O Aeroporto do Pico

Publiquei uma foto do aeroporto do Pico no último post mais por experiência, para ver como funcionava o upload de fotos, mas já que ele aí está há que se escrever umas linhas sobre o aeroporto do Pico.

As obras no Aeroporto do Pico já decorrem desde o Outono de 2002, mas se for lá e tirar uma foto do mesmo local que a publicada, verá que o seu resultado será idêntico. Quando estiver tudo pronto desaparece a torre e aparece uma nova e maior placa de estacionamento nesse local, mas essas serão das últimas coisas a ficar prontas, pois a nova placa só vai para a frente quando a nova aerogare já estiver em uso para que se possa demolir a antiga, deixando assim lugar para a expansão da placa.
Quando finalmente estiver tudo pronto, se tivermos sorte lá para 2006, vamos ficar com um bom aeroporto, na minha opinião a única grande critica a ser feita é em relação ao comprimento da pista, que ficou relativamente curta sem razões para isso, excepto claro, poupar dinheiro.
Mas também há que enaltecer os aspectos positivos da obra, nomeadamente a instalação de um ILS (Instrument Landing System), que estará em estudo finais, e que será uma mais valia importante, permitindo que o aeroporto se mantenha operacional em condições de nuvens baixas e visibilidade reduzida. Assim resta-nos a preocupação com o vento de sudoeste, calcanhar de Aquiles do nosso aeroporto! Viver numa montanha tem também os seus contras, mas não acredito que nenhum Picaroto que se preze a trocasse por nada!

Entretanto a TAP já faz a ligação Lisboa – Pico, apenas uma vez por semana, é certo, e sabe a pouco, até porque a ilha vizinha recebe 2 voos diários durante o verão, mas o que interessa é que já começaram, foi um passo importante, mas ainda há uma dura batalha pela frente. As companhias aéreas dizem que não há tráfego que justifique mais frequências semanais, pudera, com 2 voos há escolha pela Horta ninguém voa pelo Pico, excepto na Quarta-feira (grande dia foram eles escolher). O problema é que mesmo que os voos Lisboa Horta sejam utilizados por muitos Picarotos, todos entram para a estatística como tráfego da Horta, e são essas estatísticas que vão influenciar no planeamento dos voos para os anos seguintes. E quem é responsável por esse planeamento nunca notou que ambas as ilhas têm praticamente a mesma população, e que para os turistas só interessa chegar a um ilha do canal, afinal que vista o Faial vem sempre ao Pico e vice-versa. Deste modo bem que o tráfego Lisboa Horta podia ser considerado Lisboa Horta/Pico, e os voos divididos pelas duas ilhas, agora que o Pico tem (vai ter) um aeroporto capaz. Ok, esta era uma piada!! Afinal nunca na história o Faial abdicou de alguma coisa em favor do Pico. Politiquices… Quem sabe não se favorecia as duas Ilhas, por exemplo implementando-se pacotes turísticos de chegada por uma e saída por outra, ou outras coisas do género dando maior flexibilidade ás férias de quem nos visita.

Bem e vou deixar este post por aqui, afinal ninguém quer ler testamentos. Vamos ver no que esta história vai dar! Suspeito que vou escrever muitas linhas neste assunto!

Um abraço!

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