CS-TFJ

Esta é a matrícula do "novo" avião da SATA Air Açores. Como já tinha sido anunciado, a SATA vai ter mais um ATP ao seu serviço durante o verão para colmatar a saída do avião que está agora baseado na Madeira.
Este ATP tem o número de construção 2018, foi portanto o precedente do TGL na linha de montagem, já foi pintado nas cores da SATA em Southend na Inglaterra, e deverá chegar aos Açores na próxima semana.

Comentários

Anónimo disse…
pena nao ser um bae146
Rui Medeiros disse…
Se gosta do BAe146 sugiro que veja uns promenores do Embraer 170! http://www.embraercommercialjets.com.br/english/content/ejets/emb_170.asp

De qualquer modo considero que as rotas entre as ilhas Açorianas são muito mais favoraveis à operação em turboprops. Um regional jet encaixa melhor em rotas do tipo Açores-Madeira-Canárias ou mesmo até nas ligações com Lisboa.
M.C disse…
E fotos do ATP(mesmo com as anteriores cores) ?
Rui Medeiros disse…
Procure no www.airliners.net por G-MANG, que é o seu antigo registo.
M.C disse…
Obrigado.
Anónimo disse…
Que o bom pessoal de manutenção de aviões da SATA verifique bem o avião...

http://www.aaib.gov.uk/sites/aaib/cms_resources/BAeATP,%20G-MANG%201-03.pdf
M.C disse…
A aeronave terá sido com certeza alvo de uma inspecção rigorosa antes da decisão de adquiri-la.

Saudações Marienses
Anónimo disse…
Alguem sabe qual o limite de vida dos ATP's??? Tenho ideia que só duram mais uns quatro ou cinco anitos...... no máximo

Migo
Rui Medeiros disse…
Os ATP's, como aviões regionais que são, atingem o limite de ciclos muito antes dos limites de horas de voo. A SATA faz uma média de 2500 ciclos por avião por ano. O limite de vida útil de um ATP é de 60000 ciclos, e o TGL, que é o avião mais velho da frota, faz 18 anos em Dezembro logo deve ter uns 45 mil ciclos. Feitas estas contas por alto devem faltar-lhe assim uns 6 anos para chegar a esse limite, a todos os outros faltará ainda mais tempo de vida útil. De qualquer forma a mudança de frota já está a ser discutida e deverá acontecer muito antes de se ter que arranjar um substituto para o TGL por ter atingido os 60000 ciclos.
M.C disse…
Segundo se ouve serão os Dash 8 a vir para a Região.
Anónimo disse…
De fonte segura a decisão, dos novos aviões para a SATA, ficou adiada uns anos.
Anónimo disse…
Não podem ser muitos mais caro amigo.........
Anónimo disse…
Começa a voar amanhã...... 9 de Junho. Já está confirmado.
tswgb disse…
Sorry, I can't write in Portuguese! CS-TFJ has just shown at 09.20A on SBS-1 in Jersey at Flight Level 190 - It is now tracking towards Bordeaux on its way to Portugal (exact destination not known.) For any SBS users down there, it is tracking!
Rui Medeiros disse…
Hi! Tanks for your input! We have an SBS user at Lisboa, you can see his log at http://mode-s.kispo.net/
Anónimo disse…
http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=5988991&nseq=3
Anónimo disse…
O "bicho" ainda não voo, mas sei que esteve programado para efectuar 4 voos pelo menos hoje dia 10 mas foi trocado pelo tgx ja de manha. O "rapaz" passou o dia a dar os ultimos retoques incluisive eu vi o tfj a alinhar a bussula na cabeceira da 30 em PDL durante a tarde amanhã ja está no ar.

abraços pikarotos
Anónimo disse…
Está confirmado vai passar pelo menos mais um dia no Hangar.
Anónimo disse…
já vai em dias , será que o vai ser máquina para dar problemas?
M.C disse…
Sinceramente espero que não mas.... não vá o diabo tecê-las :(