Ampliação da Pista do Faial

Embora não esteja nada certo, tem-se falado numa ampliação em 500 metros da pista do aeroporto do Horta.
Realmente a pista do aeroporto da Horta precisa de obras para que possa cumprir com as novas normas ICAO no que respeita à RESA (Runway End Safety Aerea), e porque a implementação destas regras sem obras levaria a uma diminuição das distancias utilizáveis para as descolagens e aterragens, o que por sua vez impediria a operação dos voos da rota Lisboa - Horta.
Mas será que é preciso aumentar 500 metros? Há quem defenda que sim, para que possam operar na Horta voos charters das Américas e Europa, mas há também quem diga que esse mercado não existe. Por outro lado não é fácil acrescentar 500 metros à pista da Horta tendo em conta a sua localização geográfica, e o preço a pagar por uma obra destas adivinha-se elevado.

Assim sou a favor de obras no aeroporta da Horta, mas apenas de forma a se implementar a RESA, o que traria maior segurança ás operações naquele aeroporto, mas quanto aos 500 metros considero serem um gasto desnecessário. Porquê? Bem, se a razão para aumentarem a pista em 500 metros é porque existe mesmo mercado para os voos charter, então não há necessidade de se gastar tanto dinheiro na Horta, aumenta-se antes a pista do Pico, por muito menos dinheiro para o mesmo serviço, até porque se há mercado para voos charter, a promoção tem de ser feita ao triangulo e não a uma ilha em particular, e não devia fazer diferença que ilha se visita primeiro. Além disso, as condições oferecidas as passageiros e aviões vão ser muito parecidas no Pico e Horta, com ligeira vantagem para o Pico se se confirmar a instalação do ILS. Depois, se a razão dada para a necessidade dos tais 500 metros a mais, são a operacionalidade dos aviões que para lá já voam, pergunto então porque é que se faz um estudo para a operacionalidade dos mesmos aviões na ilha vizinha e fica-se com 1745 metros, e agora afinal são precisos mais 500 metros na Horta para os mesmos aviões?
Este assunto ainda vai dar "pano para mangas", por agora fica esta opinião, vamos ver como evolui a questão.

Comentários