Viagens atribuladas!

São Pedro não deve andar muito contente com os estudantes porque mais uma vez, no regresso ás aulas, decidiu brindar-nos com mau tempo neste começo de ano!
Já na Segunda dia 1 começaram os cancelamentos, entre eles 1 dos voos Lisboa Horta, que teve o azar de chegar mesmo na altura em que o aeroporto se via tapado por nuvens baixas. Pior que isso foi a TAP não ter conseguido realizar um voo extraordinário em substituição desse, distribuindo os passageiros por lugares vagos em voos seguintes, o que obrigou alguns a esperar por Quarta dia 3 para chegar a Lisboa.
Nesse dia cancelou também o último voo da SATA ao Pico, por um misto de avaria técnica com meteorologia e, mais uma vez, a chegada da noite!
No dia 2 era a minha vez voar! Já estava à espera de um dia longo, mas não adivinhava o que se passou! O meu percurso seria Pico – Lisboa com escala na Terceira, era a primeira vez que este voo à Terça me ia servir para voltar aos estudos. O tempo estava como previsto deixando adivinhar o cancelamento do voo e foi com espanto que vimos o A320 da TAP na aproximação final à pista do Pico, mas nos últimos instantes antes da aterragem uma rajada oportuna obrigou os pilotos a abortar a aproximação. Ainda tentaram de novo, mas o tempo estava de facto mau e divergiu para a Terceira.
Já pensava que agora só na Quarta, mas afinal, numa jogada interessante das operações que gostaria de ver mais vezes e até no sentido inverso, mandaram o avião ao Faial deixar os passageiros que vinham para o Pico e esperaram que os do Pico chegassem ao Faial para aí embarcar até Lisboa. Já não apanhei ligação para a Covilhã nesse dia, mas estava em Lisboa, e assim nem perdi metade das aulas de Quarta.
Menos sorte tiveram os passageiros dos voos SATA retidos no Pico, pois os seus voos não se realizaram, incluindo as 3 viagens extra programadas para o Dornier, que faria a vez de um ATP, emprestado à Madeira, cuja falta se fez sentir ainda mais quando uma avaria noutro obrigou ao cancelamento de mais voos inter ilhas.
Hoje, Quarta feira, a situação dos voos ainda não está completamente normalizada, mas com o fim do pico das viagens natalícias e o retorno ao escasso tráfego de Inverno não tardará a voltar tudo ao costume, embora amanhã ainda estejam programados 4 voos para o Pico.

P.S.: Podem ver um pequeno video da primeira aproximação falhada ao Pico em: http://asasdosacores.net/galeria/index.php?id=4&file=231

Comentários

Anónimo disse…
Pois é Rui! Chega-se esta altura e já é de esperar este vai-não vai dos voos. Infelizmente fui apanhado por isso também. Ontem (2 de Janeiro) tinha voo pelas 15h... mau tempo como era de esperar. Esperou-se a ver se abrandava... abrandou. Ordem para fazer check-in. Voo cancelado passados 10 minutos, porque lembraram-se da história das luzes fantasma. lol.
Resultado: Acabei agora de chegar da minha longa viagem. As 8 da manha apanhar o cruzeiro, as 11:10 aviao Horta-Terceira, 12:30 aviao Terceira-P.Delgada, 15:45 aviao P.Delgada-Porto, mais o táxi e o comboio. Cansado? nop, qual quê... Abraço