximação estabilizada e no outro estarem 30 e não ser difícil aterrar. Por isso é que acontece os pilotos decidirem sair, tentarem uma aproximação, descobrir no local como estão as condições reais, e algumas vezes ter de divergir.
Lendo de novo os comentários podemos estar simplesmente mal entendidos, o limite de 20 kts existe, e não disse que não, mas não é uma proibição, é um limite recomendado, prevendo desde logo que as condições nunca são as mesmas. Se continua a discordar, não vou aqui colocar cópias dos documentos que tenho por razões óbvias, mas se desejar, contacte-me por e-mail e envio-lhe em privado.

João Teixeira disse...

Lembrem se que apesar de o vento predominante ser o vento do quadrante Sul, o vento de temporal (aquele de que tanto falam) é do quadrante Norte ... logo calminha ai quando misturam os ventos predominantes com os 36,4 Km/h (20 kts)

Toxicodependente disse...

Há por aí cannabis????

From Pico, is the best....

Uma das tais potencialidades turísticas de que fala a Joana, lol

TASSE