Nós?!

E estou eu a dizer que se escolhe a pista onde se vai esperar pelos aviões com base em nós, mas que raio é isso?
Como dá para entender no post anterior, a velocidade do vento é medida em nós, que é a medida de velocidade mais usual em aeronáutica. Supostamente toda a gente deveria passar a usar o sistema de unidades internacional, ou SI, mas, no que toca aos aviões, a transição anda difícil e ainda não tem data definida, talvez porque já está no sangue do aviador referir-se à velocidade em nós, distancia em milhas náuticas e à altitude em pés. Se lhe pedirmos para voar a tantos m/s mantendo 1000 metros de altura, a coisa não lhe vai soar muito bem, e para bem da segurança aérea tem-se mantido o sistema tradicional.
Assim, 1 nó é basicamente 1 milha náutica por hora, e 1 milha náutica são 1853 metros, logo 1 nó são 1.853 Km/h, para deixar as coisas em unidades do dia a dia, pois em SI, velocidade deve ser expressa em metros por segundo. Deste modo 10 nós equivalem a cerca de 18Km/h, estou certo que assim a coisa já lhe soa melhor.
E já que estamos numa de medidas fique tambem a saber que 1 metro são 3.2804 pés, assim quando lhe falar o comandante a dizer que estão a voar a 33 mil pés, já os pode converter para os aproximados 10km de altura!

Comentários

Nuno Barata disse…
Boas fotos da maravilhosa Ilha do PIco.
Não deixem de visitar este site
http://www.azoresairphotos.com/
Anónimo disse…
Mas, mas....